Infectologistas opinam sobre presença de público em Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias
Ao LANCE!, especialistas detalham como é 'evento-teste' e dizem que é necessária cautela diante da pandemia. Governo liberou 12 mil torcedores na Neo Química Arena no dia 5

A permissão do governo de São Paulo para que Brasil e Argentina, no dia 5 de setembro, na Neo Química Arena, tenha pública foi recebida com preocupação por infectologistas. O governo de São Paulo liberou nesta terça-feira (24) que até 12 mil torcedores poderão comparecer ao estádio. A partida, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, é considerada pela secretaria estadual de Esportes como um "evento-teste" para o retorno da torcida às arenas.
Médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Jamal Suleiman fez um alerta em relação à maneira como o Governo de São Paulo pretende conduzir os testes.
- A estratégia de permitir a entrada dos torcedores e eles serem acompanhados nos 15 dias seguintes me parece muito bem delineada. Só falta combinar com o vírus e com suas variantes, seja a Delta, seja a Lambda. É fundamental saber as pessoas que se encaminharem para o estádio estão desde o início da pandemia se cuidando, usando máscaras, seguindo os protocolos e tenham sido vacinados - declarou ao LANCE!.
A nota oficial do Governo não é explícita em relação à necessidade de comprovante de vacinação. A Prefeitura de São Paulo, por sua vez, expôs no dia anterior a exigência de um "passaporte de vacinação" para entradas em estádios de futebol, feiras e congressos.
O Governo de São Paulo diz que torcedor que quiser assistir ao confronto na Neo Química Arena terá de apresentar um exame negativo para Covid-19 feito até 48 horas antes de Brasil e Argentina. Segundo nota oficial, pesou na decisão por um "evento-teste" o fato de São Paulo estar "com diminuição da ocupação de leitos de UTI para menos de 40% em todo o Estado e o avanço da vacinação".
Infectologista da Rede São Luiz, Raquel Muarrek aponta para a necessidade de um forte controle diante da ameaça da Covid-19.
- Os exames negativos na entrada do público são os padrões, mas a taxa de vacinação completa ainda está baixa. Além disto, é essencial normatizar algumas coisas. Por mais que o índice de transmissão esteja caindo, são necessárias medidas para evitar aglomerações e também ter mais cuidado com pessoas de determinadas faixas de idade - e destacou:
- Não sou contra a entrada, só acredito que os critérios têm de ser muito bem planejados. Até mesmo com a orientação de comprovação de teste de Covid-19 negativo, pode ter muita gente com baixo índice de transmissão levando o vírus para o estádio - completou.
Jamal Suleiman avaliou que o procedimento do "evento-teste" passa também por uma conscientização da população e por medidas dos governantes.
- As medidas precisam ser múltiplas nessa pandemia. Tendo vacina e o teste de Covid-19, não vejo problema em executar um "evento-teste", até para medir a circulação do vírus. As recomendações de trabalho com a vacinação, teste e o rastreio posterior são importantes para que a gente saiba como voltar à normalidade - afirmou.
A escalada da pandemia no país ainda exige protocolos bem fortes contra Covid-19.
- Ainda não temos condições de deixar de usar máscara no nosso dia a dia. A transmissão do vírus é por meio de gotículas - disse a infectologista da Rede São Luiz, Raquel Muarrek.
Médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Jamal Suleiman também ratificou que não é hora de deixar de lado o cuidado diante do vírus.
- O número de pessoas em leitos na UTI devido a Covid-19 está em menos de 40%. Isto não é nada de fantástico. Fantástico é não ter nenhum leito com pessoa que contraiu o novo coronavírus. Precisamos manter os cuidados, há variantes que escapam da imunização. Com o tempo, vai melhorar - declarou.
O confronto, que aconteceria em março, foi remarcado devido à escalada da Covid-19. Esta não será a primeira vez que o tradicional clássico terá torcedores neste período de pandemia. A final da Copa América, no Maracanã, vencida por 1 a 0 pela Argentina, contou com convidados.

Futebol Internacional
Saiba como joga a Índia, adversária do Brasil neste sábado
Há 14 horas
Onde Assistir
Índia x Brasil: onde assistir, horário e escalações
Há 15 horas
Seleção Brasileira
Palco de amistoso do Brasil traz lembrança especial para Vini Jr e Seleção
Há 15 horas
Seleção Brasileira
Relatório da Fifa destaca Vini Jr entre os principais pontas da Copa 2026
Há 18 horas
Seleção Brasileira
Ancelotti testa Pedro no ataque, e Brasil pode ter sete mudanças na escalação
Há 19 horas
Seleção Brasileira
Na Índia, Marquinhos diz que Seleção quer se reconectar com o torcedor
Há 22 horasMais LANCE!

Ancelotti faz mistério, mas confirma um nome na escalação do Brasil para enfrentar a Índia

Reinaldo pede chance na Seleção e cita Rodinei: 'Poderíamos ser lembrados'

Joia do Corinthians ganha protagonismo e brilha pelo Brasil Sub-17

Seleção Sub-20 faz bom segundo tempo e vence os EUA em amistoso

Seleção Brasileira já está em Calcutá para amistoso com a Índia

Índia será adversária do Brasil de pior ranking em três décadas

Brasil enfrenta Índia pela 1ª vez em local histórico para Pelé

Gabriel Magalhães avalia novatos e novo ciclo da Seleção Brasileira

Ancelotti indica mudança na Seleção Brasileira contra a Índia

Brasil x Estados Unidos: horário e onde assistir ao amistoso internacional sub-20

Com Gabriel Bontempo, Santos volta a ter titular na Seleção após quase uma década

Geração 2030: Seleção Sub-20 reúne joias que já começam a despontar

Roger Flores avalia trabalho de Ancelotti na Seleção e cita a Copa: 'Vexame'
