Indefinição por Pablo faz Corinthians pensar em opções para zaga em 2018

Discussão sobre renovação do atual titular deve ter desdobramentos apenas depois do fim do Brasileirão. Enquanto isso, monitoramento de mercado e planejamento em andamento

Dirigentes já pensam no elenco do ano que vem
(Foto: Gabriel Carneiro)

Escrito por

- Ainda não passaram os jogadores que estão contratados?

O questionamento do técnico Fábio Carille em entrevista coletiva na semana passada foi irônico, em resposta a uma pergunta sobre o planejamento do Corinthians para 2018. Logo depois, no entanto, o comandante admitiu que diretoria e comissão técnica já estão trabalhando em cima de definições para o elenco. Uma das buscas, segundo apurou o LANCE!, é por novos zagueiros.

O principal motivo para o interesse corintiano em jogadores do setor é a indefinição a respeito de Pablo, titular incontestável nesta temporada, mas incógnita no elenco de 2018. O camisa 3 está emprestado até o fim do ano pelo Bordeaux (FRA), e as conversas pela renovação estão paralisadas no momento. Neste momento, a tendência é que a negociação só tenha desdobramentos após o fim do Campeonato Brasileiro, em dezembro.

A multa rescisória de Pablo é de 3 milhões de euros (cerca de R$ 11 milhões), e o Corinthians negociava pagar apenas parte deste valor, além do repasse de uma porcentagem de Malcom a que tinha direito. Porém, o Bordeaux comprou 15% dos direitos do atacante por R$ 16 milhões, independentemente das conversas por Pablo. Além da moeda de troca não ser mais uma opção, o Timão ainda tem desentendimentos com o estafe do jogador sobre valores de luvas (a premiação paga pelo contrato) e comissões. 

O Corinthians já buscou zagueiros no mercado em 2017, mas não teve sucesso com três alvos: Leandro Castán, que permaneceu na Roma (ITA), Anderson Martins, que fechou com o Vasco, e Emerson Santos, que assinou pré-contrato assinado com o Palmeiras. Para o ano que vem, apenas Castán é uma possibilidade real: ele está sem espaço na Europa, e é bem avaliado internamente - o clube tem informações de que ele está apto fisicamente a chegar e jogar. Não há negociação aberta por enquanto, mas o brasileiro renovou contrato até 2020 e seu clube busca possibilidades de negócio.

Na busca por zagueiros deste ano, o mercado apertado fez o clube cogitar nomes na Série B, como Messias, do América-MG, mas a decisão final foi de dar confiança ao atual elenco e jogadores como Pedro Henrique e Léo Santos deram conta. Para 2018, sem a restrição de jogos do Brasileiro, alguns nomes da Série A estão em análise. Um deles é Marllon, da Ponte Preta, bem avaliado desde que seu time foi vice do Paulista para o Timão, em maio. 

Além de Pablo, o elenco atual do Corinthians conta com Balbuena, Pedro Henrique, Léo Santos e Vilson, sendo que o último nem sequer estreou em jogos oficiais na temporada. Já é rotina jogadores de outra posição que atuam como zagueiros nos treinamentos por falta de opção, como Ameixa, Camacho, Paulo Roberto e Fellipe Bastos. Nomes do sub-20 também aparecem constantemente, como João e Carlos.

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter