Pedro Sotero - Analista Corinthians

Pedro Sotero é o único dos analistas trabalhando no CT atualmente (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

LANCE!
03/07/2020
19:11
São Paulo (SP)

Para seguir os protocolos de segurança contra o coronavírus, boa parte dos funcionários do CT Joaquim Grava ainda não voltaram ao trabalho presencial no Corinthians e um desses setores é o Cifut (Centro de Inteligência do Futebol), que abriga os analistas de desempenho do clube. Apenas um dos quatro profissionais da área tem frequentado diariamente os treinos, mas os outros três seguem as tarefas de suas casas, com imagens em tempo real.

Em entrevista para a TV oficial do clube, o analista Pedro Sotero explicou como tem sido a dinâmica de trabalho desde a retomada das atividades, na terça-feira da semana passada. Nada foi interrompido na função do núcleo de inteligência, que continua mandando informações para a comissão técnica.

- A gente tem uma equipe com quatro analistas, eu e mais três. E nessa volta eu retornei, tenho acompanhado os trabalhos diariamente e os outros três analistas estão trabalhando home office. Eles cumprem as tarefas e a gente tem reuniões praticamente diárias para discutir os trabalhos, as demandas e conseguir fazer essa transmissão do conhecimento, da mensagem para a comissão técnica, para o Tiago Nunes, e dar sequência no trabalho - afirmou.

Sotero também contou como é que os outros analistas estão tendo acesso aos vídeos do treino em tempo real. Segundo ele, isso é possível por conta de câmeras instaladas no CT que captam os vídeos e podem ser controladas pelos profissionais que estão no home office. Isso permite que todos se mantenham envolvidos na dinâmica de trabalho do Cifut, mesmo de forma remota.

- A gente tem as câmeras aqui no CT, que eles conseguem controlar de casa, conseguem assistir ao treino de maneira online e fazer as gravações. A gente tem algumas plataformas, algumas nuvens também, que a gente acaba colocando os vídeos lá e compartilhando, a gente consegue fazer todo esse trabalho à distância, a equipe inteira envolvida, não presente aqui no CT, mas envolvida na dinâmica do trabalho diário - concluiu Sotero.

Além de Pedro Sotero, trabalham no Cifut os seguintes analistas de desempenho: Vitor Misumi, Fábio Roberto e Tassio Rodrigues.

Recentemente, o núcleo de inteligência corintiano esteve envolvido em uma polêmica, quando o treinador Tiago Nunes disse, em entrevista, que ele estava "sucateado". Essa opinião gerou a insatisfação do presidente Andrés Sanchez, que ironizou a declaração dizendo que o técnico havia trabalhado no Barcelona, e por isso achou que o do Corinthians estava ruim.