'Rodagem' na Europa e ambição de sobra: veja o perfil inicial de reforços para o Botafogo da 'Era John Textor'
Acordos encaminhados com Philipe Sampaio e Lucas Piazón sinalizam a 'cara' do que Alvinegro projeta para o elenco sob nova gestão. Há outros nomes em pauta

O Botafogo começou a moldar sua nova cara. Ao engatilhar as contratações do zagueiro Philipe Sampaio e do meio-campista Lucas Piazón, o Alvinegro indicou para onde está o radar da "Era John Textor" neste primeiro momento: jogadores jovens, com vivência no futebol europeu e ambição por sonhos ainda maiores.
> GALERIA: Zagueiro Pablo está deixando a Rússia: veja jogadores que atuam no país e quando encerram seus contratos!
Philipe Sampaio, de 27 anos, ajudou o Guingamp a ter solidez defensiva. A equipe da segunda divisão francesa chegou a ficar 700 minutos sem sofrer gols (entre o fim da temporada 2020/2021 e o começo da atual). Além disto, das 44 partidas nas quais atuou, em 17 vezes os adversários não estufaram as redes. O atleta também tem vasta passagem pelo futebol português e atuou na Rússia.
Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW
A vivência de Lucas Piazón no futebol europeu é mais ampla. Formado nas categorias de base do Santos e São Paulo, foi ainda jovem para o Chelsea. O jogador de 28 anos despontou de forma promissora. Campeão da FA Youth Club sub-18 pelos Blues, o meia teve dois títulos pela Seleção Brasileira.
Em 2011, foi campeão sul-americano sub-17 sob o comando de Emerson Ávila. Três anos depois, venceu o Torneio de Toulon, na geração da Seleção Sub-20 que tinha os zagueiros Marquinhos e Rodrigo Caio, além do atacante Luan.
Posteriormente, porém, não conseguiu sua afirmação no Chelsea. Com isso, passou a rodar por clubes da Espanha, França e Alemanha, até que partiu para o futebol português. No Rio Ave, teve atuações promissoras, mas não conseguiu uma sequência mais forte.
Em sua chegada no Braga, Piazón destacou-se em alguns fundamentos: cobranças de escanteio e falta, finalizações de longe e boa distribuição de passes.
Outro reforço especulado no clube segue o mesmo perfil das duas novidades do Alvinegro. De acordo com o "Blog da Nadja", da jornalista Nadja Mauad, o atacante Vitinho também está no radar alvinegro. O jogador de 22 anos, que é do Dínamo de Kiev, desembarcou da Ucrânia em meio à tensão que envolve o país e a Rússia.
O Botafogo chegou a sondar a situação de Vitinho. Porém, o clube tem vasta concorrência: Athletico-PR, Internacional e de dois times paulistas querem contar com o atacante.
O mercado tende a ficar cada vez mais agitado.

Botafogo
Botafogo encaminha saída de Léo Linck e aumenta 'limpa' no elenco
Há 3 horas
Botafogo
Botafogo divulga novo uniforme II da coleção 2026/2027
Há 18 horas
Futebol Nacional
Brasileirão 2026: veja chegadas e saídas da Série A
Há 22 horas
Botafogo
Reforços do Botafogo ganham aval no BID da CBF; veja estreia
Há 1 dia
Botafogo
Botafogo anuncia contratação de Lucas Monzón
Há 1 dia
Botafogo
Botafogo contrata goleiro Warleson, do Cercle Brugge, até 2029
Há 1 diaMais LANCE!

Botafogo anuncia contratação de Gabriel Batista, ex-Flamengo

Cruzeiro x Botafogo: informações sobre venda de ingressos para o jogo

Botafogo anuncia a contratação de Paulinho como primeiro reforço da janela

Torcedores de Flamengo e Botafogo repercutem acessório de Almada na Copa

Na mira do Flamengo, Almada usa caneleira de título do Botafogo na final da Copa

Botafogo empresta Chris Ramos ao Real Oviedo, da Espanha; veja detalhes

Lucas Emanuel quebra recorde e faz história em estreia pelo Botafogo

Joia do Botafogo, Pedro Pit brilha no Campeonato Brasileiro Sub-17

Lateral alcança marca histórica pelo Botafogo em partida contra o Santos

Lucas Emanuel mostra estrela em estreia no Botafogo; conheça a joia

Marçal elogia Léo Linck e jovens do Botafogo após vitória: 'Muita qualidade'

Franclim Carvalho elogia jovem do Botafogo, mas alerta: 'Não fez um bom jogo'

Dê suas notas: Botafogo marca no fim e vence o Santos no Brasileirão


