menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Clubes de Londres sonham com Estádio Olímpico

Roberto Dinamite reinaugura Social do Vasco após reforma - (Foto: Divulgação Site Oficial do Vasco)
imagem cameraRoberto Dinamite reinaugura Social do Vasco após reforma - (Foto: Divulgação Site Oficial do Vasco)
Dia 28/10/2015
06:02

  • Matéria
  • Mais Notícias

De olho em uma maior receita de bilheteria, Tottenham e West Ham protagonizam uma acirrada e polêmica disputa pela cessão do Estádio Olímpico de Londres após a realização da Olimpíada, em 2012.

A gestão da arena por um grande clube de futebol, além de garantir a ocupação desta durante o ano inteiro, ajudaria a valorizar uma área da cidade que está sendo revitalizada. No fim deste mês, a Companhia do Legado do Parque Olímpico (OPLC) anunciará o vencedor da concorrência pelo estádio, cuja construção deve ser concluída em maio deste ano.

Atualmente, o Tottenham manda seus jogos em White Hart Lane, estádio construído em 1899 e cujo recorde de público é de 75 mil pessoas, mas que hoje tem capacidade máxima para apenas 36.310 torcedores. Já o West Ham United é dono do Upton Park, que comporta 35.303 torcedores. Por outro lado, o Estádio Olímpico terá capacidade inicial para 80 mil pessoas, podendo ser posteriormente reduzida.

A proposta de ambos os clubes para gerenciarem o principal local de competição dos Jogos Olímpicos de 2012 gerou protestos por parte da torcida e de atletas.

– Alguns torcedores não querem deixar White Hart Lane, um local histórico e tradicional, mas o clube precisa seguir em frente. Temos uma lista de espera para os ingressos de temporada de 40 mil pessoas – justificou ao LANCE! a assessoria de imprensa do Tottenham.

Legado Olímpico

Nesta semana, um grupo de 16 atletas olímpicos e paraolímpicos enviaram uma carta à OPLC em protesto à cessão do estádio a um clube de futebol, alegando que a arena perderia sua finalidade olímpica – a proposta do Tottenham, por exemplo, prevê a demolição da pista de atletismo – e deixaria de ser um legado dos Jogos de 2012.

– Nossa proposta é transformar o estádio em uma arena viável e sustentável, e a única maneira de fazê-lo é por meio do futebol – explicou a assessoria dos Spurs, que acrescentou ainda que a proposta do clube incluiria a transformação do Selhurst Park, estádio do Crystal Palace, clube da Segunda Divisão, em uma arena olímpica com capacidade para 24 mil pessoas.

Arenas maiores rendem mais lucro

Com a palavra: Darren Lewis colunista do 'Daily Mirror' (ING)

Há torcedores irritados, que acham que os clubes devem permanecer onde estão, mas a mudança pode ser positiva.

O Arsenal mudou do Highbury para o Emirates Stadium e arrecada muito mais com bilheteria, em uma arena moderna. O Estádio City of Manchester, do Manchester City, também foi reformado para os Jogos da Commomwealth (comunidade de países de colonização britânica) de 2002, e o clube lucrou muito com isso.

Tottenham e West Ham têm estádios ultrapassados. Em arenas maiores, os clubes podem lucrar mais.

Além disso, o Estádio Olímpico é mais bem localizado que o White Hart Lane, mais próximo do centro da cidade, tem malha de transporte mais eficiente, e os torcedores entram e saem do estádio mais facilmente, então não vejo porque não se mudar para lá.

Bate-Bola: Gomes, goleiro do Tottenham

LANCENET!: - Os jogadores ficaram sabendo dos protestos da torcida contra a mudança de estádio?

Gomes: - Sim. Vimos vários torcedores com faixas de protesto. Mas ainda não tem nada decidido, e os protestos funcionam como uma espécie de prevenção à mudança

L!: - Você concorda com os protestos?

G: - A torcida tem um pouquinho de ciúmes da possível mudança. É claro que eles querem um estádio novo, porque a quantidade de torcedores que ficam na fila de espera para comprar bilhetes para a temporada toda é muito grande. O clube necessita de um estádio maior.

L!: - Mas o Estádio Olímpico é em outra área da cidade...

G: - O Tottenham é do Norte de Londres e, com a troca para o Estádio Olímpico, se mudaria para o Leste, onde fica o West Ham, que é o maior interessado no estádio, até porque é na área deles.

L!: - Qual seria outra opção para aumentar a arrecadação do Tottenham com bilheteria?

G: - O clube tem também o projeto de construção de um estádio novo, e tem um espaço livre ao lado do White Hart Lane.

  • Matéria
  • Mais Notícias