Juninho Paulista

Juninho Paulista aprova redução dos Estaduais e projeta 'calendário anual' (Foto: Divulgação) 

Marcello Neves e Vinicius Faustini
09/04/2019
19:26
Rio de Janeiro (RJ) 

Novidade na CBF. O ex-jogador e gestor de futebol Juninho Paulista será o dirigente à frente da Diretoria de Desenvolvimento do Futebol, departamento que passa a fazer parte da estrutura organizacional da Confederação Brasileira de Futebol. Entre as mudanças anunciadas pela entidade, a redução dos Campeonatos Estaduais de 18 para 16 datas. 

- É difícil acabar com os Estaduais. É tradição. Venho de um estadual que é diferente de outros, porque tem uma das melhores competições do primeiro semestre. Preciso ver os outros. Talvez para São Paulo seja bom e para outros seja ruim. Temos que fazer que os clubes profissionais terem um calendário anual. Venho de uma série deficitária que é a Série D. Temos duas séries bem consolidadas que é a A e a B. A C precisa melhorar. Temos que atuar diretamente nessas competições - declarou. 

Desde 2009 Juninho Paulista passou a atuar fora dos gramados. Transformou a gestão do Ituano, clube no qual foi formado. Em 2014, o time profissional conquistou o Campeonato Paulista pela segunda vez na história e passou a figurar em competições nacionais da CBF, com destaque para a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil, em 2015.

– Completo 10 anos como gestor de futebol em junho. Aprendi nesses anos que quanto mais simples e objetivo for o seu trabalho no futebol, melhor será o resultado. Queremos resgatar a essência do nosso futebol, o amor que a minha geração tinha em representar o futebol brasileiro. Para isso, olhar para o futebol de base é essencial, acompanhar o desenvolvimento dos atletas e de quem os desenvolve – projeta Juninho sobre sua atuação.