Veja 7 coincidências da Rússia com Coreia do Sul semifinalista de 2002

Neste sábado, diante da Croácia, os anfitriões da Copa do Mundo têm a chance de igualar a surpreendente dona de casa de 16 anos atrás se classificando para semifinais do Mundial

Rússia está nas quartas de final da Copa
Russos já fazem sua melhor campanha em Copas desde o fim da União Soviética e sonham alto (YURI CORTEZ/AFP)

Escrito por

A Rússia vem surpreendendo na Copa do Mundo e tem coincidências para se inspirar para enfrentar a Croácia, às 15h (de Brasília) deste sábado, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Não faltam semelhanças com a Coreia do Sul que, também como anfitriã (dividiu a organização com o Japão), chegou à semifinal no Mundial de 2002.

É claro que os asiáticos tiveram erros absurdos de arbitragem nas oitavas de final, contra Itália (expulsão de Totti e gol anulado), e nas quartas de final, diante da Espanha (gols anulados), há 16 anos. Mas, na teoria são teoricamente mais difíceis de acontecer agora, com o árbitro de vídeo. E os russos têm motivos para sonhar em ir à frente sem precisar dessa 'ajuda'.

O LANCE! separou sete coincidências entre a campanha da Coreia do Sul em 2002 e a da Rússia atual na Copa do Mundo:

Eliminação na primeira fase na Copa anterior
Tanto Rússia quanto Coreia do Sul caíram na fase de grupos no Mundial anterior aos que sediaram. Em 1998, na França, a Coreia do Sul foi lanterna do grupo E, com um ponto (sofreu 3 a 1 do México e 5 a 0 da Holanda, empatou por 1 a 1 diante da Bélgica, na última rodada).  Já a Rússia, em 2014, no Brasil, ficou em terceiro lugar no Grupo H, com dois pontos (ficou no 1 a 1 diante de Coreia do Sul e Argélia e levou 1 a 0 da Bélgica).

Seleção caseira
A Rússia conta com 21 de seus 23 jogadores no Mundial atuando em clubes do seu país. Na Coreia do Sul de 2002, 16 jogavam em times locais. E há ainda a semelhança de que tanto o Campeonato Russo como o Sul-Coreano de 16 anos atrás começam nos primeiros meses do ano e terminam na reta final do ano, com a Copa do Mundo sendo disputada na metade da temporada, quando costuma ser o auge físico dos atletas.

Primeira vez no mata-mata
Até 2002, a Coreia do Sul nunca tinha passado da fase de grupos de uma Copa do Mundo. Assim como a Rússia, em 2018, desde que deixou de disputar a competição como União Soviética - sua primeira participação com a bandeira atual aconteceu em 1994.

1 a 1 no tempo normal nas oitavas de final
Como ocorreu entre Rússia e Espanha no domingo, o jogo das oitavas de final de 2002 da Coreia do Sul, diante da Itália, também ficou 1 a 1 no tempo normal. A diferença é que os asiáticos (ajudados por decisões da arbitragem), marcaram na prorrogação, com Ahn, e, na época, valia o regulamento da morte súbita, no qual bastava fazer gol no tempo extra para se classificar. Já os anfitriões de 2018 passaram às quartas de final nos pênaltis.

Espanha pelo caminho, e eliminada nos pênaltis
A Rússia acaba de eliminar a Espanha, país que também esteve na trajetória da Coreia do Sul em 2002, só que nas quartas de final, e superada nos pênaltis, tal qual ocorreu no último domingo. A diferença é que, há 16 anos, os asiáticos ficaram no 0 a 0 diante dos espanhóis no tempo normal - e houve clara ajuda da arbitragem aos donos da casa.

Croácia 2018 é a Espanha 2002
Nas quartas de final, a Rússia enfrenta a Croácia, que tem campanha bastante similar à da Espanha de 2002, que encarou a Coreia do Sul nesta mesma fase há 16 anos. A Espanha de 2002 e a Croácia de 2018 passaram com 100% de aproveitamento na primeira fase, tendo em suas chaves um sul-americano em segundo lugar (Paraguai em 2002, Argentina em 2018), um africano em terceiro (África do Sul em 2002, Nigéria em 2018) e um europeu na lanterna (Eslovênia em 2002, Islândia em 2018). Nas oitavas de final, ambos enfrentaram um europeu que avançou da fase de grupos com cinco pontos (Irlanda em 2002, Dinamarca em 2018), empataram por 1 a 1 no tempo normal e avançaram ganhando nos pênaltis por 3 a 2.

Brasil do outro lado da chave
Como a Coreia do Sul de 2002, a Rússia poderá encontrar o Brasil somente na final. Há 16 anos, os asiáticos, logo depois de passarem pela Espanha nas quartas de final, enfrentaram a Alemanha do goleiro Oliver Kahn e do meia Michael Ballack e perderam por 1 a 0. Já os russos, se eliminarem a Croácia, enfrentam Suécia ou Inglaterra.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter