Copa Oro: EUA e Cuba se enfrentam pela primeira vez após reaproximação
Sete meses depois de uma aproximação que acabou com os últimos resquícios da Guerra Fria, Estados Unidos e Cuba medirão forças dentro das quatro linhas. Neste sábado, às 18h (horário de Brasília), no M&T Bank Stadium, em Baltimore (EUA), as duas seleções disputam uma vaga na semifinal da Copa Oro da Concacaf.
Antagonistas no século passado, norte-americano e cubanos chocaram o mundo quando anunciaram a retomada das relações bilaterais, no fim de dezembro de 2014, após 53 anos de rompimento. O acordo entre Washington e Havana foi intermediado pelo Papa Francisco, o aniversariante daquele dia histórico.
Em campo, o favoritismo é todo dos EUA. Anfitrião do torneio, o Tio Sam respira cada vez mais o futebol. O reflexo do interesse pelo "soccer" está presente no desempenho da seleção, antes, saco de pancada, hoje, respeitada internacionalmente. No mês passado, o time comandado por Jürgen Klinsmann foi à Europa e bateu a tetracampeã Alemanha e a Holanda.
Já Cuba, apesar de ser uma potência no esporte amador, ainda não tomou gosto pelo esporte bretão. Para aumentar o drama, a seleção ainda precisa lidar com a deserção dos atletas. Nesta edição da Copa Oro, quatro jogadores já abandonaram a equipe.
– Não falo sobre política. Estou aqui para discutir futebol – despistou o técnico de Cuba, Raúl González, em entrevista coletiva.
Com a palavra
Tanguy Baghdadi - Prof. de Política Internacional e especialista em Relações Internacionais
"A decisão acontece graças a uma mudança demográfica nos EUA. A população cubana da Flórida não é mais aquela que viveu a Revolução, na década de 50. São jovens que pretendem viajar frequentemente a Cuba. Antes, havia um temor político de "perder" a Flórida, deste modo, a ilha
seguia isolada. Era algo inevitável. A decisão só poderia partir de Washington."
Steven Goff - Editor do 'Washington Post'
"É interessante notar que, nos últimos anos, quando a seleção cubana visitava os Estados Unidos, vários jogadores fugiam do hotel e pediam asilo político. Há oito anos, o time norte-americano visitou Cuba pela primeira vez, em partida das Eliminatórias da Copa. Foi divertido estar na ilha pela primeira vez. Um jogo com clima absolutamente amistoso."

Todos Esportes
Lance! analisa ao vivo a primeira convocação de Ancelotti para a Copa de 2030
Há 2 dias
Corinthians
Memphis Depay revela incômodo após derrota do Corinthians
Há 4 dias
Todos Esportes
Vídeo: Gabigol se desculpa com torcida do Santos após declarações sobre Flamengo e Cruzeiro
Há 1 semana
Futebol Nacional
Relembre casos de jogadores acusados de relação com o tráfico de drogas
Há 1 semana
Futebol Nacional
Comissão da FFU pede mudanças a investidor, que refuta recompra individual de direitos
Há 2 semanas
Futebol Nacional
Clube notifica FFU por conflito de interesses de administrador, sócio de Ronaldo
Há 3 semanasMais LANCE!

Justiça de Brasília exige que Sinafut comprove legitimidade em ação contra FFU

Brasileiro renova com clube árabe, ganha cidadania e mira seleção do país

Escalação do Fluminense: Marcão aprova teste contra o Palmeiras

Copa do Brasil: Vitória conhece adversário e chaveamento

Chelsea x Milan: onde assistir, horário e prováveis escalações

GDA Luma, que comprará SAF do Botafogo, sofre ação por fraude nos EUA

Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista

Diego Fernandes rebate conselheiro do São Paulo em rede social

Presidente da Fifa Master Alumni vê Infantino ainda favorito: 'Há muito ruído'

Santos x Remo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil

Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil

Lula diz que só usa camisa do Corinthians e do Vasco: 'Flamengo, não'

AO VIVO: assista à apresentação de Zé Lucas no Cruzeiro
