Rafaela Cardoso -
05/12/2021
18:09
São Paulo (SP)

Em situações totalmente distintas na reta final do Campeonato BrasileiroCorinthians Grêmio se enfrentaram Neo Química Arena e o confronto terminou empatado por 1 a 1 na tarde deste domingo. O time gaúcho abriu o marcador com Diego Souza, ainda no primeiro tempo mas Renato Augusto arrancou o empate no final com um golaço em chute de longa distância.

O resultado garante o Timão na fase de grupos da Libertadores. Já o Tricolor gaúcho depende agora de uma combinação de resultados para se livrar do rebaixamento. Se Juventude e Cuiabá pontuarem nos jogos que farão nesta segunda-feira, os gaúchos estarão na Série B antes mesmo da última rodada. O Juventude visitará o São Paulo e o Cuiabá receberá o Fortaleza. 

>> Confira a classificação do Brasileirão e simule os resultados

O JOGO


O Grêmio começou a partida tomando a iniciativa em busca de vitória que daria gás na luta contra o rebaixamento. O Corinthians, por sua vez, teve um pouco mais de dificuldade em chegar com perigo ao gol de Gabriel Chapecó.

O Timão conseguia crescer aos poucos. Aos 17 minutos, Róger Guedes cabeceou na tentativa de abrir o marcador. O Tricolor respondeu dois minutos depois, com Campaz, que recebeu de Thiago Santos, mas mandou para fora.

Os dois times finalizaram apenas duas vezes em 20 minutos. O Timão, apesar da maior posse de bola, encontrava mais dificuldade em criar, enquanto o Grêmio tinha mais caminhos para chegar ao gol e, aos 30, Ferreira levou perigo à meta de Cássio. O Timão respondeu com Willian, que recebeu de Renato Augusto e bateu colocado. A bola acertou a trave, e a arbitragem assinalou posição irregular.

Aos 38', o Grêmio conseguiu o tão sonhado gol. Xavier saiu jogando errado pelo lado direito, Ferreira ficou com a bola, driblou Du Queiroz e cruzou. Fábio Santos tentou afastar de cabeça, mas não alcançou. Diego Souza dominou no peito e deu um toquinho na saída de Cássio.

Segundo tempo

Enquanto o Corinthians precisava virar o placar para buscar uma vaga direta para a Libertadores do ano que vem, o Grêmio tentava segurar o resultado fora de casa e se agarrava à vantagem tentando amarrar o duelo. O Timão começou pressionando mais e, em 15 minutos de duelo, levou perigo três vezes: a primeira, com Willian, depois, com Gil e, por último, Gabriel Pereira.

Apesar da pressão inicial, o Tricolor chegou novamente com Diego Souza, mas o atacante bateu para fora. O técnico Vagner Mancini usava todas as suas armas, colocou Villasanti na vaga de Campaz, que não estava em seu melhor dia, e deixou a equipe com três zagueiros: Ruan, Geromel e Kannemann.

Do lado corintiano, o destaque era Willian. O camisa 10 utilizava sua velocidade e era quem mais levava perigo ao adversário. Foi Renato Augusto, no entanto, quem arrancou o empate aos 40, e com direito a golaço. O camisa 8 recebeu foi pela esquerda, puxou para o meio, e mandou a bomba no ângulo esquerdo de Gabriel Chapecó para dar números finais ao confronto.

Corinthians x Gremio
Marcado, Giuliano cabeceia (Foto: Alex Silva / LANCEPRESS!)

Como fica

O Corinthians foi a 57 pontos e está em quarto lugar, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Fortaleza ao final da rodada. O Grêmio é o 18ª, com 40 pontos e não depende apenas de suas forças para se manter na Série A. O time de Mancini precisa vencer o Atlético-MG na última rodada e torcer para que dois de três clubes não pontuem mais: Cuiabá, Bahia e Juventude.

CORINTHIANS X GRÊMIO

Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data e horário: 5 de dezembro de 2021, às 16h00
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo, Fifa-RJ
Assistentes: Rodrigo Figueiredo H. Correa, Fifa-RJ e Daniel do Espirito Santo Parro, RJ
VAR: Rodrigo Nunes de Sa, Fifa-RJ
Gols: Diego Souza (38'/1ºT) (0-1) e Renato Augusto (40' 2°T)
Cartão Amarelo: Róger Guedes (COR), Rafinha, Pedro Geromel e Kannemann (GRE)

CORINTHIANS
Cássio, Du Queiroz, João Victor, Gil, Fábio Santos, Xavier (Gabriel Pereira, 11' 2º T), Giuliano (Gustavo Mosquito, 31' 2ºT), Renato Augusto, Willian (Luan, 40' 2º T), Róger Guedes, Jô (Vitinho, 40' 2º T). Técnico: Sylvinho

GRÊMIO
Gabriel Chapecó, Rafinha (Vanderson, 29' 2º T), Pedro Geromel, Kannemann, Diogo Barbosa, Thiago Santos (Matheus Sarará, 9' 2º T), Lucas Silva, Jhonata Robert (Ruan, 29' 2º T), Campaz (Villasanti, 24' 2º T), Ferreira, Diego Souza (Borja, 24' 2º T). Técnico: Vagner Mancini.