Equipes baianas têm as marcas mais valiosas do nordeste
- Matéria
- Mais Notícias
O estudo realizado pelo BDO (empresa de consultoria e auditoria) com o objetivo de avaliar as 17 marcas mais valiosas do mercado futebolístico brasileiro apontou o Esporte Clube Bahia e o Vitória Esporte Clube como as marcas mais valiosas do Nordeste. Para analisar as marcas a consultoria utilizou inúmeras variáveis, sendo as principais: dados financeiros do clube, perfil e hábitos dos torcedores, dados de marketing esportivo além de informações econômicas e sócias dos mercados nacionais e locais.
O ranking que é divulgado desde 2009 contou com a inclusão de seis novas equipes nesse ano, sendo duas da região Sudeste (Ponte Preta e Portuguesa), duas do Sul (Figueirense e Avaí), uma do Centro Oeste (Goiás) e uma do Nordeste (Náutico). A surpresa nesse ano ficou por conta da inclusão de uma equipe do Centro Oeste no ranking. O Goiás é a primeira equipe da região a figurar na lista. Os clubes do Sudeste ocuparam as melhores colocações com equipes figurando entre as quatro primeiras posições. Contra partida as equipes do Nordeste e Centro Oeste ocuparam as piores colocações. A região norte não tem representantes no ranking.
O estudo constatou que houve um aumento de mais três bilhões de reais em relação ao ano anterior, quando a pesquisa analisou o valor das 17 marcas mais valiosas do futebol brasileiro. Entre os fatores apontados para esse crescimento exponencial está o desenvolvimento no ambiente de negócios do futebol brasileiro, a melhora de marketing dos clubes e a evolução econômica e social do brasil.
Representantes do Nordeste
O Esporte Clube Bahia é a marca mais forte do Nordeste, ocupando a 15º posição no ranking nacional, tendo sua marca avaliada em 66, 3 milhões. O Tricolor teve uma evolução de 17% em relação ao ano anterior, quando sua marca valia 55 milhões. O Vitória Esporte Clube é a segunda marca mais valiosa da região, sendo avaliada em 44,9%. Com um crescimento de 5% em comparação com o ano anterior, quando valia 42,3 milhões. Porém, com a inclusão de seis novas equipes no ranking o rubro negro caiu duas colocações, passando de 16º, para 18º colocado.
Na pesquisa há também outras duas equipes da região, o Sport e o Náutico. O Sport Clube do Recife teve sua marca desvaloriza em comparação com o ano anterior. A equipe que era avaliada em 41,9 milhões, ocupando a 17º colocação no ano anterior, sofreu perda de 400 mil. E atualmente está avaliada em 41,5, descendo para a 19º posição no ranking. Já o Clube Náutico do Capibaribe figura pela primeira vez no ranking. O Náutico ocupa 20º colocação com um crescimento de 19% em relação ano anterior, quando teve sua marca estimada em 30,8 milhões.
O Crescimento dos valores está associado principalmente a cotas de Tv, patrocínio e bilheteria. Para se ter ideia, as cotas de Tv representa hoje mais de 20% da receita de cada clube. A cota de televisão paga ao Corinthians (líder do estudo) está no valor de 114 milhões. Ou seja, o valor é superior às marcas do Bahia e do Vitória juntas. A pesquisa aponta ainda o caminho que os clubes devem seguir para manter a marca forte e em crescimento no mercado:
- Muito diferente das empresas, que precisam incessantemente buscar novos consumidores de seus concorrentes, os clubes de futebol tem milhões de torcedores fiéis. O grande desafio para as marcas é conseguir converter esses milhões de torcedores em consumidores ativos e motivados - disse.
E MAIS:
> Cristóvão pede paciência com Anderson Talisca
>Gabriel é titular, marca, e Santos encerra jejum no Brasileirão
Manter os consumidores motivados, essa é o principal desafio das equipes fora do eixo Rio-São Paulo que lidam com escassez de títulos de relevância nacional e com a expansão de outras torcidas em seus territórios. O Bahia atualmente tem a maior torcida do Norte e Nordeste. Mas a escassez de títulos relevantes tem feito com que a equipe perca cada vez mais espaço para as equipes do sudeste que avançam principalmente sobre o público mais jovem. Hoje é notável no nordeste a forte presença de torcedores de equipes do sudeste, a exemplo de Corinthians e Flamengo, líder e vice-líder na pesquisa. Fato que é notado também na região norte do país, onde o Flamengo tem a maior torcida segundo pesquisa da Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento esportivo.
Hegemonia do sudeste e monopólio do Corinthians
A região sudeste foi a que mais cresceu nos últimos anos. Com maiores valores investidos em patrocínios, cotas de tv e números de sócios os clubes da região ocupam as melhores colocações e valorizam suas marcas em mais de 10% ao ano. Enquanto as equipes do nordeste oscilam entre valorização e desvalorização de suas marcas. A exemplo do Bahia que valorizou em 17% enquanto o Sport desvalorizou cerca de 2%.
O Corinthians é o líder do ranking desde 2010 e vem crescendo mais de 20% ao ano desde 2004. O clube está avaliado atualmente em 1,1 bilhão de reais. A única equipe brasileira na casa do bilhão tem mostrado que os investimentos e patrocínio têm surtido efeito dentro e fora de campo. O número de sócios cresceu e o clube já encosta no atual líder no número de associados que é O Internacional de Porto Alegre. Além de ter faturado os principais torneios que disputou no ano de 2012, sendo eles a Libertadores da América e Mundial de Clubes da FIFA.
- Matéria
- Mais Notícias