Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Atirador brasileiro pode ficar fora da Rio-2016 por apenas um ponto

O atirador brasileiro Julio Almeida compete nesta semana na etapa de Gabala (AZE) da Copa do Mundo de Tiro Esportivo para tentar evitar uma frustração pessoal: não se classificar para a Olimpíada Rio-2016 por causa de um mísero ponto.

O "drama" remete ao Pan de Toronto, realizado no mês passado. O carioca de 45 anos foi o campeão na prova da pistola 50m, sendo que uma vaga olímpica nesta disciplina estava em jogo no Canadá.

continua após a publicidade

Apesar de ter sido o medalhista de ouro, Julio não se classificou para a Rio-2016. Tudo por causa de uma regra da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF).

Para as vagas olímpicas, a entidade utiliza a pontuação mínima de qualificação (MQS, em inglês). Ou seja, para se classificar, não basta vencer a prova, mas também atingir este resultado exigido.

continua após a publicidade

No caso de Julio, ele ficou a apenas um ponto do MQS da pistola 50m em Toronto. Ele marcou 539 pontos na primeira fase, sendo que o mínimo exigido era 540.

Após ser campeão no Pan, a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) chegou a divulgar que Julio estava classificado para a Rio-2016. E o próprio atleta também acreditou nisto.

continua após a publicidade

– Eu desconhecia este critério e acabei a competição acreditando estar classificado para os Jogos. Foi uma ducha de água fria descobrir esta regra, até porque eu já tinha feito o MQS em todas as três Copas do Mundo que eu disputei neste ano – disse Julio ao LANCE!.

Com a regra da ISSF, a vaga acabou nas mãos do terceiro colocado, o peruano Marko Carrillo, que atingiu o resultado mínimo na primeira fase (545 pontos) em Toronto.

continua após a publicidade

Agora, Julio Almeida tem na Copa do Mundo de Gabala, que já está em andamento, sua última chance de se classificar para a Rio-2016.

Em primeira prova, atirador não consegue avançar de fase

Julio Almeida estreou nesta segunda-feira na etapa de Gabala (AZE) da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, última competição em nível mundial a dar vagas para a Rio-2016. E começou com o pé esquerdo.

Julio não conseguiu avançar para a segunda fase da prova da pistola 50m. Nas eliminatórias, ele marcou 535 pontos e ficou em 24º lugar no terceiro e último grupo.

continua após a publicidade

O melhor atleta foi Atallah Alanazi, da Arábia Saudita, com 566 pontos. O brasileiro Felipe Wu conseguiu passar de etapa, ao marcar 545. A disputa pela medalha será nesta terça-feira.

Na quinta-feira, o brasileiro competirá na pistola de ar 10m, sua última prova.

Sugerida para você!

Mais LANCE!