Botafogo volta a Brasília depois de nove meses; relembre os últimos jogos do Alvinegro na Capital Federal
Desde que o Mané Garrincha foi reinaugurado para a Copa do Mundo de 2014, a equipe não foi derrotada por rivais do Rio de Janeiro e triunfou diante da dupla Fla-Flu

Depois de nove meses, o Botafogo volta a visitar Brasília e fará sua partida contra o Boavista, no próximo domingo, às 16h, no Estádio que leva o nome do maior ídolo de sua centenária e vitoriosa história: Mané Garrincha. O confronto é válido pela sétima rodada do Campeonato Carioca, e tem mando do clube de Saquarema. O duelo terá transmissão em tempo real no site do LANCE!.
+ Veja as novidades do Botafogo no mercado da bola
A Capital Federal é muito presente no imaginário social do torcedor e conta com uma base significativa de botafoguenses. Com isso, os comandados de Luís Castro terão a presença maciça da torcida alvinegra. O último jogo do clube na cidade traz excelentes recordações com um triunfo por 1 a 0, sobre o rival Flamengo, com gol do atacante Erison, que acertou com o São Paulo na última semana.
+ Próximos jogos do Botafogo: veja calendário com datas, horários e onde assistir às partidas
Na época, o português ainda iniciava seu trabalho à frente da equipe de General Severiano, mas já tinha em campo alguns dos reforços da temporada passada e que seguem no clube em 2023. Nomes como Tchê Tchê, Victor Sá, Lucas Fernandes e Gustavo Sauer estiveram na vitória, que marcou o primeiro clássico do comandante desde sua chegada para o projeto de John Textor na SAF.
+ Confira e simule a tabela do Campeonato Carioca
Cabe destacar que o Estádio foi inaugurado no dia 10 de março de 1974, situado no Distrito Federal com a capacidade de 45.200 pessoas. No entanto, a arena passou por uma reforma no período entre 2010 e 2013 para a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil e teve sua capacidade aumentada para 72.788 pessoas. Atualmente, o Mané Garrincha é o segundo maior estádio do Brasil e um dos maiores da América, atrás do Maracanã. A reinauguração aconteceu em 18 de maio de 2013 e a então presidente Dilma Rousseff deu o pontapé inicial.
A Arena foi palco do primeiro jogo da Copa das Confederações de 2013. A Seleção goleou o Japão com gols de Neymar, Paulinho e Jô. Na Copa do Mundo do ano seguinte, sete jogos foram realizados no Estádio, dois deles da Seleção. No triunfo sobre Camarões, por 4 a 1, ainda na primeira fase, e no revés para a Holanda, por 3 a 0, na disputa pelo terceiro lugar.
No último ano, o clube carioca também já havia atuado na Capital Federal pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O adversário foi o frágil Ceilândia-DF, que sucumbiu diante de uma equipe mais forte e tradicional no cenário nacional. Kanu estufou a rede em duas oportunidades, enquanto Lucas Piazón sacramentou a goleada por 3 a 0.
+ Marçal, do Botafogo, cita expectativa para atuar no Mané Garrincha: 'Leva o nome do nosso ídolo máximo'
Com o seu retorno à cidade em 2022, o Alvinegro não atuava no estádio há três anos. Isso porque, em 2019, a equipe mandou o seu jogo, válido pela sexta rodada do Brasileirão para Brasília, mas saiu de campo derrotada. O Palmeiras ficou com os três pontos com gol do zagueiro Gustavo Gómez, em cobrança de pênalti.
Antes disso, o Botafogo havia emendado quatro anos seguidos com partidas em Brasília. Em 2016. pela quinta rodada do Brasileirão, o time da estrela solitária foi derrotadao pelo Cruzeiro, com gol de Élber. Na temporada anterior, dois adversários do clube enviaram jogos da Série B no Estádio. No primeiro deles, um empate sem gols com o Atlético-GO, enquanto na partida seguinte, o time carioca bateu o ABC por 2 a 1. Roger Carvalho e Willian Arão estufaram a rede, e Erivélton descontou.
Em 2014, foram três jogos do Alvinegro na Capital Federal, com uma vitória, um empate e uma derrota. No clássico diante do Fluminense, Daniel e Pablo Zeballos deram à vitória à equipe, que era comandada por Vágner Mancini. Menos de um mês depois, o adversário foi o São Paulo, de Muricy Ramalho, e o revés por 4 a 2 aconteceu. Em dezembro, o time voltou à cidade para medir forças com o Atlético-MG, porém ficou no empate por 0 a 0.
+ Saída de Jeffinho acirra disputa por titularidade no Botafogo
Por fim, o time empatou com o Goiás por 1 a 1, em agosto de 2013, em sua primeira partida no Mané Garrincha, após a reforma para a Copa do Mundo. Dessa forma, o Botafogo levou a melhor contra clubes do mesmo estado em Brasília desde que a arena foi reinaugurada e derrotou a dupla Fla-Flu. Desta vez, o adversário será o Boavista, e os comandados de Luís Castro precisam vencer para encostar no líder.
PARTIDAS DO BOTAFOGO NO 'NOVO' MANÉ GARRINCHA:
2013 - Botafogo 1 x 1 Goiás - Brasileirão - 10/08
2014 - Botafogo 2 x 0 Fluminense - Brasileirão - 17/08
2014 - Botafogo 2 x 4 São Paulo - Brasileirão - 10/09
2014 - Botafogo 0 x 0 Atlético-MG - Brasileirão - 07/12
2015 - Atlético-GO 0 x 0 Botafogo - Série B - 23/05
2015 - ABC 1 x 2 Botafogo - Série B - 20/11
2016 - Botafogo 0 x 1 Cruzeiro - Brasileirão - 01/06
2019 - Botafogo 0 x 1 Palmeiras - Brasileirão - 25/05
2022 - Ceilândia 0 x 3 Botafogo - Copa do Brasil - 20/04
2022 - Flamengo 0 x 1 Botafogo - Brasileirão - 08/05

Botafogo
De saída para Portugal, goleiro Raul se despede do Botafogo
Há 7 horas
Futebol Internacional
John Textor contesta mudança societária em clube da Bélgica
Há 10 horas
Futebol Internacional
Chris Ramos elogia Oviedo após empréstimo pelo Botafogo
Há 10 horas
Botafogo
Botafogo define novo presidente do Conselho de Administração da SAF
Há 13 horas
Lancepédia
Por onde anda Valdeir 'The Flash', ex-atacante do Flamengo, Botafogo e São Paulo?
Há 2 dias
Fora de Campo
Igor Jesus chama atenção em Sporting x Nottingham Forest
Há 3 diasMais LANCE!

Oitavas da Sul-Americana estão definidas e garantem valor milionário aos clubes

Botafogo se reapresenta com novidades e mira mês cheio

Pri Back e Vanessinha projetam reta decisiva do Cruzeiro no Brasileirão Feminino

Ex-Botafogo e Vasco, meia recebe prêmio na Superliga Chinesa

Lucas Monzón realiza sonho no Botafogo e mira título em 2026

Chaveamento da Sul-Americana: Brasil tem cinco times nas oitavas

Por onde anda Schwenck, ex-atacante de Botafogo e Cruzeiro?

Botafogo recebe diploma de Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Rio

Danilo Pereira é apresentado pelo Botafogo e projeta passagem: 'Muito motivado'

Botafogo se manifesta após morte de ex-jogador do clube

Adversário do Botafogo na Sul-Americana é definido; veja

Quem era Tássio, ex-jogador do Botafogo que morreu em ventania no Rio?

Ex-atacante do Botafogo, Tássio morre aos 41 anos durante ventania no Rio



