Pool da Copa: 'O quebra-cabeça de Oscar Tabarez'
Pablo Benitez, jornalista do El Observador, analisa a seleção uruguaia e o sistema de jogo que o treinador deve usar na sequência da Copa do Mundo

Óscar Tabárez ganhou, mas mudou dois volantes, se classificou para as oitavas com outra vitória, mas tentou alternativas no meio do jogo. O treinador está satisfeito com os resultados e satisfeito com o primeiro objetivo alcançado na Rússia, conhecendo a paridade de forças que existe em uma Copa do Mundo. Mas ele está ciente de que ele ainda não encontrou a equipe que lhe dá um funcionamento que aumenta todas as suas virtudes para as oitavas.
A experiência lhe diz que em uma Copa do Mundo, a equipe faz uma maneira de andar e que as ideias devem se adequar às circunstâncias.
Ele fez isso na África do Sul em 2010, após o empate inicial com a França. Assim, Ignacio González perdeu seu lugar e entrou Edinson Cavani como um meio-campista externo. Tabárez é capaz de se adaptar e, por isso, o 4-3-1-2 sofreu uma mutação em 4-4-2, fortalecendo a área de defesa de Diego Forlán para organizar um jogo e castigar a zaga adversária com o seu toque único.
No Brasil 2014, ele colocou um bisturi no fundo. Todos lembram do retorno de Luis Suárez (no lugar de Cristhian Stuani), mas na realidade Tabárez modificou toda a estrutura da equipe. Álvaro Pereira juntou-se a lateral por Maximiliano Pereira, suspenso por Martín Cáceres à direita. Diego Lugano foi lesionado e substituído por Josema Giménez.
No meio veio Walter Gargano e rearmou a dupla linha de cinco com Nicolás Lodeiro junto com Egidio Arévalo Ríos. Álvaro González entrou no lugar de Diego Forlán, e Suárez no lugar de Stuani. Houve cinco mudanças.
Desta vez é diferente. Passou o segundo jogo e a equipe ainda não apareceu. Só no meio-campo, sete jogadores foram testados, mas a operação, e acima de tudo, a identidade, não consegue se fixar.
A tarefa de Tabárez daqui para a partida contra a Rússia, na segunda-feira, é clara, porque até o treinador disse: tentar melhorar as falhas no jogo que a equipe mostrou. Especialmente porque o meio-campo parece um quebra-cabeça: toda solução que Tabarez tentou, consertou alguma coisa, mas complicou outra.
Agora é hora do treinador tomar várias decisões. O primeiro: ele retornará a um esquema ofensivo? Contra rivais de mais volume de jogo (por exemplo, a Espanha), parece claro que ele vai optar por isso. A questão é antes das equipes que supostamente jogarão atrás, como a Rússia na segunda-feira ou um duelo em potencial contra Portugal.
É o esquema em que a Celeste se sente mais confortável, porque é o que mais trabalhou nestes 12 anos do processo de Tabárez. A mudança de estilo é arriscada no meio de uma Copa do Mundo, e as duas primeiras partidas mostraram que a ideia ainda está em processo de suavização.
Uma opção que aparece, caso opte por um sistema de jogo voltado para a defesa, é que Tabárez vai aplicar um 5-3-2, o mesmo que fez nos últimos 20 minutos contra a Arábia, a partir da entrada de Laxalt e Torreira: lá ele deixou Giménez, Godín e Cáceres numa linha de três; dois alas (Varela e Laxalt), três volantes em linha no meio do campo (Nández, Torreira, Bentancur), o que aumentava a marcação. Não é um esquema alienígena: é só lembrar do jogo contra a Itália, na última Copa, onde o 5-3-2 parou os italianos e classificou o Uruguai para as oitavas.
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.


Fora de Campo
Técnico de Seleção na Copa desmaia em briga de esposa e ex
Há 1 dia
Colunas
Raul Costa Jr.: a paixão ignorada nos palanques durante as eleições
Há 2 dias
Futebol Internacional
Destaque na Copa que foi alvo do Palmeiras é anunciado em time inglês
Há 2 dias
Copa do Mundo
Entenda o xadrez político que ameaça a presidência de Infantino na Fifa
Há 6 dias
Futebol Internacional
Técnico tenta convencer astro do Flamengo a voltar à seleção após recusa; entenda
Há 1 semana
Futebol Internacional
Após Copa do Mundo, Al Ahli anuncia renovação de Roger Ibañez até 2030
Há 1 semanaMais LANCE!

Relatório revela ameaças de atentado contra Messi na Copa do Mundo 2026

Bárbara Coelho e Ana Thaís analisam o que Ancelotti deve mudar para 2030

Uefa pagou indenização a suposta amante de Infantino, diz jornal inglês

Atacante da Inglaterra é acusado de agressão após incidente em Londres

Conmebol reforça apoio a Infantino e se distancia da Uefa em crise na Fifa

Vozinha revela impacto da Copa do Mundo na carreira: 'Virou do avesso'

Jogador fica livre no mercado após a Copa do Mundo pela Seleção

Jogador do Barcelona cumpre promessa após título da Copa; veja

Após fracasso na Copa do Mundo, Uruguai anuncia Diego Forlán como novo técnico

Copa Feminina irá parar calendário do futebol brasileiro por até 45 dias; entenda

Fifa pede desculpas a federações por projeto de venda da Copa do Mundo

Figo dispara contra plano de Infantino: 'Baixo, vergonhoso e egoísta'

Arsène Wenger diz não ter compactuado com plano de Infantino
