Guarani completa 101 anos, nesta segunda, em boa fase
- Matéria
- Mais Notícias
Único time do interior do país a conquistar o título do Campeonato Brasileiro, o Guarani completa 101 anos de história nesta segunda-feira, 2 de abril. A equipe comandada pelo técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, garantiu vaga a fase final do Paulistão Chevrolet três rodadas de antecedência e comemora a boa fase. Além de chegar com boas condições de se classificar às oitavas de final da Copa do Brasil, diante do Botafogo.
Na 6ª posição do Estadual com 33 pontos, o Bugre agora almeja outro objetivo. A equipe campineira quer se garantir entre os quatro primeiros da competição. Para ter vantagem de jogar em casa. E no próximo domingo, às 16h, no Estádio Brinco de Ouro, o Guarani recebe o Palmeiras, que está justamente na quarta colocação com dois pontos a mais que o Guarani.
A partida está sendo encarada como uma verdadeira final antecipada pelos bugrinos, que podem ultrapassar o rival da capital com uma simples vitória, a 11ª no Paulista. O Alviverde campineiro ainda pega o Botafogo de Ribeirão Preto, na última rodada, fora de casa.
O time desacreditado do início do ano deu uma resposta à própria torcida e aos críticos que desconfiavam do elenco montado às pressas pela nova direção. Uma parte dos salários de jogadores que disputaram a Série B, em 2011, ainda não foram pagos.
Mas nesta temporada, o presidente Marcelo Mingone conseguiu com investidores garantir os pagamentos em dia. No mês de fevereiro, por exemplo, os atletas receberam antes do acordo firmado com o elenco.
Segundo Mingone, o clube vai quitar os atrasados com a cota de televisão para os direitos do Brasileirão da Série B deste ano. Estima-se que o Guarani receba cerca de R$ 10 milhões pelo campeonato. Um valor bem superior ao recebido no ano passado: R$ 1,8 milhão.
Copa do Brasil
A partir desta quarta-feira, às 21h50, no Brinco de Ouro, o Guarani disputa vaga na fase de oitavas de final contra o Botafogo. O duelo decisivo será no Engenhão, no dia 18 de abril. O confronto diante da Estrela Solitária evidencia a boa fase bugrina na temporada.
O Bugre tenta quebrar um tabu de nunca ter se classificado às quartas de final da Copa do Brasil. Outro tabu é o de parar sempre nas equipes de grande expressão, como o Internacional, pela segunda fase em 2009, e o Santos, há duas temporadas, nas oitavas.
Confira o desempenho do Bugre na Copa do Brasil
Em 2011 – eliminado na 2ª fase pelo Horizonte (CE)
Em 2010 – eliminado nas oitavas diante do Santos (campeão)
Em 2009 – eliminado na 2ª pelo Internacional (RS)
Em 2008 – eliminado na 1ª fase pelo Chapecoense (SC)
Em 2007 – eliminado 1ª fase Atlético-GO
Em 2006 – eliminado nas oitavas contra o Flamengo
Em 2005 – eliminado na 2ª fase pelo Santa Cruz (PE)
Em 2004 - eliminado nas oitavas por Santo André (SP)
Em 2003 – eliminado na 2ª fase pelo Vila Nova (GO)
Em 2002 – eliminado na 2ª fase pelo Paraná
Em 2001 – eliminado na 2ª fase pelo Atlético-PR
Em 2000 – eliminado na 2ª fase pelo Flamengo
Em 1999 – eliminado nas oitavas pelo Internacional
Em 1989 – eliminado nas oitavas pelo Sport (PE)
Principais títulos do Bugre em 101 anos de história
Campeonato Brasileiro – 1978
Campeonato Brasileiro Série B – 1981
Campeonato Paulista A2 – 1949
Copa São Paulo Futebol Júnior - 1994
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias