Monstro de Moscou: Thiago Silva renasce onde um dia quase morreu
Onipresente na defesa e no ataque da Seleção Brasileira na vitória contra a Sérvia, zagueiro ressurge e lidera comandados de Tite 13 anos após tratar tuberculose na capital russa

Em Moscou, nesta quarta-feira e aos 33 anos, Thiago Silva apresentou sua melhor versão em campo com a camisa da Seleção Brasileira: um monstro na defesa, com desarmes precisos e providenciais, e uma ótima opção ofensiva, com excelência na jogada aérea. E para se manter como um dos melhores defensores do mundo, passou por inúmeros percalços na carreira. O maior deles, talvez, justamente na capital russa.
Em 2005, quando contratado pelo Dínamo Moscou, foi obrigado a tratar da grave doença em um hospital com condições precárias, em um quarto minúsculo. À época, sozinho, teve muito medo de morrer, já confessou em entrevistas. O problema havia começado um ano antes, quando ainda jogava pelo time B do Porto, de Portugal, e sentia fortes e constantes dores no peito. A doença se agravou. Quando internado na capital russa, viu o médico cogitar tirar um pedaço de seu pulmão.
Superou o problema no ano seguinte, com a ajuda de um ex-treinador, Ivo Worttmann, e com um tratamento específico em Portugal. Ressurgiu para o futebol assim como ressurgiu para a Seleção Brasileira sob o comando de Tite. Assim como surgiu, nesta quarta-feira, na pequena área, para pular bem mais alto do que a defesa sérvia e fazer o segundo gol da vitória brasileira, em jogada combinada com Neymar, responsável pela cobrança de escanteio.
- Determinados momentos temos dificuldades. Sofremos, a equipe soube sofrer quando foi atacada... Isso é Copa do Mundo. Do outro lado tem adversário com qualidade. Quando sofremos, soubemos ficar concentradas. E o Neymar bateu o escanteio na primeira trave, e fomos felizes - ponderou, em entrevista à Globo, pouco depois da vitória.
E Thiago soube sofrer. No jogo, sofreu com a pressão sérvia principalmente no começo do segundo tempo quando, ao menos por duas vezes, foi crucial para evitar o que então seria o gol de empate. Aos 15 minutos, Mitrovic mandou uma cabeça nas pernas do zagueiro, que protegia o gol deixado aberto por Alisson, caído ao lado. Ufa...
Soube sofrer também depois do vexame da Seleção Brasileira para a Alemanha em 2014, do qual participou, chorou e foi cobrado. Hoje, é unanimidade no grupo e peça chave para o Brasil seguir brigando pelo hexacampeonato na Rússia. Se um dia foi vilão, o Monstro, como é chamado em Paris, cidade de seu clube, o PSG, hoje é herói.

Seleção Brasileira
Agenda da Seleção Brasileira: veja as datas dos próximos amistosos
Há 5 minutos
Fora de Campo
Plihal revela convocação ideal para Seleção Brasileira
Há 1 hora
Seleção Brasileira
Lance! analisa ao vivo a primeira convocação de Ancelotti para a Copa de 2030
Há 3 horas
Fluminense
Seleção Brasileira: Martinelli, do Fluminense, reúne argumentos para ganhar chance com Ancelotti
Há 3 horas
Atlético Mineiro
Quem do Atlético pode aparecer na convocação de Ancelotti para a Seleção Brasileira?
Há 5 horas
Onde Assistir
Convocação da Seleção Brasileira: horário e onde assistir ao vivo
Há 5 horasMais LANCE!

Ex-Corinthians surgem como opções para o novo ciclo da Seleção

Opinião: por que Lino e Pedro, do Flamengo, merecem ganhar chances com Ancelotti

Quinteto do Cruzeiro vive expectativa por convocação para a Seleção Brasileira

Quem do Corinthians pode aparecer na convocação de Ancelotti?

Silas aponta problemas e projeta futuro da Seleção Brasileira: 'Nunca mais'

Lesões explicam ausência de Raphinha na lista da Bola de Ouro

O que sabemos da pré-lista de Ancelotti para a convocação da Seleção

Técnico da Champions chama Ancelotti de 'melhor da história'

Meia do Santos aparece em pré-lista de Ancelotti para Seleção

Palmeiras soma dois nomes no radar da Seleção; Allan agrada Ancelotti

Corinthians tem quatro nomes em pré-lista de Ancelotti para Seleção

Samuel Lino e Pedro, do Flamengo, estão na pré-lista de convocação da Seleção

Joias do Cruzeiro podem ganhar chance na Seleção Brasileira



