Corinthians chega ao último dia de inscrições para o Paulistão com lacunas e sem previsão de reforços

Das 26 vagas para registrar jogadores para a competição estadual, o Timão utilizará somente 23 neste momento

Duílio Monteiro Alves e Fernando Lázaro - Corinthians
Presidente do Corinthians, Duílio conversa com o técnico Fernando Lázaro (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

Escrito por

Esta sexta-feira (10) marca a data limite para que os times que disputam a Série A1 do Campeonato Paulista registrem novos atletas para a disputa da primeira fase da competição. Fora do mercado, o Corinthians não deve adicionar jogadores na lista principal. Assim, o Timão encerrará o prazo com 23 ativos registrados, três a menos que o limite permitido, que são 26.

A postura adotada pelo departamento de futebol corintiano foi focar os primeiros meses deste ano em manter o grupo do ano passado. Desta forma, o contrato de empréstimo do volante Maycon com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, foi renovado até o fim deste ano, além de ser realizada a operação para a compra em definitivo do centroavante Yuri Alberto, que pertencia ao Zenit, da Rússia.

+ Erro de Balbuena custa caro em noite desastrosa da defesa do Corinthians

Com exceção da operação que firmou a aquisição de Yuri ao Corinthians, somente duas contratações foram feitas pelo Time do Povo: o lateral-esquerdo Matheus Bidu e o atacante Ángel Romero. Ambos foram adquiridos para suprir a lacuna de outros atletas. No caso de Bidu, ele ocupará a vaga que era de Lucas Piton, negociado com o Vasco. Já Romero, foi a solução encontrada na ausência de Gustavo Mosquito no primeiro semestre, já que o atleta rompeu o ligamento cruzado do joelho direito no fim da temporada passada e só deve voltar aos gramados nos últimos meses de 2023.

O Paulistão é a primeira competição de Fernando Lázaro como técnico efetivo de uma equipe profissional. É também por isso que a diretoria do Timão não tem se apressado para reforçar o elenco, pois quer avaliar como o treinador trabalhará com o grupo que tem e também a forma com que os atletas se portarão neste início de ano.

+ Fique ligado nas movimentações do mercado da bola no vaivém do LANCE!

- Acredito que ainda é uma etapa onde estamos consolidando ideias, e, é claro, que com as mudanças, a compreensão das ideias, quando se tem troca, se acentua um pouco e no início do jogo se acentua um pouco mais. Mas eu vejo num panorama que a gente está buscando, inclusive com as variações e as possibilidade de atletas que estão se reintegrando, estão retornando, atingindo a melhor condição, atletas que têm condições de ser titulares, não temos 11 titulares, temos um grupo de titulares - avaliou o comandante corintiano após a derrota por 2 a 0 para o São Bernardo, na última quinta-feira (9).

São Bernardo 2 x 0 Corinthians - Paulistão 2023
Time do Corinthians que iniciou a derrota para o São Bernardo (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

O saldo, do 'Corinthians de Lázaro' por enquanto, é positivo na direção corintiana. O time tem quatro vitórias, um empate e duas derrotas em sete jogos, mas vinha em evolução, com três triunfos em sequência, até o revés para o Bernô.

A direção corintiana trabalha nos bastidores no intuito de reforçar o elenco, mas mirando como prazo máximo o fim da janela de transferências nacional, que se encerra no dia 5 de abril, um dia antes do início previsto para os jogos da fase de grupos da Libertadores. A ideia, no entanto, é trazer jogadores que cheguem com condições de titular, tanto no quesito físico, quanto no técnico.

Lázaro admite a necessidade de reforçar o elenco. Ele deixou claro que não trabalhará com uma espinha dorsal no elenco titular, mas quer o grupo inteiro preparado jogo a jogo. 

- O nosso elenco tem condições e peças. Eu não coloco titulares, mas a gente está buscando algumas opções de titulares. Não é mais isso de ter os 11 (titulares), a gente tem que ter 16, 17 titulares, justamente por conta da necessidade que o elenco tem, com as competições, e a gente tem feito em todos os setores de ter essas opções. Isso é importante, e os atletas estão em uma etapa que as oscilações vão acontecer, o adversário, com qualidade, vai te dificultar nos jogos. Mas no panorama da sequência que nós temos tido, estamos em evolução como time e vamos continuar tendo - pontuou Fernando.

Conforme os meses vão passando, o calendário do Corinthians vai encher. Em abril, o clube iniciará a sua trajetória na fase de grupos da Libertadores e também entrará na Copa do Brasil, no caso do Timão diretamente na terceira fase. Também haverá o Brasileirão, com 38 rodadas e que durará entre abril e dezembro. 

Ainda que tenha fechado a lista A de inscritos para o Paulistão com três espaços vazios, o Timão recheou a lista B, que conta com atletas das categorias de base, que tenham até 20 anos de idade e que esteja pelo menos um atuando pelo clube. Este grupo conta com 28 atletas, não tem quantidade máxima de inscrição e pode ter jogadores adicionados a qualquer momento da competição estadual, desde que respeite as regras citadas acima. A também a determinação que somente cinco peças possam 

+ Veja a tabela do Paulistão e simule os jogos da competição estadual

Confira as listas A e B do Corinthians para o Paulistão: 

Lista A

Goleiros:
Carlos Miguel e Cássio
Laterais: Fábio Santos, Fagner, Matheus Bidu e Rafael Ramos
Zagueiros: Balbuena, Bruno Méndez, Caetano e Gil
Volantes: Cantillo, Du Queiroz, Fausto Vera, Maycon, Paulinho e Roni
Meias: Giuliano e Renato Augusto
Atacantes: Adson, Júnior Moraes, Róger Guedes, Romero e Yuri Alberto

Lista B

Goleiros:
Cadu, Felipe Longo, Kauê e Matheus Donelli
Laterais: Caipira, Léo Mana e Vitor Meer
Zagueiros: João Pedro, Murillo, Renato e Vinicius Cressi
Meio-campistas: Adryan, Biro, Breno Bidon, Gabriel Moscardo, Guilherme Henrique, Matheus Araújo, Pedrinho, Riquelme, Ryan e Thomas Argentino
Atacantes: Arthur Sousa, Felipe Augusto, Giovane, Kayke, Pedro, Juninho e Wesley

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter