LANCE!
18/06/2021
12:33
Rio de Janeiro (RJ)

Na manhã desta sexta-feira (18), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a técnica da Seleção Brasileira Feminina de futebol, Pia Sundhage, divulgou a lista de convocadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A treinadora sueca anunciou as 18 jogadoras escolhidas e quatro suplentes, para substituir algum provável corte. A ausência da veterana Cristiane chamou a atenção. É a primeira vez que a atacante fica fora de uma competição a nível mundial desde a Copa de 2003. 

Pia Sundhage anunciou a lista das 23 convocadas para o Torneio Internacional da China
Pia anunciou a lista (Guerra / MoWA Press)


- Geralmente, eu não comento sobre jogadoras que não estão na convocação porque é quase que um insulto a quem está na lista. Mas mesmo assim vou responder por respeito. A Cristiane jogou diversos jogos com a Seleção e fez muita diferença. Ela ajudou muito a equipe e hoje acho que haja outras jogadoras que vão ajudar a equipe a jogar um bom futebol - respondeu Pia, quando questionada sobre a ausência de Cristiane. 

Veja a lista completa:

GOLEIRAS

Bárbara (Avaí Kindermann)
Letícia Izidoro (Benfica-POR)

DEFENSORAS

Poliana (Corinthians)
Bruna Benites (Internacional)
Rafaelle (Palmeiras)
Erika (Corinthians)
Tamires (Corinthians)
Jucinara (Levante-ESP)

MEIAS

Formiga (São Paulo)
Andressinha (Corinthians)
Júlia Bianchi (Palmeiras)
Marta (Orlando Pride-EUA)
Duda (São Paulo)
Debinha (North Carolina Courage-EUA)
Adriana (Corinthians)

ATACANTES

Ludmila (Atlético de Madrid-ESP)
Bia Zaneratto (Palmeiras)
Geyse (Madrid CFF)

SUPLENTES

Aline Reis, goleira (Granadilla Tenerife-ESP)
Andressa Alves, meia (Roma-ITA)
Letícia Santos, lateral (Eintracht Frankfurt-ALE)
Giovane Queioz, atacante (Barcelona-ESP)


Dentre as convocadas, o destaque vai para as atletas Marta e Formiga, as mais experientes do grupo. No comando da Amarelinha desde julho de 2019, Pia Sundhage foi bicampeã olímpica com os Estados Unidos (Pequim-2008 e Londres-2012) e medalha de prata com a Suécia na Rio-2016. Em quase dois anos de preparação para os Jogos, ela acumula 11 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas com o Brasil, sendo essas para França e Estados Unidos.

A Seleção Feminina estreia na Olimpíada de Tóquio contra a seleção da China, no dia 21 de julho, na cidade de Rifu. O Brasil faz parte do grupo F da competição, ao lado de China, Holanda, equipe que a Seleção enfrenta no dia 24, e Zâmbia, time que as meninas vão encarar no dia 27. Antes de embarcar para o Japão, a Seleção Brasileira Feminina fará um período de treinamento em Portland, nos Estados Unidos, a partir do dia 25 de junho.