LANCE!
09/07/2016
10:00
São Paulo (SP)

O Corinthians adquiriu um novo e moderno equipamento para auxiliar o preparador Mauri Lima na programação de treinos dos goleiros de seu elenco. A máquina chamada Footsharp foi utilizada pela primeira vez em campo durante a atividade da última quarta-feira, e seu uso deve virar rotina no CT Joaquim Grava a partir das próximas semanas, já que desenvolve a rapidez de reações por meio de um sistema sensorial, e ainda potencializa o trabalho com os pés.

O "brinquedo novo" dos goleiros do Timão funciona em duas etapas: a primeira é a chamada "reação motora simples". O objetivo, neste caso, é que o jogador reaja o mais rápido possível a um estímulo luminoso, apagando uma luz que se acende diante de uma bola com os pés e mãos. A outra etapa do uso da máquina é a "reação discriminatória": além da luz, o objetivo é que o jogador tome a decisão mais correta, tocando a bola com a mão direita se a luz for azul e com a mão esquerda se o estímulo luminoso for na cor vermelha. Se a luz for amarela, é necessário apagar com os pés.

Em linhas gerais, a Footsharp melhora a resistência do jogador e testa sua capacidade de reagir rapidamente aos movimentos, além de potencializar o trabalho com os pés. Após cada sessão, a performance do goleiro tem um valor, uma nota, e este número é monitorado pelo Laboratório Corinthians R9, no CT Joaquim Grava. Segundo o Corinthians, o novo equipamento visa "trabalhar o lado cognitivo do jogador, que é a reação, a reatividade, a agilidade e a percepção".

Além de sua utilidade no treinamento específico de goleiros, a máquina também ajuda na recuperação de atletas lesionados, pois mede tempo de reação, ação muscular, força e potência.

Hoje o Corinthians conta com quatro goleiros em seu elenco profissional: Cássio, o titular, além de Walter, Matheus Vidotto e Caique França. Jogadores das categorias de base, com Filipe e Ravi, também costumam participar os treinamentos.