Criatividade precária e desorganização no fim marcam novo tropeço do Botafogo
A primeira partida do Alvinegro no Niltão em 2019 terminou sem gols, contra o Bangu, e ligou o sinal de alerta para a Taça Guanabara. Críticas pesadas - e injustas - foram ouvidas

Após o revés para a Cabofriense, a análise deste mesmo setorista destacou que as críticas destrutivas poderiam ser muito nocivas ao início do atual trabalho. E o risco aumentou. com a evidência de muitas incógnitas orbitando o Botafogo. No empate sem gols contra o Bangu, erros voltaram a se repetir e frustraram a torcida no Nilton Santos. A pressão, como se viu, já é considerável.
Zé Ricardo, em entrevista coletiva, destacou que entende, respeita, mas que não concorda com algumas cobranças mais pesadas ("time sem vergonha", por exemplo). Vou de encontro ao treinador, que nunca escondeu as dificuldades do clube e o que precisa ser melhorado. Não é momento para intranquilidade.
Contra o Bangu, vimos alguns estilhaços de bom futebol, o que significa uma evolução, ainda que a passos curtos. No entanto, dois aspectos foram nítidos para corroborar com a impaciência da torcida: a criatividade precária e a desorganização no fim, que quase resultou na vitória dos visitantes.
- Acho que a gente procurou tentar fazer um jogo mais elaborado. Sincronismo pelo meio com a bola já houve melhor entendimento. Com o cansaço natural e as trocas, perdemos o pouco sincronismo. Ficou muito aberto, não foi agradável o fim. Esse tipo de jogo aberto, solto, não é nem de perto o que a gente deseja. Temos que tirar essa lição para os próximos jogo - disse o técnico.
A lição, conforme citado por Zé, precisa ser tirada o mais breve, já que o clássico contra o Flamengo, a ser realizado neste sábado, deve ser decisivo para decretar o rumo da equipe na Taça Guanabara. O palco será o mesmo Nilton Santos, que vai cobrar ainda mais rendimento por parte do Botafogo.
O QUE DEU CERTO
Dando sequência ao seu laboratório no Carioca, Zé optou por mexer em todos os setores - o que já estava previsto, segundo ele. Gabriel foi testado na zaga, assim como Alex Santana, de segundo volante, e Aguirre como centroavante.
O zagueiro foi seguro e não sentiu a estreia. Pelo contrário, ele e Marcelo Benevenuto estiveram bem postados durante os 90 minutos. Já Alex Santana foi, no primeiro tempo, o principal nome da equipe. Participativo, se apresentou para colaborar na saída de bola, fez boas viradas e se apresentou para finalizar. No segundo tempo, cansou e caiu de rendimento - o panorama foi parecido com o de Wenderson.
Outros pontos positivos e que podem ser explorados contra o Flamengo foram Aguirre e Erik. Se Luiz Fernando não entregou a dinâmica esperada como articulador, o uruguaio buscou se movimentar por toda linha ofensiva e incomodou os zagueiros - embora não tenha tido nenhuma chance clara. Já Erik, de volta, aguentou toda a partida e teve alguns lampejos do "Erik-2018".
A MAIOR DOR DE CABEÇA
Leo Valencia permaneceu como desfalque. Em tratamento de uma pancada na panturrilha, dificilmente enfrentará o Flamengo, deixando notória a importância de sua presença para a engrenagem rodar - Marcos Vinícius também deve seguir de fora. Em suma, João Paulo avançado no primeiro jogo e, agora, Luiz Fernando e Alessandro: o trio não deu conta da criação e pode fazer com que Zé altere a forma de jogar para o clássico de sábado. A ver.


Botafogo
Lucas Emanuel quebra recorde e faz história em estreia pelo Botafogo
Há 6 horas
Botafogo
Joia do Botafogo, Pedro Pit brilha no Campeonato Brasileiro Sub-17
Há 10 horas
Botafogo
Lateral alcança marca histórica pelo Botafogo em partida contra o Santos
Há 10 horas
Botafogo
Lucas Emanuel mostra estrela em estreia no Botafogo; conheça a joia
Há 20 horas
Botafogo
Marçal elogia Léo Linck e jovens do Botafogo após vitória: 'Muita qualidade'
Há 22 horas
Botafogo
Franclim Carvalho elogia jovem do Botafogo, mas alerta: 'Não fez um bom jogo'
Há 1 diaMais LANCE!

Dê suas notas: Botafogo marca no fim e vence o Santos no Brasileirão

Botafogo marca no último lance e vence Santos pelo Brasileirão

Golaço de joia em Botafogo x Santos enlouquece torcida: 'Não conhecia'

Veja os gols da vitória do Botafogo sobre o Santos no Brasileirão

Gol perdido em Botafogo x Santos repercute: 'Não pode'

Botafogo está escalado com novidades para enfrentar o Santos; veja time

Botafogo tem desfalque e muitas novidades para duelo com o Santos; veja relacionados

Botafogo 4 x 3 Santos no Brasileirão 2006: vitória eletrizante em Cuca x Luxa

Botafogo volta ao Brasileirão visando novo momento e com missões importantes

Botafogo vence, mas Santos avança à semifinal do Brasileirão Sub-20

Danilo Caixeiro conclui transição e deixa a SAF do Botafogo após quatro anos

Botafogo derruba últimos transfer bans e está liberado para regularizar jogadores

Santos encerra preparação para duelo contra o Botafogo; veja relacionados





