Boselli participa de mais da metade dos gols do Corinthians em 2020

Argentino virou titular neste ano e tem a confiança do técnico Tiago Nunes para comandar o ataque corintiano. Dos 14 gols do time até aqui, ele tem participação direta em oito

Corinthians x Botafogo-SP - Boselli
Boselli participou de oito dos 14 gols do Corinthians nesta temporada (Foto: Marco Galvão/Fotoarena)

Escrito por

Boselli ingressou nesta temporada com status diferente daquele com que terminou 2019 e a mudança foi positiva para o atacante. Enquanto com Fábio Carille ele brigava para ter uma chance, com Tiago Nunes ele ganhou confiança e a titularidade no time. E essa condição alterada fica bem refletida nos números do argentino, participando de mais da metade dos gols neste ano. 

Até a paralisação das atividades no futebol brasileiro por conta da pandemia de coronavírus, o Corinthians havia anotado 14 tentos em 12 jogos oficiais, o que não é uma estatística expressiva, porém o que vale notar nisso é que a maior parte dessas bolas na rede teve influência determinante de Boselli. O atacante marcou seis vezes e deu duas assistências para os companheiros.

Resumindo, o argentino participou de oito dos 14 gols da equipe em 2020, 57% do total, ou seja, mais da metade. Em uma aproximação mais fria desses dados, a cada cinco gols do Timão, três têm participação direta de Boselli. Nenhum outro jogador se aproxima dessa relevância nos números do estrangeiro. Fagner tem quatro participações, sendo quatro assistências.

No ano passado, Boselli foi titular em apenas 28 dos 74 jogos oficiais disputados pelo Corinthians. Mesmo assim conseguiu marcar dez gols e deu três assistências, participando de 13 dos 82 tentos corintianos (16% do total). Com a concorrência de Vagner Love e de Gustavo, e um estilo de jogo que não lhe beneficiava, acabou sendo subaproveitado em sua temporada de estreia.

Já em 2020 ele foi titular em dez dos 12 jogos do clube, somando Paulistão e Libertadores. Só ficou na reserva contra o Santo Andre, quando entrou e marcou o gol do empate já nos acréscimos, e contra a Inter de Limeira, quando alguns jogadores foram poupados no jogo que antecedeu o confronto de volta diante  do Guaraní-PAR, pela segunda fase do torneio sul-americano.

Apesar desses números favoráveis e que mostram sua importância no time, alguns torcedores têm reclamado dos gols perdidos por Boselli em partidas recentes, que poderiam ter um desfecho diferente em caso de essas chances desperdiçadas terem balançado a rede adversária. No entanto, ao analisar as estatísticas de finalização fornecidas pelo Footstats, o argentino tem um bom aproveitamento e se mostra eficiente nesse quesito.

Até aqui, em 11 jogos que entrou em campo, o atacante finalizou 26 vezes, acertou 14 no alvo e marcou seis gols. Proporcionalmente, ele precisou chutar 4,3 vezes para balançar a rede e precisa acertar o arremate 2,3 vezes até superar o goleiro rival. Esses dados fazem de Boselli um jogador que precisaria de pelo menos duas chances claras para mexer no placar a favor de seu time. 

Embora muitas vezes a frieza dos números não explique o que acontece em campo, não dá para negar que uma das boas notícias do Corinthians em 2020 é justamente a importância de Boselli no time. Se não fosse sua participação, as coisas poderiam estar ainda piores. Caso Tiago Nunes consiga fazer a equipe funcionar melhor na volta das atividades, a tendência é o que o argentino consiga ser mais relevante nos resultados no restante da temporada.

BOSELLI EM 2020
​11 jogos oficiais
10 como titular
6 gols (três contra o Botafogo-SP, um contra a Ponte Preta, um contra o Santo André e um contra o Guaraní-PAR)
2 assistências (Ramiro contra o Mirassol e Janderson contra o Santos)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter