Vasco inicia semana decisiva no aguardo pela proposta vinculante da 777 Partners

Prazo estipulado no memorando de entendimentos, assinado em fevereiro pelo presidente Jorge Salgado e pela empresa norte-americana, se encerra na próxima terça-feira (21)

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners - CT do Vasco
Dirigente do Vasco, Carlos Osório conversa com representantes da 777 Partners (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Escrito por

Após um final de semana cheio de expectativa pela proposta da 777 Partners, se inicia outra semana decisiva para os rumos do futebol vascaíno. Isso porque o prazo acordado no memorando de entendimentos se encerra nesta terça-feira. Caso a oferta não chegue a tempo, os americanos não terão mais exclusividade na compra da Sociedade Anômina do Futebol (SAF) do Vasco.

+ Veja a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

Os prazos estão apertados e as partes correm contra o tempo para que os documentos cheguem o quanto antes ao Cruz-Maltino. Mas, afinal, qual a urgência e ansiedade pela demanda? O LANCE! detalha todo o processo. Confira!

PROPOSTA VINCULANTE

Com a chegada da proposta para a compra do futebol do Vasco, a Comissão Especial do Conselho Deliberativo, formada por um grupo de 15 membro, presidida por Roberto Duque Estrada, 2º vice-presidente geral, emitirá um parecer favorável ou não à venda de 70% do Gigante da Colina ao grupo estadunidense.

Cabe destacar que os conselheiros terão 15 dias, prorrogáveis por mais 10, se necessário, para encaminharem o parecer ao Conselho. Ou seja, este processo pode durar cerca de 25 dias.

Além disso, o presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho, vai precisar da junta deliberativa para checar a situação dos sócios e fechar a lista de aptos a votar. A partir daí, começa a contar um prazo de cinco dias para impugnação, somando-se mais dois para a análise das mesmas. Porém, este procedimento ocorre no momento da chegada da proposta vinculante e deve terminar antes do parecer da Comissão.

+ Mais de 60 mil espectadores em Vasco x Cruzeiro: saiba os 20 maiores públicos do Brasil em 2022


CONSELHO DELIBERATIVO
A oferta para a compra da SAF do Cruz-Maltino será levada para uma nova reunião, a exemplo da que aprovou a inclusão da mecanismo no estatuto vascaíno.

Vale lembrar que o Conselho Deliberativo será convocado em cinco dias e, desta vez, os membros votarão se são favoráveis, ou não, ao parecer emitido pela comissão. 

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)
​Em 10 dias, uma nova Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será convocada para que os sócios estatutários do Vasco decidam se a 777 Partners será a detentora de 70% do futebol do clube.

Mesmo com a não aprovação por parte do Conselho Deliberativo, a AGE será convocada, e os vascaínos que vão decidir o futuro do Gigante da Colina.

JANELA DE TRANSFERÊNCIAS
A janela de transferências do meio do ano começa no dia 18 de julho e fecha no dia 15 de agosto. Portanto, falta menos de um mês para sua abertura.

A tendência é que todos os procedimentos estejam concluídos já com o mercado aberto, fato que gera grande apreensão nos vascaínos, que anseiam por reforços para qualificar o elenco comandado por Maurício Souza e alcançar o objetivo do acesso à Série A do Brasileiro.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter