Minas x Eczacibasi - vôlei mundial de clubes

Minas vence e se garante na final do Mundial de Clubes (Foto: Divulgação/FIVB)

LANCE!
08/12/2018
12:32
Shaoxing (CHI)

A final brasileira que todos esperavam não aconteceu no Mundial de Clubes de vôlei feminino. Neste sábado, Minas e Praia Clube lutaram para fazer embate na decisão, porém apenas uma equipe saiu satisfeita. O Minas venceu de forma dramática o Eczacibasi no tie-break o Eczacibasi por 3 sets a 2, com as parciais de 22/25, 26/24, 25/13, 23/25 e 15/12. Do outra o lado, o Praia foi superado pelo Vakifbank por 3 a 1, com as parciais de 25-21, 25-21. 22-25 e 25-18, em Shaoxing, na China. 

Com o resultado, o Minas decide o título mundial neste domingo, às 10h (horário de Brasília), contra o Vakifbank. O Praia Clube, por sua vez, encara o Eczacibasi na disputa do terceiro lugar neste domingo, às 7h (horário de Brasília). 

MINAS 3x2 ECZACIBASI

O primeiro set teve pouquíssimos erros dos dois lados. O Eczacibasi começou em vantagem, sempre à frente do Minas na contagem, que chegou a ter cinco pontos de diferença. No segundo set, o Minas teve a mesma qualidade de defesa do Eczacibasi, só faltava tranquilidade nos ataques. Em diante, a disputa foi ponto a ponto. A equipe turca teve o set point com 24 x 19, mas as brasileiras conseguiram uma virada.

O Minas abriu quatro pontos de vantagem logo no início do terceiro set, e essa diferença chegou a ser de dez pontos para as brasileiras. A equipe mineira foi avassaladora, com um volume de jogo do muito alto, surpreendendo a equipe adversária. Na sequência, a ansiedade do Minas em quadra ficou evidente no quarto set, e as brasileiras deixaram o Eczacibasi encostar na contagem e empatar a parcial

No tie-break, muito equilíbrio. Mesmo com diversos empates e com uma disputa ponto a ponto, o Minas conseguiu vencer o Eczacibase pela última parcial de 15 x 12. 

Nesta temporada, o Minas voltou a participar do maior torneio de clubes após 26 anos. Em 1992, ano da última aparição, ficou com o vice-campeonato depois de perder para o italiano Olimpia Teodora. Na fase de grupos de 2018, o clube brasileiro teve uma estreia complicada contra o Volero Le Cannet, da França: vitória suada por 3 sets a 2. O adversário seguinte era o Zhejiang Jiaxing, representante chinês no torneio. O triunfo por 3 sets a 1 garantiu o Minas na semifinal do torneio.

Vakifbank 3x1 Praia Clube

Praia Clube no Mundial de vôlei
Praia para na semifinal do Mundial de Clubes de vôlei  (Foto: Divulgação/FIVB)

No primeiro set, a equipe de Istambul aplicou uma boa marcação na Fawcet e soube aproveitar as falhas da brasileiras, principalmente na recepção e conquistar a vitória parcial. No segundo set, as brasileiras tiveram um começo apagado, e a diferença no placar aumentou cada vez. Porém, a parada técnica pedida por Paulo Coco deu resultado e jogo ficou parelho. Contudo, as turcas conseguiram fechar a parcial com triunfo. O sonho de chegar a grande decisão ficou ainda mais longe para o Praia Clube.

As esperanças pareciam voltar com um bom início ao abrir três pontos de vantagem. Além disso, o aproveitamentos nos saques melhorou consideravelmente. Ao longo, o desafio foi manter a vantagem e frear o ímpeto das adversárias. No fim, as brasileiras obtiveram erros, mas diminuíram a diferença na parcial.

As mineiras queriam forçar o tie-break de qualquer maneira. Os primeiros minutos do quarto set foram bem equilibrados, ponto a ponto. Mas a equipe de Paulo Coco emplacou uma arrancada. Contudo, as brasileiras abaixaram a guarda nos minutos e a virada do time de Istambul foi questão de tempo. Assim, o sonho acabou após erro no bloqueio de Fernanda Garay.