menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Nadal despacha Del Potro e vai à final de Indian Wells

Faixa da torcida do Corinthians em apoio ao Japão (Foto: Felipe Bolguese)
imagem cameraFaixa da torcida do Corinthians em apoio ao Japão (Foto: Felipe Bolguese)
Dia 28/10/2015
06:07

  • Matéria
  • Mais Notícias

Rafael Nadal, número 1 do mundo, se livrou de um início ruim e superou as pancadas de Juan Martin del Potro, ex-top 4 e atual 90º do mundo, para vencer o rival pela primeira vez após três derrotas seguidas e se classificar à final do Masters 1000 de Indian Wells (Estados Unidos).

O natural de Manacor precisou de 1h51min para vencer jogo apertado diante do argentino de Tandil por 2 sets a 0 com um duplo 6-4 em duelo onde chegou a estar atrás na primeira etapa por 1-4.

Nadal, que agora lidera os encontros diante do sul-americano por 5 a 3, havia perdido os jogos do Masters de Miami (quartas), Montreal e US Open (semis) em 2009, diante do campeão do Aberto dos Estados Unidos naquele ano. Todavia o argentino passou por uma cirurgia no punho, ficou quase todo 2010 parado e ainda segue sem vencer um top 10 no retorno. Mesmo assim já faturou um ATP 250, em Delray Beach (EUA), e fez três semifinais que o vão levar para perto do top 50 após despencar pro 485º lugar em janeiro.

Nadal, por sua vez, disputa neste domingo às 17h, sua primeira final no ano, a terceira na Califórnia onde foi o campeão em 2007 e 2009, contraRoger Federer ou Novak Djokovic. Rafa corre atrás de seu 44º título, o que seria o 19º Masters 1000 (é o recordista na categoria de torneios que só perdem pros Grand Slams).

O JOGO

Nadal começou o set muito irregular cometendo nove erros não-forçados somente nos três primeiros games. Resultado: Del Potro abriu 3-0 sem muito esforço. A partir do sexto game o espanhol começou a sentir mais a bola, varios no fundo com slices, golpes mais altos sem ansiedade e forçou o erro do argentino. A mudança deu certo, com uma passada ele devolveu a quebra, igualou em 4-4 e conseguiu outra para fazer 5-4. Del Potro então teve 0-30, mas Nadal sesafou com bons pontos e fechou no saque por 6-4 em 56 minutos. Foram 14 erros e 11 winners de Nadal e apenas 3 winners contra o mesmo número de equívocos do argentino.

Na segunda etapa Delpo atacou bastante mudando um pouco do que havia sido em boa parte do primeiro e chegou a ter duplo break no quinto game, mas Nadal sacou bem no primeiro break e no segundo levou um winner. Em seguida Nadal foi pra cima e com passada quebrou para abrir 4-2. O jogo ficou com nível mais alto, os dois jogadores aplicando mais bolas vencedoras do que erros, e Nadal comandou no fundo diante de um oponente mais ofegante. Bastou manter o serviço para fechar por 6-4. Foram nove winners e seis erros de Nadal contra 12 bolas vencedoras e nove equívocos de Juan Martin.

  • Matéria
  • Mais Notícias