Botafogo - torcida

Botafogo lotou o Nilton Santos nos jogos pelo Brasileirão e é o segundo melhor mandante (Vítor Silva/Botafogo)

LANCE!
01/06/2022
06:00
Rio de Janeiro (RJ)

O Botafogo só entra em campo daqui a seis dias, mas já tem a certeza de mais uma rodada do Brasileirão com casa cheia. Na última segunda-feira, o Alvinegro divulgou que 25 mil torcedores já adquiriram os ingressos para o jogo contra o Goiás, no Nilton Santos. Além de expressivo, o público estabelece um marco importante no início da competição: em quatro partidas como mandante (contando com próximo jogo), o clube ultrapassa o número de 100 mil torcedores em seu estádio, algo inédito na era dos pontos corridos.

Na preparação para o duelo, a diretoria alvinegra lançou a campanha #Bota40mil, que convocou a torcida para lotar o Nilton Santos e atingir um número que até agora não aconteceu. Em boa fase, o time ajudou a empolgar os torcedores, que rapidamente retiraram 25 mil ingressos. O Botafogo também fez promoções especiais para os sócios que desejarem levar acompanhantes.

+ LANCE! faz balanço dos reforços do Botafogo; time chega a dez jogos com a comissão de Luís Castro

A partida ainda não aconteceu e há ingressos disponíveis, mas o Botafogo já acumula 120,248 botafoguenses presentes nos duelos do Brasileirão em casa. Até a partida contra o Fortaleza, a última no Nilton Santos, o Alvinegro acumulava 95,248 presentes no estádio. 

Veja a classificação da Série A do Brasileirão

A média de 31,749 torcedores por jogo no começo da competição é impressionante apenas por si, mas chama ainda mais atenção se comparada à era pré-SAF. Nos últimos 10 anos, o Botafogo teve a sua maior média de público em 2013, com 11,133 alvinegros por jogo. Naquele ano, encerrou os 19 jogos em casa com 308,772 presentes no total. Em 2017, quando o Glorioso estava também em boa fase e também disputava a Libertadores, a média foi de 11,622 e o total de 220,811. Os dados são do site "Transfermarkt".

Os números acompanham a mudança sem precedentes na administração do Botafogo. Com alto investimento, o clube se reconstrói ao mesmo passo em que a torcida abraça o projeto. Atualmente, o clube é o segundo melhor mandante do Brasileirão, atrás apenas do Flamengo. Em junho, o time terá no mínimo quatro jogos em casa, e a oportunidade de seguir embalando a torcida no caminho de uma nova realidade. 

Veja o público presente nos jogos em casa do Brasileirão

BOTAFOGO 3 x 1 FORTALEZA (15 de maio)
23.616 presentes

BOTAFOGO 1 x 1 JUVENTUDE (1º de maio)
34.734 presentes

BOTAFOGO 1 x 3 CORINTHIANS (10 de abril)
36.898 presentes