Atirador brasileiro pode ficar fora da Rio-2016 por apenas um ponto
O atirador brasileiro Julio Almeida compete nesta semana na etapa de Gabala (AZE) da Copa do Mundo de Tiro Esportivo para tentar evitar uma frustração pessoal: não se classificar para a Olimpíada Rio-2016 por causa de um mísero ponto.
O "drama" remete ao Pan de Toronto, realizado no mês passado. O carioca de 45 anos foi o campeão na prova da pistola 50m, sendo que uma vaga olímpica nesta disciplina estava em jogo no Canadá.
Apesar de ter sido o medalhista de ouro, Julio não se classificou para a Rio-2016. Tudo por causa de uma regra da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF).
Para as vagas olímpicas, a entidade utiliza a pontuação mínima de qualificação (MQS, em inglês). Ou seja, para se classificar, não basta vencer a prova, mas também atingir este resultado exigido.
No caso de Julio, ele ficou a apenas um ponto do MQS da pistola 50m em Toronto. Ele marcou 539 pontos na primeira fase, sendo que o mínimo exigido era 540.
Após ser campeão no Pan, a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) chegou a divulgar que Julio estava classificado para a Rio-2016. E o próprio atleta também acreditou nisto.
– Eu desconhecia este critério e acabei a competição acreditando estar classificado para os Jogos. Foi uma ducha de água fria descobrir esta regra, até porque eu já tinha feito o MQS em todas as três Copas do Mundo que eu disputei neste ano – disse Julio ao LANCE!.
Com a regra da ISSF, a vaga acabou nas mãos do terceiro colocado, o peruano Marko Carrillo, que atingiu o resultado mínimo na primeira fase (545 pontos) em Toronto.
Agora, Julio Almeida tem na Copa do Mundo de Gabala, que já está em andamento, sua última chance de se classificar para a Rio-2016.
Em primeira prova, atirador não consegue avançar de fase
Julio Almeida estreou nesta segunda-feira na etapa de Gabala (AZE) da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, última competição em nível mundial a dar vagas para a Rio-2016. E começou com o pé esquerdo.
Julio não conseguiu avançar para a segunda fase da prova da pistola 50m. Nas eliminatórias, ele marcou 535 pontos e ficou em 24º lugar no terceiro e último grupo.
O melhor atleta foi Atallah Alanazi, da Arábia Saudita, com 566 pontos. O brasileiro Felipe Wu conseguiu passar de etapa, ao marcar 545. A disputa pela medalha será nesta terça-feira.
Na quinta-feira, o brasileiro competirá na pistola de ar 10m, sua última prova.

Futebol Nacional
Relembre casos de jogadores acusados de relação com o tráfico de drogas
Há 23 horas
Futebol Nacional
Comissão da FFU pede mudanças a investidor, que refuta recompra individual de direitos
Há 1 semana
Futebol Nacional
Clube notifica FFU por conflito de interesses de administrador, sócio de Ronaldo
Há 1 semana
Futebol Nacional
Justiça de Brasília exige que Sinafut comprove legitimidade em ação contra FFU
Há 1 semana
Todos Esportes
Brasileiro renova com clube árabe, ganha cidadania e mira seleção do país
Há 2 semanas
Fluminense
Escalação do Fluminense: Marcão aprova teste contra o Palmeiras
Há 2 semanasMais LANCE!

Copa do Brasil: Vitória conhece adversário e chaveamento

Chelsea x Milan: onde assistir, horário e prováveis escalações

GDA Luma, que comprará SAF do Botafogo, sofre ação por fraude nos EUA

Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista

Diego Fernandes rebate conselheiro do São Paulo em rede social

Presidente da Fifa Master Alumni vê Infantino ainda favorito: 'Há muito ruído'

Santos x Remo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil

Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil

Lula diz que só usa camisa do Corinthians e do Vasco: 'Flamengo, não'

AO VIVO: assista à apresentação de Zé Lucas no Cruzeiro

O impacto da ausência de Matheus Pereira no time titular do Cruzeiro

Klopp é apresentado pela Alemanha: 'Critiquem-me se algo não funcionar'

Análise: Cogitado por Trump na ONU, Infantino tem reeleição na Fifa em mãos
