Ex-diretores do Vasco usaram ingressos destinados a torcedores para camarote na Sapucaí
Contrapartida de um contrato com empresa de turismo, os convites seriam para o Sócio Torcedor

O Lance! apurou com exclusividade que ex-integrantes das diretorias do Vasco e da VascoSAF utilizaram, para fins pessoais, ingressos destinados pelo clube a ações de relacionamento e ao programa de fidelidade do sócio-torcedor para acompanhar os desfiles das escolas de samba no Carnaval de 2025, em um camarote na Marquês de Sapucaí.
➡️ Bastidores: Colidio surpreende Pedro Emanuel nos primeiros treinos com o Vasco
Firmado no início de 2025 entre a VascoSAF e uma empresa do setor de turismo, o contrato previa que a agência comprasse ingressos pelo preço integral para revendê-los dentro de pacotes turísticos.
Um dos detalhes mais incomuns da negociação foi a pressa. A assinatura saiu em ritmo acelerado às vésperas do Carnaval, e o prazo que ditou a urgência era a data-limite para emissão dos ingressos do camarote na Sapucaí, os mesmos que acabariam nas mãos dos dirigentes.
Como parte da negociação, o clube recebeu ingressos para um camarote na Sapucaí durante os desfiles de 2025. A previsão inicial era utilizar uma parte menor das entradas em ações de relacionamento e destinar o restante aos sócios-torcedores, que poderiam resgatá-las por meio de pontos acumulados no programa de fidelidade do Vasco.
➡️ Fenerbahçe avança por Lukaku e pode destravar reforço para o Vasco
Segundo apuração do Lance!, entretanto, parte dos convites acabou sendo utilizada por integrantes das administrações do clube, inclusive para fins pessoais, e nenhum foi disponibilizado para o programa de Sócio Torcedor.
Entre os nomes que utilizaram os ingressos e compareceram ao desfile estão Felipe Carregal, então vice-presidente Jurídico do Club de Regatas Vasco da Gama, e Silvio Almeida, que ocupava a vice-presidência Financeira do clube. Almeida, inclusive, teria levado sua esposa como acompanhante. Os dois também integravam o Conselho de Governança, Integridade e Compliance da associação.
Também utilizou ingressos Bianca Reis, que à época ocupava o cargo de Diretora Jurídica e responsável pela Governança e Compliance da VascoSAF. Segundo a apuração, ela levou amigas como acompanhantes. Felipe Elias, atual conselheiro da VascoSAF também solicitou um par de ingressos. Um membro do Conselho Fiscal do Vasco, que fazia parte do colegiado à época, também utilizou uma entrada destinada à VascoSAF.
➡️ Vasco x Olimpia: onde assistir e prováveis escalações do jogo pela Sul-Americana
Ex-dirigentes deixaram cargos no Vasco
Felipe Carregal e Silvio Almeida foram exonerados da diretoria e do Conselho de Governança, Integridade e Compliance do associativo pelo presidente Pedrinho, que havia sido afastado da VascoSAF por decisão liminar da Justiça. Já Bianca Reis deixou a VascoSAF em julho deste ano, com o encerramento antecipado de seu contrato.

Os nomes dos três ex-dirigentes também apareceram recentemente em declarações de José Lamacchia, pai do investidor Marcos Lamacchia, que negocia a compra da SAF do Vasco. José também é avalista da operação. Em entrevista ao jornalista Lucas Pedrosa, José Lamacchia afirmou que Felipe Carregal teria procurado o grupo interessado na aquisição da SAF para solicitar cargos para ele próprio e para Bianca Reis em uma eventual nova estrutura da empresa.
- O Carregal pediu (cargo). Não só pra ele, mas também para a Bianca (Reis, diretora jurídica da Vasco SAF). Outro que ligou hoje querendo mudar o contrato foi o tal do Silvio (Almeida, VP de finanças exonerado pelo presidente Pedrinho). Não vamos mudar contrato nenhum. A torcida precisa saber quem vai falir o Vasco - afirmou José Lamacchia.

📲 Tudo sobre o Gigante agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Vasco
O Lance! procurou Felipe Carregal, Bianca Reis, Felipe Elias e Silvio Almeida para que eles se manifestassem sobre a utilização dos ingressos e os fatos relatados nesta reportagem. Os dois primeiros não responderam até a publicação da matéria. Felipe Elias preferiu não se manifestar, mas ressaltou que não compareceu ao desfile. Já Silvio Almeida enviou a seguinte manifestação:
"Sempre fui favorável à venda desde o momento em que o CRVG retomou o controle da SAF. Essa sempre foi a minha convicção, amplamente registrada em diversas atas de reuniões e por várias testemunhas. Além disso, sempre defendi que este investidor representava a melhor opção dentre todos aqueles com os quais mantivemos tratativas.
Nunca tive qualquer contato com membros da família Lamacchia, tampouco com qualquer assessor que os representasse. Existe algum equívoco que precisa ser esclarecido. Eu sequer possuo o contato telefônico de qualquer um deles. Me mantive informado sobre o andamento das negociações exclusivamente por meio da G5 Partners, advisor contratado para conduzir o processo, até o momento em que foi retirada da negociação, que passou a ser conduzida exclusivamente pelos indicados pelo presidente.
Os ingressos para os camarotes foram oferecidos pelo então CEO da SAF Carlos Amodeo, em um grupo de mensagens integrado pelos conselheiros da SAF, assessores do presidente e alguns VPs do CRVG, além do próprio presidente, que sempre foi participativo na troca de mensagens.
Foi informado expressamente tratar-se de ingressos para uso do CRVG e que não faziam parte de qualquer ação com sócios.
Inclusive, o primeiro par de ingressos foi solicitado por um dos conselheiros da SAF.
Ninguém pediu qualquer ingresso para benefício próprio, eles foram oferecidos ao grupo da forma mais transparente possível, com a ciência do presidente."
O Lance! também procurou o Club de Regatas Vasco da Gama e a VascoSAF para esclarecimentos sobre o contrato com a empresa de turismo, a destinação dos ingressos para o camarote e a utilização das entradas por integrantes das administrações.
O clube associativo enviou a seguinte manifestação:
"A diretoria do Vasco foi surpreendida com a denúncia de desvio de finalidade dos ingressos do Carnaval. Chama atenção que os denunciados sejam os mesmos que elaboraram e apoiaram o relatório de falta de governança que serviu de base para a ação da 777. Se comprovada, a denúncia mostra que quem cobrava governança do clube foi quem descumpriu os princípios de conduta. Foi esse mesmo relatório que afastou o presidente Pedrinho e os conselheiros da SAF Christiano Campos e Felipe Elias, justamente os três que não foram ao camarote. O clube segue acompanhando o caso e vai colaborar com o esclarecimento dos fatos."
Já a VascoSAF preferiu não se manifestar neste momento.
Para acompanhar as notícias do Vasco, acompanhe o Lance! Todas as informações e acontecimentos atualizados em tempo real.
Tudo sobre

Vasco
Venda de 90% da SAF do Vasco recebe sinal positivo; entenda
Há 1 hora
Vasco
Bastidores: Colidio surpreende Pedro Emanuel nos primeiros treinos com o Vasco
Há 8 horas
Vasco
Vasco anuncia contratação de Santiago Sosa até 2029
Há 17 horas
Vasco
Fenerbahçe acerta com Lukaku e pode destravar reforço para o Vasco
Há 21 horas
Vasco
Brenner vai desfalcar o Vasco por cerca de quatro meses
Há 23 horas
Onde Assistir
Vasco x Olimpia: onde assistir e prováveis escalações do jogo pela Sul-Americana
Há 1 diaMais LANCE!

Por que grandes clubes escolhem marcas que investem em inovação nacional?

Lukaku foi alvo do Vasco antes de encaminhar ida para novo clube; saiba detalhes

Maracanã x São Januário: retrospecto aponta onde o Vasco tem melhor desempenho

Brenner tem lesão confirmada e desfalca o Vasco por 45 dias

CBF divulga datas e horários dos jogos de quartas de final da Copa do Brasil

Vasco anuncia contratação de Facundo Colidio

Oitavas de final da Sul-Americana: confrontos, retrospectos e mais

Estudo aponta aumento de agressões contra mulheres em dias de jogos de futebol

Pedrinho comenta interesse do Vasco por Brian Rodríguez e Yeboah

Pedrinho alfineta Bap, presidente do Flamengo: 'Paixão louca'

Pedrinho abre o jogo sobre reforços, SAF e finanças do Vasco

ANÁLISE – Copa do Brasil terá uma final em jogo único e três em ida e volta
