Copa do Brasil

Sorteio para a primeira fase da Copa do Brasil será realizado neste quinta-feira, às 20 horas (Foto: CBF)

LANCE!
11/12/2018
14:46
São Paulo (SP)

A temporada 2019 do futebol brasileiro já começou. Nesta quinta-feira, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fará o sorteio dos duelos da primeira fase da Copa do Brasil da próxima temporada, às 20 horas. O início do torneio está previsto para o dia 6 de fevereiro.

Os clubes foram definidos por três critérios. Primeiro, 11 times com origem nas competições nacionais. Depois, 70 que vieram a partir das competições estaduais, organizadas por suas federações, e por fim, outros dez, seguindo a ordem do RNC (Ranking Nacional de Clubes).

A edição de 2019 da Copa do Brasil seguirá o mesmo modelo deste ano. A primeira e a segunda fases serão com jogo único. Na primeira, o mando de campo pertencerá ao clube pior com a pior colocação no ranking. Já na fase seguinte, o mando será definido por sorteio.


Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG, que terminaram o Campeonato Brasileiro no G6, entram diretamente nas oitavas de final do torneio. Assim, como o Cruzeiro, que conquistou a Copa do Brasil de 2018.

O Atlético-PR, sétimo colocado do Brasileirão, também entra direto nas oitavas. De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, "na hipótese do grupo de clubes brasileiros que disputará a Copa Libertadores tiver número inferior a oito, o complemento para esse número virá da chamada dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Série A do ano anterior, obedecida a ordem de classificação".

Ao todo, são 11 times que garantiram vaga direta nas oitavas. Além dos oito citados acima, o Fortaleza, campeão da Série B, Sampaio Corrêa, campeão da Copa do Nordeste, e Paysandu, campeão da Copa Verde também estão isentos de disputar as quatro primeiras fases do torneio nacional.

No sorteio desta quinta-feira, os 80 clubes já classificados para a primeira fase da Copa do Brasil, estarão divididos em oito potes, com dez em cada, seguindo as pontuações do ranking nacional. No total, serão 91 equipes disputando o título.