Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Djokovic acaba com reinado de Federer e Nadal

Cacá recebe camisa de marquinho (Foto: Duda Bairros/ Vicar)
Cacá recebe camisa de marquinho (Foto: Duda Bairros/ Vicar)

Exatos sete anos e cinco meses que durou o Reinado de Roger Federer e Rafael Nadal no ranking. Desde fevereiro de 2004 que ninguém tirava os dois do topo da tabela da Associação dos Tenistas Profissionais que antes era liderada pelo americano Andy Roddick.

O sérvio Novak Djokovic é o nome da fera que desbancará na próxima segunda-feira o suíço (que ficou 285 semanas no topo) e o espanhol (que ficou 102). Ele conquistou vaga na final de Wimbledon ao bater o francês Jo-Wilfried Tsonga e garantiu a soma de pelo menos 480 pontos (1200 da final menos 720 da semi em 2010). Djokovic irá no mínimo aos 12425 enquanto que Nadal, o atual líder, só pode ficar com 12070 caso repita o troféu.

Dojko se tornará o 25º jogador a assumir a liderança do ranking que foi instaurado em 1973 e tem Pete Sampras como recordista de semanas (286) e o romeno Ilie Nastase como o primeiro número um.

Para chegar lá o sérvio deu uma arrancada incrível ganhando todos os seus primeiros 41 jogos do ano somando sete títulos, como o Australian Open e quatro Masters 1000 (Miami, Indian Wells, Madri e Roma), além do ATP 500 de Dubai e ATP 250 de Belgrado.

Sugerida para você!

Mais LANCE!