Conheça os estádios da Copa do Mundo 2022

Oito estádios serão palco das 64 partidas da edição realizada no Qatar

Estádio Lusail, palco da final da Copa do Mundo de 2022
Lusail Stadium será o palco da estreia do Brasil e da final da Copa do Mundo (Foto: Divulgação/Qatar 2022)

Escrito por

Em torno de R$ 1,2 trilhões foram investidos na Copa do Mundo de 2022, realizada no Qatar, sobretudo para a construção e reforma de estádios. Ao todo, oito estádios receberão as 64 partidas da edição, que estreia no dia 20 de novembro, em duelo entre o país-sede e o Equador, às 13h (de Brasília). Confira os estádios que serão utilizados no decorrer da competição.

+ Veja as movimentações da imprensa em 2022

Al Bayt Stadium

Palco da estreia da Copa do Mundo 2022, o Al Bayt Stadium terá cerimônia de abertura da competição com participação de Shakira, BTS e Black Eyed Peas. Em seguida, a arena recebe partida entre Qatar e Equador, do Grupo A.

Com capacidade para 60 mil torcedores, o luxuoso estádio construído especialmente para o torneio possui um teto em formato de tendas beduínas, nas quais os nômades instalavam suprimentos quando passavam dias no deserto. Portanto, a arquitetura representa um elemento importante da cultura árabe.

Estádio Al Bayt, em Doha, no Qatar
Al Bayt Stadium também receberá uma das semifinais da Copa do Mundo 2022 (Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP)

Lusail Stadium

Local da primeira partida do Brasil na Copa do Mundo, o Lusail Stadium é o maior estádio da atual edição, com capacidade para 80 mil pessoas.

Além do jogo da Seleção Brasileira no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h (de Brasília), o Lusail receberá o jogo da Seleção contra Camarões, no dia 2 de dezembro, e a grande final da competição, com direito a cerimônia de encerramento antes da decisão. 

Depois do torneio, o estádio será transformado em um espaço comunitário, com os assentos retirados e enviados para centros esportivos do país. 

Estádio Lusail, palco da final da Copa do Mundo de 2022
Lusail Stadium é o maior estádio da Copa (Foto: Divulgação)

Khalifa Internacional Stadium

Diferente dos dois primeiros estádios da lista, o Khalifa Internacional Stadium existe desde 1976, mas foi reformado para a competição. Agora, o espaço conta com sistema de climatização e proteção dos torcedores contra o sol.

Com capacidade para 40 mil torcedores, o palco receberá a disputa por terceiro lugar da edição de 2022. A arena é conhecida pelos cidadãos locais como o grande estádio antes da Copa do Mundo.

Khalifa International Stadium
(Divulgação/Comitê Copa de 2022)

Estádio 974 

O Estádio 974, ou Estádio do Porto de Doha, ou Estádio Ras Abu Aboud, é uma arena aberta em 2021 com uma proposta de construção diferente de todos os outros palcos da Copa do Mundo.

Com capacidade para 40 mil pessoas, o estádio foi construído a partir de 974 (motivo do nome) contêineres e módulos de aço, caixa que transporta cargas em navios de grande porte.

O estádio é o único entre os oito que não possui sistema de climatização, justamente por ser o mais "diferente" e sustentável. Por conta da sua forma de construção, ele pode ser completamente desmontado após a Copa do Mundo.

A espaço será palco do jogo entre Brasil e Suíça, válida pela segunda rodada do Grupo G, no dia 28 de novembro, às 13h (de Brasília).

Estádio 974
Estádio 974 também é homenagem ao número do código internacional telefônico do país (Divulgação)

Education City Stadium

Construído próximo dos polos educacionais de Al Rayyan, cidade vizinha da capital Doha, com universidades e centros de pesquisa, o Education City Stadium possui capacidade para 40 mil pessoas e foi feito para impulsionar e valorizar o conhecimento local.

A arquitetura do espaço também é destaque: com estrutura demarcada pelos recortes que lembram faces de uma pedra preciosa, o estádio reflete a luz solar durante o dia. À noite, ele irradia a luz. Por conta disso, ele é chamado "diamante do deserto".

O estádio foi palco do jogo entre Palmeiras e Tigres, válido pela semifinal do Mundial de Clubes de 2021. Por conta da pandemia, pouquíssimos palmeirenses puderam marcar presença no local.

Estádio da Educação - Palmeiras x Al Ahly
Education City Stadium é um dos estádios da Copa (Foto: Palmeiras/Twitter)

Al Thumama Stadium

Com capacidade para 40 mil lugares, o Al Thumama Stadium possui um design diferente, feito em homenagem ao povo local. Os desenhos remetem ao gahfiya, touca que faz parte da cultura dos catarianos.

Quando a Copa acabar, o estádio se tornará um hotel, um centro comercial e ganhará uma mesquita. Além disso, ele possui climatização em até 18º C e utiliza um sistema de reutilização de água considerado inovador.

Estádio Al Thumama
Al Thumama Stadium é uma homenagem ao povo local e ao nome do bairro no qual foi construído (Foto: Reprodução/AFP)

Al Janoub Stadium

O Al Janoub Stadium foi um dos primeiros estádios a ser inaugurado para a Copa. O espaço possui capacidade para 40 mil pessoas e será palco do torneio até as oitavas de final da competição.

Em Al Wakrah, 23 km ao sul da capital Doha, o estádio possui arquitetura inspirada no formato dos barcos dhow, utilizados para a pesca de pérolas, tradicional na região.

Al Janoub
Al Janoub Stadium é reconhecido por seu design (AFP)

Ahmed bin Ali Stadium

Último estádio da lista, o Ahmed bin Ali Stadium, também conhecido como Al Rayyan Stadium, possui capacidade para 40 mil torcedores. Antes, o espaço possuía uma arena com 21 mil lugares, mas foi demolida e totalmente reconstruída para a Copa do Mundo 2022.

Multiuso, o estádio é destacado por uma estrutura de fachada ondulada e brilhante. Dessa forma, para ressaltar a beleza da construção, todos os jogos no local estão marcados para o fim da tarde.

Ahmed bin Ali
Ahmed bin Ali Stadium é uma arena multiuso (Foto: Reprodução)

A Copa do Mundo estreia no dia 20 de novembro, com duelo entre Qatar e Equador, no Al Bayt Stadium, às 13h (de Brasília). Ao todo, serão 64 jogos divididos entre os oito estádios construídos ou reformados para a grande competição entre seleções.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter