Corinthians troca muitos passes, mas é um dos que menos finalizam no Brasileirão-2021

Timão tem média de mais de 400 passes certos por jogo, mas é o segundo pior em assistências para finalização na edição deste ano, segundo estatísticas do Footstats

Corinthians x Ceará
Corinthians tem tido dificuldade para criar jogadas de ataque no Brasileirão (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Escrito por

O Corinthians melhorou demais durante a disputa do Brasileirão-2021, tanto é que está na sexta posição na tabela. No entanto, com os reforços e com mais tempo de trabalho é possível vislumbrar voos maiores. Para descobrir os pontos que ainda precisam de aperfeiçoamento, o LANCE! buscou os números do Footstats, que mostram um time que gosta de trocar passes, mas que tem bastante dificuldade na criação de jogadas em comparação com os adversários.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2021 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

GALERIA
> Relembre os jogadores da base utilizados pelo Timão na temporada 2021

Após 20 rodadas quase completas, já que alguns clubes ainda precisam cumprir jogos adiados, o Timão figura entre as quatro equipes que, em média, acertam mais passes na competição, atrás apenas de Atlético-MG, Santos e Flamengo, que têm por característica ficar mais com a bola. Além disso, esse quarteto é formado pelos únicos com índice superior a 400 passes por jogo.

Flamengo - 469,53 passes certos por jogo
Santos - 452,05 passes certos por jogo
Atlético-MG - 430,32 passes certos por jogo
Corinthians - 407,85 passes certos por jogo

Acontece que o Corinthians não consegue aproveitar esse volume de passes para criar jogadas de ataque. Quando recorremos aos números de finalizações, a equipe de Sylvinho é a terceira pior do campeonato neste momento com somente 9,4 chutes por partida. O time fica na frente apenas de Fluminense e Atlético-GO. O Flamengo, para se ter noção, finaliza 16 vezes por duelo.

Atlético-GO - 9,11 finalizações por jogo
Fluminense - 9,35 finalizações por jogo
Corinthians - 9,40 finalizações por jogo
Líder do ranking: Flamengo - 16 finalizações por jogo

Mas a dificuldade do Timão no ataque não se resume apenas no baixo número de finalizações, mas também na origem disse, que é na criação dessas oportunidades de gol. O Alvinegro é a segunda pior equipe no quesito "assistências para finalização" com média de apenas 6,5 por partida, melhor do que o Fluminense, que se encontra na lanterna desse ranking. O Flamengo, novamente, lidera a lista com 11,18 por jogo, o dobro do Corinthians.

Fluminense - 5,95 assistências para finalização por jogo
Corinthians - 6,50 assistências para finalização por jogo
​Atlético-GO - 6,58 assistências para finalização por jogo
Líder do ranking: Flamengo - 11,18 assistências para finalização por jogo

Apesar de o setor defensivo parecer mais ajeitado do que o ofensivo, justamente por ter uma das três menores médias de gols sofridos do campeonato (0,85), é preciso ficar atento a uma estatística: a de finalizações sofridas. Atualmente, o Corinthians é o sexto time que mais recebe chutes neste momento da competição, com média de 12,10 por jogo.

Chapecoense - 15,25 finalizações sofridas por jogo
RB Bragantino - 13,74 finalizações sofridas por jogo
Athletico-PR - 13,47 finalizações sofridas por jogo
Atlético-GO - 13,05 finalizações sofridas por jogo
Sport - 13,05 finalizações sofridas por jogo
Corinthians - 12,10 finalizações sofridas por jogo

Para aperfeiçoar esses e outros quesitos, Sylvinho tem contado com semanas livres e a chegada de reforços. Antes de enfrentar o América-MG, neste domingo, às 18h15, na Neo Química Arena, o Timão terá mais quatro dias de treinamento. Atualmente, a equipe ocupa a sexta posição no Brasileirão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter