Joel Silva
• Publicada em 26/04/2023 - 00:13 • Rio de Janeiro (RJ)
• Atualizada em 26/04/2023 - 11:20
Joel Silva
• Publicada em 26/04/2023 - 00:13 • Rio de Janeiro (RJ)
• Atualizada em 26/04/2023 - 11:20
A renovação do Termo de Concessão de Uso (TPU) do Maracanã para Flamengo e Fluminense será oficializada nesta quarta-feira, através de publicação no Diário Oficial do Governo do Estado. A dupla terá a administração do estádio por mais seis meses, contrariando a expectativa do Vasco, que buscou participar mais uma vez do processo de concessão provisória. O clube não jogou a toalha e ainda espera reverter o cenário na Justiça.
O Vasco tem em curso um pedido de mandado de segurança para que seja feito um chamamento público pela cessão temporária do Maracanã. O processo foi julgado inicialmente na 9ª Vara de Fazenda Pública. O juiz titular Marcello Alvarenga Leite declinou de competência para julgar a ação, que foi redistribuída para a 6ª Câmara de Direito Público. O clube afirma que tem a melhor proposta para administrar o estádio, mas não teve a oportunidade de apresentar.
+ Entrosamento no meio-campo do Vasco apresenta evolução, e time ganha mais opções
Sobre gestão em si, o Vasco fechou parceria com a Legends, referência internacional em gestões de grandes arenas, tendo em seu portifólio o Santiago Bernabeu, estádio do Real Madrid e o Etihad Stadium, do Manchester City. A empresa também está presente em outros esportes, como basquete, sendo a gestora do TD Garden, ginásio do Boston Celtics, da NBA, o do Levi’s Stadium, do San Francisco 49ers, da NFL (Futebol Americano). Além da Legends, o Vasco também tem como parceiro a WTorre, que faz a gestão e a operação do Allianz Parque.
No aspecto financeiro, o Vasco garante que a proposta também será muito mais lucrativa para o Governo do Estado. O Cruz-Maltino se propõe a pagar um valor pelo Maracanã, não somente arcar com os custos de manutenção do estádio.
Caso o Vasco não consiga reverter a renovação do TPU, a sétima em favor do Flamengo, o clube terá que esperar o processo de licitação do Maracanã, que está suspenso desde outubro, após o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontar 14 irregularidades. Em nota, a Casa Civil afirmou que o processo de concessão do estádio seja retomado em até 40 dias.
"O Governo do Estado está finalizando as justificativas e alterações sobre o processo de concessão do Maracanã, que está sob análise do TCE. O material será entregue até o próximo dia 29, quando termina o prazo concedido pelo tribunal. Após esta etapa, o processo passará por nova análise do corpo técnico do TCE e também do Ministério Público do Tribunal. A expectativa é que o julgamento seja favorável aos ajustes e a licitação seja retomada dentro de 40 dias".
E mais:
Flamengo e Fluminense assinam renovação de Termo de Permissão de Uso do Maracanã
Vasco renova contrato de Marlon Gomes até 2026
Diretor da SAF do Botafogo ironiza declarações do presidente do Fluminense sobre Nilton Santos
Com gols de reforços, Vasco vence jogo-treino contra o Sampaio Corrêa-RJ
Vasco pode ter até quatro novidades para o jogo contra o Bahia
Vasco inicia a venda de ingressos para o jogo contra o Bahia