Luiz Gomes: 'Com finanças em dia, é apenas o começo para o Flamengo'
Há frustração, é verdade. Mas em um cenário dominado pelo amadorismo, em que o emocional se impõe sempre sobre a razão, o Fla tem tudo para manter hegemonia

O que representa a campanha do Flamengo neste Mundial? Que me perdoem os zoadores das torcidas rivais, mas perder o título para o Liverpool em nada apaga o brilho do que o Rubro-Negro conquistou nessa temporada. A derrota de ontem no Qatar talvez não escreva esse time na história do futebol mundial e certamente vai deixar um vazio na sala de troféus da sede da Gávea. Isso tudo é gera um clima de frustração, é verdade. Mas o que realmente vai ficar como um marco é o caminho que foi seguido pelo clube até chegar à decisão do Mundial. E isso é algo que deve servir para todo o futebol brasileiro. Pode representar uma mudança efetiva de mentalidade.
Antes de mais nada vale uma comparação histórica. O Flamengo dos anos 80, que conquistou contra o mesmo Liverpool seu título mundial, em 1981, tem muito a ver com o Flamengo de hoje. E não se trata aqui de discutir qual o melhor time. Aquele era o Flamengo da FAF (Frente Ampla pelo Flamengo), um grupo político liderado por Marcio Braga, então ainda um pouco conhecido tabelião, que assumiu o clube com práticas modernizantes e democratizantes até aquele momento inéditas no futebol brasileiro. Foi o início de uma pequena revolução da gestão esportiva no Brasil – muito do que se fez ali foi copiado por outros clubes -, transformada em resultados dentro de campo pelo brilho da geração de Zico, Junior, Adílio, Leandro, Andrade, Nunes e outros talentos que vestiam e sabiam honrar o manto rubro-negro.
O Flamengo de hoje também assumiu esse papel de vanguarda. Outra vez, uma frente ampla, que embora não tenha assumido esse nome, conseguiu reunir distintas correntes políticas para reerguer o clube quando o fundo do poço parecia muito próximo de ser alcançado após a desastrosa e irrelevante gestão da ex-nadadora Patricia Amorim. Sim, a conquista Brasileirão e da Libertadores e a chegada ao Qatar começaram a ser construídas em 2013 com a chegada à presidência de Eduardo Bandeira de Mello. E foi longe da bola, na decisão de reestruturar o clube, de acertar a dívida de não gastar mais do que recebia, de criar mecanismos internos que evitassem atos irresponsáveis e lesivos da cartolagem de ocasião.
Não foi um caminho fácil, atravessou-se um mar de tormentas para chegar até aqui. Os títulos demoraram a aparecer, a história do cheirinho virou um prato cheio para a gozação dos torcedores rivais. E em cada mau resultado em campo pairou a ameaça de ceder, de reverter o processo de saneamento financeiro abrindo o cofre para investir acima dos limites a fim de acalmar a justa ansiedade do torcedor. Mas, felizmente, resistiu-se. E à hora certa, com negociações cirúrgicas, precisas como foram as que levaram à chegada de Rafinha, Filipe Luiz, Gérson, Pablo Mari e, principalmente Jorge Jesus, conseguiu-se estender para os gramados o sucesso administrativo.
A lição está aí para quem quiser aprender. A austeridade gerou um círculo virtuoso: finanças em dia, dinheiro para gastar, contratações ousadas, bons resultados, aumento da arrecadação nos estádios com sucessivas quebras de recordes (são do Flamengo os dez maiores públicos da temporada), mais receitas, mais equilíbrio das contas e mais capacidade para investir novamente, tornando-se ainda mais forte. Em um cenário dominado pelo amadorismo, em que o emocional se impõe sempre sobre a razão, o Rubro-Negro carioca tem tudo para manter a hegemonia de 2019 por um longo período. O Flamengo já tem vaga assegurada no Mundial de 2021, o primeiro da Fifa nos novos moldes, com 24 clubes participantes. Tudo indica que não vai parar por aí.

Fora de Campo
Emerson Royal compara Barcelona e Flamengo: 'Mais difícil'
Há 56 minutos
Flamengo
Flamengo ainda não sabe onde enfrentará o Estudiantes no jogo de ida da Libertadores
Há 5 horas
Colunas
Lúcio de Castro: no cardápio de sexta, Marcão, Jardim, Memphis e Neymar — tudo ao mesmo tempo agora
Há 6 horas
Flamengo
Estudiantes confirma novo desfalque para duelo com Flamengo
Há 6 horas
Palmeiras
Palmeiras provoca Flamengo após críticas de jogadores ao gramado do Maracanã: 'O tempo é o senhor da razão'
Há 7 horas
Flamengo
Crise no Maracanã: gramado vira dilema sem solução e irrita jogadores
Há 8 horasMais LANCE!

Vasco prepara resposta ao Flamengo por impasse no Maracanã

Eric Faria critica gramado do Maracanã após jogo do Flamengo

Flamengo ou Palmeiras? Veja quem mais chegou às semifinais da Libertadores

Arrascaeta cola em recorde de Zico na Libertadores pelo Flamengo

Estudiantes terá dois desfalques importantes contra o Flamengo na Libertadores

Flamengo reencontra Estudiantes na Libertadores após noite heroica na Argentina

Análise: Flamengo joga mal, mas torcida pega o time e o leva à semi da Libertadores

Jogadores do Flamengo condenam gramado do Maracanã e citam 'razão' para o sintético

Arrascaeta avalia atuação do Flamengo e detona gramado do Maracanã

Jardim admite atuação ruim do Flamengo e exalta 'ídolo' Arrascaeta na classificação

Torcida do Flamengo manda recado a Jardim após classificação na Libertadores

Flamengo supera R$ 40 milhões em premiação na Libertadores após vaga na semifinal

Flamengo joga mal, mas Arrascaeta salva a noite e garante vaga na semifinal da Libertadores



