John John Florence

John John é celebrado após conquistar a etapa de Margaret River, na Austrália (Foto: Divulgação/WSL)

LANCE!
09/04/2017
17:17
Margaret River (AUS)

Atual campeão do Circuito Mundial de surfe (WCT), o havaiano John John Florence conquistou na noite de sábado o título da etapa de Margaret River (AUS), a segunda da temporada, e assumiu a liderança do ranking. Ele derrotou na decisão o americano o Kolohe Andino, com 19.03 contra 13.60.

O surfista de 24 anos, que estreou na edição de 2017 com uma terceira colocação, em Gold Coast, soma 16.500 pontos e aparece agora à frente do australiano Owen Wright, vice-líder, e do sul-africano Jordy Smith, em terceiro. O melhor brasileiro é Adriano de Souza, o Mineirinho, eliminado nas quartas de final da última etapa. Ele é o quarto no geral.

John John chegou à final após bater o australiano Jack Freestone. Andino havia despachado o brasileiro Filipe Toledo na semi.

Na bateria decisiva, o líder do ranking roubou a cena do início ao fim. O havaiano abriu a disputa com um 9.63. Andino tentou responder à altura, mas só fez 5.83. John John conseguiu a segunda nota a 18 minutos do fim da bateria. Os 7.50 obtidos deixaram o americano precisando de uma combinação de 17.14 para alcançar a liderança.

A oito minutos do fim, Florence surfou para um 9.40, deixando o rival a uma improvável combinação de 19.04 da virada. No fim, Kolohe ainda teve forças para pegar um aéreo, mas o vencedora já estava definido.

- Este é um dos meus lugares favoritos no mundo, pois tem uma abundância de ondas diferentes e surpreendentes. A multidão que vem no evento é incrível e é um campeonato muito especial. Obrigado a minha mãe e família. Minha mãe sempre levava eu e meus irmãos para competir quando éramos crianças, sempre nos apoiou e gostaria que ela estivesse aqui para comemorar, mas sei que estão assistindo em casa. Obrigado também a toda a minha equipe pelo grande suporte, sinto que aprendi bastante no ano passado e foi muito legal fazer a final com o Kolohe (Andino). Ele sempre me ganhou nos eventos nacionais quando éramos crianças, então foi bom dar o troco nele agora (risos) - afirmou o novo camiseta amarela da temporada.

A próxima etapa acontece a partir da próxima terça-feira, em Bells Beach, no encerramento da perna australiana. A janela do evento vai até o dia 24 de abril.