Arte - Possíveis técnicos do Flamengo

LANCE! mostra as opções que podem pintar na Gávea (Arte: Marcelo Moraes/ Lancepress!)

Marcello Neves
30/05/2019
13:51
Rio de Janeiro (RJ) 

Quem assume o Flamengo? Após o pedido de demissão de Abel Braga, na última quarta-feira, esta a pergunta que toma conta do imaginário dos rubro-negros. Jorge Jesus, o favorito e procurado pela diretoria? Sebástian Beccacece, o queridinho das redes sociais? Renato Gaúcho, o velho conhecido que foi procurado pelo Flamengo no início do ano? O LANCE! analisa as opções para assumir o cargo. Confira e vote na enquete no final da reportagem!

JORGE JESUS

Péricles Chamusca e Jorge Jesus - Al-Faisaly x Al-Hilal
Jorge Jesus no Al-Hilal (Foto: Divulgação / Al Faisaly)

Quem é: Jorge Jesus tem 64 anos e é o principal nome cotado para assumir o cargo de técnico do Flamengo. Fã de Johan Cruyff, fez história no Benfica (POR), onde empilhou títulos entre 2009 e 2014. Foi eleito o oitavo melhor treinador do mundo em 2013. Já revelou diversas vezes que tem o sonho de trabalhar no Brasil e já elogiou abertamente o Flamengo. 

O que pesa a favor: Carrega o estilo ofensivo que a torcida do Flamengo tanto pede. É comum ver o seus times sufocarem o adversário com grande presença de jogadores no campo de ataque. Gosta de deixar seus atacantes móveis à frente, não mantendo posição fixa, com boa aproximação dos meio-campistas. Além disso, é um nome de peso, o que é bem visto dentro do clube. É bom na leitura de jogo, apesar de não apresentar grandes inovações táticas. 

O que pesa contra: Apesar de vitorioso dentro de Portugal, o seu desempenho em competições internacionais é decepcionante. Além disso, a sua personalidade forte dificultou relações passadas com elenco e dirigentes. Conhecido pelo estilo egocêntrico, busca sempre centralizar as atenções para tirar a pressão dos seus jogadores. É tratado como ultrapassado para os padrões europeus. 

Situação: Jorge Jesus está sem clube desde que se desligou do Al Hilal, da Arábia Saudita, em fevereiro deste ano. Foi oferecido ao Flamengo, que vê com bons olhos a sua contratação. O problema é a sua alta pedida salarial - recebia mais de R$ 1 milhão mensais enquanto estava em Portugal e no futebol árabe. 

SEBÁSTIAN BECCACECE

Beccacece
Beccacece está de saída do Defensa y Justicia (Foto: Reprodução)

Quem é: Sebastián Beccacece tem 38 anos e chamou atenção após a bela campanha do Defensa y Justicia no Campeonato Argentino, onde chegou ao vice-campeonato. Tem como inspiração o estilo de jogo de Marcelo Bielsa e, principalmente, Jorge Sampaoli - o seu grande mentor na época de assistente técnico. É considerado uma das grandes revelações do país. 

O que pesa a favor: É um técnico com estilo parecido com Jorge Sampoli. É conhecido pela sua intensidade à beira de campo, tanto para motivação dos jogadores, quanto para cobranças. Tem um estilo de jogo moderno, de posse de bola e muita exigência tática. Além disso, é o grande favorito da torcida do Flamengo, que já faz campanha pela sua contratação. 

O que pesa contra: tirando o Defensa y Justicia, Beccacece teve dificuldade para implementar a sua filosofia em outros clubes. Não teve bom desempenho na Universidad de Chile, por exemplo. Ainda não teve uma experiências como treinador em um clube de grande expressão como o Flamengo, mas, nada que impeça uma primeira oportunidade. 

Situação: Sebastián Beccacece pediu demissão do Defensa y Justicia e está livre no mercado. Porém, caso tenha interesse no treinador, o Rubro-Negro enfrentará a forte concorrência do Independiente (ARG), que não deve seguir com Ariel Holán no comando técnico. De acordo com o Diário Olé, da Argentina, a tendência é que o jovem treinador siga para o "Rey de Copas"

EDUARDO COUDET

Coudet
Coudet foi campeão argentino pelo Racing (Foto: Reprodução)

Quem é: Eduardo Coudet tem 44 anos e dirige o Racing Club, onde conquistou o título argentino desta temporada. Teve uma carreira relevante como jogador, com boa passagem pelo River Plate e se tornou ídolo no México. Iniciou a sua ascensão no Rosário Central, onde levou uma equipe sem grandes investimento à final da Copa Argentina. 

O que pesa a favor: carrega um estilo mais "boleirão" e tem bom contato com a imprensa local. Também é bastante intenso à beira de campo, mas exige muita intensidade de suas equipes e aposta no jogo de transição. Até então, carrega bons trabalhos, sendo coroado no Racing com a sua maior conquista. Tem pulso firme e não aceita indisciplina - chegou a barrar Centurión no Racing, o melhor jogador da equipe na época. 

O que pesa contra: Teve problemas de relacionamento com a diretoria no Tijuana (MEX), onde ficou por apenas sete jogos e teve resultados ruins. É pouco aberto para diálogo e não deixa que opiniões externas interfiram no seu trabalho. 

Situação: é tratado como uma das prioridades de renovação da diretoria do Racing e não deve deixar o clube. Além disso, o clube já acertou a contratação de Matías Rojas, atendendo a um dos pedidos do comandante. O Flamengo terá que tirar um treinador estabilizado e enfrentar um clube que fará de tudo para segurá-lo no cargo. 

RENATO GAÚCHO

Grêmio x Libertad Renato Gaucho
Renato Gaúcho é sempre desejado (Foto: Itamar AGUIAR / AFP) 

Quem é: Renato Gaúcho fez história como jogador defendendo o Flamengo, Fluminense e Grêmio, clube onde conquistou o seus principais títulos como treinador - como a Copa Libertadores em 2017. Vive uma relação de amor e ódio com a torcida rubro-negra, mas é um dos principais nomes para o cargo no cenário nacional. 

O que pesa a favor: talvez seja um dos poucos nomes que seja unanimidade dentro do Flamengo atualmente. Foi o 'Plano A' da diretoria que, após vê-lo renovar com o Grêmio, teve que ir atrás de Abel Braga. O estilo boleirão e os títulos recentes conquistados o tornam um dos mais desejados do país. Esteve cotado para assumir a Seleção Brasileira caso Tite não continuasse. 

O que pesa contra: a torcida não gostou da sua decisão de renovar com o Grêmio e acredita que o treinador usou o Flamengo para ganhar um aumento no clube gaúcho. Não será tratado com desdém caso acerte, mas não tem a mesma idolatria das arquibancada que tinha anteriormente. 

Situação: apesar da fase ruim do Grêmio, é muito difícil que deixe o comando da equipe. Além disso, não é esperado que a diretoria do Flamengo faça grandes esforços para tê-lo neste momento - diferentemente do que aconteceu no inicio do ano. É um sonho para o futuro. 

VOTE! O LANCE! separou dez nomes para a torcida do Flamengo escolher quem deve assumir o clube!