Títulos, investimento e engajamento: especialistas analisam hegemonia do Corinthians no futebol feminino
Brabas decidem a final da Supercopa do Brasil contra o Flamengo, neste domingo, na Neo Química Arena

Neste domingo (12), o Corinthians enfrenta o Flamengo, às 10h15, na Neo Química Arena, pela final da Supercopa do Brasil feminina. Após eliminar Atlético-MG e Internacional nas fases anteriores, as Brabas buscam o bicampeonato da competição.
+ Erro de Balbuena custa caro em noite desastrosa da defesa do Corinthians
Além dos resultados e feitos dentro de campo, o Timão tem encontrado maneiras de arrecadar com novas receitas para ampliar ainda mais a hegemonia na modalidade. No início do ano, a atacante Adriana foi negociada ao Orlando Pride, dos Estados Unidos, por 100 mil dólares (R$ 513 mil, aproximadamente). Esta foi a maior venda da história do futebol feminino no Brasil.
Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa especializada em marketing esportivo, afirma que, para que as equipes façam boas vendas, é preciso dar o exemplo, oferecendo às atletas estruturas adequadas no dia a dia, remuneração justa e condições gerais de trabalho que proporcionem a elas tranquilidade para jogarem em alto rendimento e se destacarem em campo, como é o caso do Corinthians.
+ Veja as movimentações do mercado da bola no LANCE!
- O Brasil, historicamente, é tradicionalmente um país exportador de talentos. Sempre foi assim no futebol masculino e a tendência é que também seja assim no feminino. A venda de jogadoras brasileiras para o exterior será crescente, mas acontecerá de forma gradativa. Como a modalidade começou a receber um carinho um pouco maior no país nos últimos anos, ainda temos muito o que caminhar. No entanto, a venda de jogadoras significa uma fonte de renda a mais para as equipes - afirmou Renê.
Outro fator que mede o sucesso das Brabas está no engajamento com a Fiel torcida. Na final do Campeonato Brasileiro de 2022, mais de 41 mil torcedores estiveram presentes na Neo Química Arena para acompanhar o título diante do Internacional. Este número detém o recorde de público em uma partida de futebol feminino de clubes no continente. A renda bruta neste jogo foi de R $900.981,00.
Para Fábio Wolff, membro do comitê organizador da Brasil Ladies Cup e especialista em marketing esportivo, o Corinthians, atualmente, é o clube com mais potencial de atrair novas receitas ao futebol feminino por conta da administração, engajamento da torcida e os resultados esportivos nos últimos anos.
- Não é de hoje esse destaque do Corinthians, seja na conquista de diversos títulos importantes ou até mesmo no aumento de receita, como foi com a venda da atacante Adriana ou com a comercialização de patrocínios. A expectativa de crescimento da modalidade é cada vez maior e é natural a receita crescer proporcionalmente, para que o futebol feminino se torne autossustentável - comentou Wolff.
+ Veja tabela e simule os jogos do Campeonato Paulista
Sob a gestão de Cris Gambaré, as Brabas conquistaram quatro títulos brasileiros, três paulistas, três Libertadores e uma Supercopa. Apesar de todos esses feitos, o Timão segue investindo forte no futebol. Para reforçar o elenco nesta temporada, o clube contratou a meia Duda Sampaio, da Seleção Brasileira e que foi eleita melhor jogadora do Campeonato Brasileiro no ano passado, quando atuou pelo Internacional.
Além de reforçar o elenco, o Corinthians renovou com o técnico Arthur Elias, que está desde 2016 à frente da equipe, até o fim de 2023.

Corinthians
Garro volta a marcar gol pelo Corinthians e cresce em semana decisiva de Libertadores
Há 7 horas
Fora de Campo
Craque Neto é sincero sobre renovação de Memphis: 'Olha a fase'
Há 9 horas
Corinthians
Corinthians quita salários de julho, mas ainda deve valores ao elenco
Há 19 horas
Corinthians
Análise tática do Guffo: a evolução do Corinthians de Diniz
Há 20 horas
Corinthians
Corinthians atualiza lista de jogadores inscritos na Libertadores e inclui nomes da base
Há 20 horas
São Paulo
São Paulo estuda Vila Belmiro para clássico com o Corinthians
Há 22 horasMais LANCE!

Fala de Matheuzinho irrita torcedores do Corinthians: 'Marra'

Pedro Raul revela recado de Diniz e comemora sequência com gols no Corinthians

Corinthians aguarda aval de parceiros para concluir renovação com Memphis

Corinthians sobe na tabela e se aproxima do G4 do Brasileirão

Gustavo Henrique fala de salários atrasados no Corinthians

Corinthians: Diniz atualiza situação de Yuri Alberto e renovação de Memphis

Falha de Tiago Volpi contra o Corinthians viraliza: 'Bizarra'

Volpi erra e Pedro Raul marca: dê suas notas na partida entre Bragantino x Corinthians

Volpi falha feio, e Corinthians vence o Bragantino pelo Brasileirão

Veja os gols da vitória do Corinthians sobre o RB Bragantino

Com desfalque, Corinthians está escalado para enfrentar o Bragantino

Jadson, ex-Corinthians, deixa prisão após acusação de violência doméstica

Suposta terceira camisa do Corinthians vaza nas redes sociais; veja



