David Nascimento e João Mércio Gomes
25/11/2018
19:09
Rio de Janeiro (RJ)

É campeão! Depois de 37 rodadas e uma boa disputa, o Palmeiras faturou o título do Campeonato Brasileiro de 2018 na tarde deste domingo, em São Januário, vencendo o Vasco por 1 a 0. O autor do gol que deu o caneco ao Alviverde foi o Deyverson, no segundo tempo, mantendo os cinco pontos de vantagem do Verdão para o Flamengo. O Rubro-Negro derrotou o Cruzeiro, no Mineirão, mas não alcança mais os paulistas. No Rio, quase 22 mil torcedores estiveram no estádio para acompanhar o encontro, que foi marcado por pressão em sua totalidade.

A vitória sobre o Vasco deixou o Palmeiras com 77 pontos. O Flamengo, que derrotou o Cruzeiro, ficou com 72 pontos. Como a diferença é de cinco pontos e existem apenas mais três pontos, não há como o Alviverde perder o caneco. Já campeão, na última rodada o Palmeiras encerra 2018 diante do Vitória, no Allianz Parque. Já o Vasco encerra o ano diante do Ceará, na Arena Castelão - ambos os jogos no próximo domingo. O Vasco espera que América-MG e Sport não ganhem seus jogos nesta rodada para que chegue na despedida da temporada com a permanência na elite nacional já confirmada.


NO GÁS
Os jogadores de Vasco e Palmeiras entraram em campo cientes da extrema importância que uma vitória sobre o adversário possuía. Para o lado cruz-maltino, a garantia da permanência na elite do Brasileiro de 2019 de forma antecipada. Já para o Alviverde, a conquista do título do torneio com antecedência. Com isto, ambas as equipes foram no gás, pressionando na busca do gol, criando várias alternativas.

LÁ E CÁ
Com a mesma disposição vista na vitória sobre o São Paulo na rodada anterior, o Vasco criou diante do Palmeiras a primeira boa chance de gol aos dez minutos da etapa inicial, em chute de Andrey para boa defesa de Weverton. Yago Pikachu também levou perigo pouco após, com o Alviverde respondendo com Bruno Henrique. Maxi López, ao longo da primeira parte de jogo, também se destacou, procurando bem o jogo.

PALMEIRAS ACORDA
Na volta do intervalo, sabendo que o Flamengo vencia o Cruzeiro em seu jogo, o Palmeiras voltou acordado, passando a dominar o meio de campo diante de um Vasco recuado. Mas apesar deste domínio, porém, o Alviverde pecou na falta de pontaria, fazendo com que os vascaínos tivessem facilidade para afastar o perigo da sua grande área defensiva.

É CAMPEÃO!
A falta de pontaria do Palmeiras não durou por todo o segundo tempo - para alegria dos torcedores que esperavam o gol para comemorar o título do Campeonato Brasileiro de maneira antecipada. E o gol acabou saindo aos 26 minutos da etapa final, com Deyverson – aproveitou bom passe de Willian após receber de Dudu. Até o apito final, o resultado acabou se mantendo, com no acréscimo Yago Pikachu sendo expulso. Fim de papo, festa do Palmeiras de maneira merecida por tudo que fez em 2018. Parabéns, Palmeiras!

FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 1 PALMEIRAS


Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 25/11/2018 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)
Público/renda: 21.066 pagantes / R$ 596.810,00.
Cartões amarelos: Desábato, Leandro Castan, Andrey, Andrés Ríos (VAS); Felipe Melo, Bruno Henrique, Gustavo Gómez, Deyverson, Jean (PAL)
Cartão vermelho: Yago Pikachu 48'/2ºT (VAS)

GOL: Deyverson 26'2ºT (0-1)

VASCO: Fernando Miguel; Luiz Gustavo, Werley, Leandro Castan e Henrique (Maranhão, aos 22'1ºT); Desábato (Raul, aos 11'2ºT), Andrey, Thiago Galhardo, Yago Pikachu e Kelvin (Marlone, aos 31'2ºT); Maxi López. Técnico: Alberto Valentim

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Lucas Lima (Gustavo Scarpa, aos 23'2ºT); Willian (Jean, aos 28'2ºT), Borja (Deyverson, aos 14'2ºT) e Dudu. Técnico: Luiz Felipe Scolari