Filipe Toledo bate português, fatura etapa de Jeffreys Bay e volta à briga
Brasileiro, que ficou fora da disputa em Fiji após ser punido por confusão com árbitros, se recupera no Circuito Mundial e sobe do 14º para sétimo lugar na disputa pela taça de 2017

O surfe mundial está de olhos mais abertos do que nunca em direção a Filipe Toledo. Em uma etapa marcada por atuações de gala do brasileiro, coube a ele atrair a atenção das lentes na disputa decisiva em Jeffreys Bay, na África do Sul. Passados os sustos com a presença de tubarões e baterias de alto nível, o paulista bateu nesta quinta-feira o português Frederico Morais por 18,00 a 17,73 para conquistar o título do sexto evento da temporada.
O surfista recuperou o ânimo na briga pelo sua primeira taça do Circuito Mundial (WCT). Após ficar ausente em Fiji ao cumprir punição por se envolver em uma confusão com os árbitros na etapa de Saquarema, Toledo subiu do 14º para o sétimo lugar. Faltam cinco eventos para o fim da temporada. O próximo será no Taiti entre os dias 11 e 22 de agosto.
- Tudo foi perfeito. Obrigado a vocês e à minha equipe. É uma mistura de emoções o que estou sentindo agora - disse o brasileiro.
A conquista não foi única somente para Filipe, mas para o Brasil. Nunca um surfista do país havia triunfado no tradicional palco da modalidade. O feito foi atingido após um duelo com o local Jordy Smith nas quartas de final, que aconteceu horas antes (18,70 a 13,26), e vitória sobre o australiano Julian Wilson na semi (16,63 a 11,33).
Na decisão, o jovem de 22 anos, que havia conseguido duas notas dez na África do Sul este ano, uma na repescagem e outra na quarta fase, obteve notas 9,17 e 8,83 diante de Morais, sensação da etapa. O português foi o responsável pela eliminação de Gabriel Medina na semi.
O melhor brasileiro no ranking ainda é Adriano de Souza, o Mineirinho. Embora tenha sido eliminado na terceira rodada, ele ainda aparece na quinta colocação, com 27.900 pontos. Toledo soma 23.950. O líder é o australiano Matt Wilkinson, com 31.950, seguido pelo havaiano John John Florence (31.700). Medina também subiu para o nono lugar (21.000).

Lance! Negócios
Etapa brasileira da WSL cresce em volume de patrocinadores e premiação
Há 4 dias
Mais Esportes
Yago Dora é campeão da etapa de Saquarema na WSL 2026
Há 2 semanas
Mais Esportes
Medina e Toledo caem na primeira rodada da WSL em Saquarema
Há 3 semanas
Mais Esportes
WSL terá premiação recorde para campeão da etapa de Saquarema
Há 3 semanas
Mais Esportes
Copa do Mundo invade a etapa da WSL em Saquarema; entenda
Há 3 semanas
Mais Esportes
WSL anuncia campeão das ondas gigantes para etapa de Saquarema
Há 4 semanasMais LANCE!

WSL: Ítalo Ferreira vence Medina, mas fica com o vice em Punta Roca

Ítalo Ferreira sofre acidente em treino e preocupa para etapa da WSL

Após gravidez, Tati Weston-Webb volta na etapa de Saquarema da WSL

Etapa da WSL no Brasil se consolida como o maior evento de surfe do mundo

Fotógrafo da WSL mostra como ficou perna após ataque de animal; veja foto

Ítalo vence etapa, e Brasil passa a ter quatro no topo do ranking da WSL

Lucas Chumbo busca novo recorde brasileiro de ondas gigantes

Brasil lidera ranking da WSL feminina pela primeira vez na história

Medina e Luana Silva são campeões da Tríplice Coroa da Austrália na WSL 2026

Medina é eliminado por Filipe Toledo, que avança às quartas na WSL; Ítalo decepciona

Bateria da WSL é interrompida por alerta de tubarão na Austrália

A fênix das ondas: como a lesão reconstruiu o atual Medina líder mundial

Gabriel Medina é vice em Margaret River, mas assume liderança da WSL






