O sistema para o desafio eletrônico

O sistema para o desafio eletrônico (Divulgação)

Web Vôlei
11/02/2019
19:00
São Paulo

Na reunião do Conselho de Eventos Esportivos da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), em Lausanne, na Suíça, foram anunciadas algumas novidades para 2019.

A entidade anunciou que contará com o árbitro de vídeo (também conhecido como desafio, VAR, challenge ou vídeocheck) em todas as principais competições. E uma nova situação será analisada pelas câmeras: a partir dessa temporada a tecnologia vai ser utilizada para determinar se houve quatro toques em uma mesma jogada.

Cada árbitro participará de um webinar para garantir que uma padronização nas ações

- A tecnologia será cada vez mais usada para que o vôlei possa evoluir. Venho dizendo que nada mais justo do que deixar que o talento dos jogadores decida as partidas. A expansão do desafio pode garantir ainda mais essa ideia - disse Ary Graça, presidente da FIVB.

Nos próximos dias, a entidade deverá confirmar outras novidades sobre o calendário no período que antecede os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Membros do Conselho e o presidente da FIVB Ary Graça se juntaram aos presidentes das Confederações Continentais para a análise de uma série de eventos programados para os próximos 18 meses, incluindo a Liga das Nações e a Copa do Mundo.

Outro item importante incluído na agenda foi o atual sistema do ranking mundial.