Manchester City mostra credenciais para sair da fila e conquistar sua primeira Champions League

Equipe comandada por Pep Guardiola bateu na trave, em 2021

Manchester City x Arsenal - De Bruyne e Haaland
Manchester City luta pelo primeiro troféu de Champions League de sua história (OLI SCARFF / AFP)

Escrito por

O Manchester City chegou em sua terceira semifinal de Champions League de forma consecutiva, mas segue sonhando com o troféu mais cobiçado da Europa. Após bater na trave em 2021, a equipe de Pep Guardiola tem como missão derrotar o algoz do ano passado para chegar na decisão.

Dos quatro semifinalistas, os Sky Blues vivem o melhor momento na temporada e podem encerrar 2022/2023 com três títulos. Além da Liga dos Campeões, o clube luta pela Premier League e Copa da Inglaterra. Embora esteja de mãos vazias, Erling Haaland e companhia planejam um fim com muito sucesso.

MELHOR ATAQUE E MELHOR DEFESA

Na atual edição da Champions League, o Manchester City possui o melhor ataque da competição com 26 gols marcados, assim como o Napoli, mas os italianos já estão eliminados do torneio. Além disso, os ingleses contam com a presença de Erling Haaland no elenco, o artilheiro da Liga dos Campeões com 12 gols anotados até o momento.

Além disso, os Sky Blues possuem Kevin De Bruyne, que é o jogador com mais assistências na Champions League com cinco passes que resultaram em gols de seus companheiros. Nesse quesito, o belga está empatado com Vini Jr e Rafael Leão, mas em apenas sete partidas, enquanto o brasileiro e o português participaram de 10 jogos.

Além do melhor ataque do torneio, o Manchester City é muito sólido defensivamente. Mesmo tendo enfrentado os três melhores ataques da Bundesliga (Bayern de Munique, Dortmund e RB Leipzig), os ingleses sofreram apenas quatro gols em 10 partidas realizadas, enquanto Milan e Real Madrid viram seus adversários estufarem suas redes em oito oportunidades.

FATOR HAALAND

Erling Haaland surgiu para o mundo do futebol graças as suas grandes atuações com a camisa do RB Salzburg, na Champions League, em 2019/2020. Após iniciar a competição com o clube austríaco, o atleta se transferiu para o Dortmund e encerrou o torneio com 10 gols marcados em oito duelos.

Desde que chegou ao Manchester City, o centroavante vem fazendo história com o clube. Na Inglaterra, o camisa nove soma 35 gols marcados na Premier League e tornou-se o maior artilheiro em uma única edição do Campeonato Inglês, superando as marcas de Andy Cole e Alan Shearer, que foram estabelecidas na década de 1990.

Na última temporada, os quatro gols marcados pelos Sky Blues contra o Real Madrid não foram suficientes para avançar à final. Em 2022/2023, o impacto de Haaland em números mostra que o norueguês marcou 51 gols em 46 jogos, além de ter contribuído com oito assistências. Em comparação, Gabriel Jesus, titular na semifinal do ano passado, anotou 50 gols em suas três últimas temporadas com o Manchester City.

No período em que atuou no RB Salzburg, Haaland jogou ao lado do zagueiro brasileiro André Ramalho, atualmente no PSV. Em diversas entrevistas, o defensor relatou que a Champions League era o grande sonho da carreira do atleta, mas que ainda não foi alcançado.

ÚNICO SEM TÍTULO

Dentre os quatro semifinalistas da Liga dos Campeões, o Manchester City é o único que ainda não conquistou a Orelhuda e encara o maior vencedor da história da competição. E além de Haaland, a equipe comandada por Pep Guardiola, que faz um trabalho há sete anos à frente dos Sky Blues, também possui outras ferramentas que o credenciam ao título.

Em 2022, o meia De Bruyne, principal assistente da Champions League e da Premier League, foi eleito terceiro colocado do Bola de Ouro, atrás de Sadio Mané e Karim Benzema. Com muitas formações usadas ao longo da temporada, o Manchester City conta com Jack Greallish, Riyad Mahrez, Bernardo Silva, Julián Álvarez, Foden, Gundogan e Rodri.

Embora seja uma espécie de ovelha negra nesta fase do torneio, a equipe de Guardiola é a que possui o elenco mais profundo, equilibrado e vivendo o melhor momento na temporada, principalmente após assumir a liderança da Premier League. E a chance de uma tríplice coroa, como a conquistada pelo rival Manchester United em 1998/1999, é real.

Arsenal x Manchester City - Haaland
Haaland é o grande protagonista do Manchester City e da Champions League (Foto: GLYN KIRK / AFP)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter