Luciano marca duas vezes e classifica São Paulo contra o América-MG para semifinal da Copa do Brasil
Camisa 11 vai às redes logo no primeiro tempo em pleno Independência, mas Tricolor tem Miranda expulso na etapa final e volta a sofrer para se classificar em um mata-mata

Não foi desta vez que o coração do torcedor do São Paulo precisou bater menos do que deveria em um mata-mata. Se na etapa inicial Luciano marcou duas vezes e parecia encaminhar uma classificação tranquila ao Tricolor, na etapa final Miranda foi expulso, o cansaço voltou a bater e o time do Morumbi viu o América-MG alcançar o empate em 2 a 2 no Independência, precisando segurar o resultado até o final para garantir a vaga na semifinal da Copa do Brasil. Mas, no final, deu certo: São Paulo classificado.
Galeria
> ATUAÇÕES: Mesmo com falhas de Reinaldo, Luciano é o homem da classificação do São Paulo
O jogo, claro, não foi com a superioridade que o torcedor esperava para o Tricolor. Após os gols do camisa 11, o Coelho chegou a diminuir em um pênalti apontado pelo VAR. O que de certa forma até ajudou na qualidade da partida em si, já que os mandantes precisaram abandonar a estranha postura de esperar o time do Ceni para buscar algo em contra-ataque.
E foi aí que o América descobriu as fragilidades são-paulinas. Em uma jogada de ataque aos 13' da etapa final, Miranda foi expulso pelo segundo amarelo. E a casa tricolor quase caiu. Quase. Everaldo fez o segundo dos mandantes e o que parecia uma classificação calma se transformou em mais momentos de agonia nas histórias que o clube do Morumbi vêm escrevendo nesta temporada.
Menos mal que, como em outros momentos, o caminho do clube que se auto-intitula 'da fé' parece mesmo movido por forças superiores e o São Paulo agora chega à sua terceira semifinal do ano (alcançou a marca no Campeonato Paulista e duela por esta fase ante o Atlético-GO na Copa Sul-Americana).
Na Copa do Brasil, o adversário da vez será o temido Flamengo. Resta ao torcedor acreditar que o estoque de milagres do Morumbi é realmente grande o quanto parece. Os mandos de campo serão definidos nesta sexta-feira, pela CBF. O primeiro confronto já é na próxima semana.

O JOGO
Para quem esperava um América mais atuante em campo, deve ter se surpreendido com uma equipe mandante que esperou pelo São Paulo e passou a jogar no erro do adversário paulista.
Esse movimento, por si só, travou o jogo em seu início. Muita discussão, muito toque de bola, muita jogada ríspida e pouca efetividade em si.
Pelo lado são-paulino, Igor Vinícius parecia ser o mais lúcido na construção das jogadas e na visão do que precisava ser feito para quebrar uma escrita que parecia ser um estigma: a falta (ou deficiência mesmo?) de finalizações do Tricolor.

Aos 22', saiu dos pés do camisa 2 o lance que mudou tudo. Ele encontrou Igor Gomes na área, no desarme a bola sobrou com Rodrigo Nestor, que encontrou de primeira Luciano, livre, para acertar um belo chute da entrada da área e abrir o placar no Independência.
O gol parecia ser o gatilho necessário para que as coisas mudassem no campo. E foi exatamente o que aconteceu. Aos 27', o Tricolor chegou de novo. Igor Gomes deu passe para Calleri, que de novo encontrou Luciano dentro da área. O camisa 11, sem espaço, rolou para Reinaldo tentar duas vezes a finalização, sem sucesso.
O ritmo era intenso demais para o Tricolor se contentar com um gol apenas. E aos 28', veio o segundo gol, do jogo, do São Paulo e de Luciano. O camisa 11 recebeu passe na medida de Calleri, que dominara um chutão de Diego Costa com categoria ímpar, e driblou Iago Maidana duas vezes para chutar e ampliar a contagem.
Com a vantagem no marcador, era natural que o Tricolor diminuísse um pouco o ímpeto e cadenciasse o seu ritmo. E o América aproveitasse para crescer de produção.
Aos 30', Juninho desviou cruzamento para a área e exigiu boa aparição de Jandrei. Oito minutos depois, foi a vez de Iago Maidana aparecer livre na entrada da área são-paulina e arriscar o chute, para o arqueiro paulista espalmar para escanteio.
Aos 41', contudo, o lance capital para o América. Após cruzamento na área, Reinaldo tirou a bola de Maidana. O VAR apontou e o árbitro marcou o pênalti. Wellington Paulista correu e bateu fácil, já que Jandrei caíra antes tentando adivinhar o lado.
MIRANDA É EXPULSO E EMOÇÕES VOLTAM A DOMINAR O TRICOLOR
Na volta do intervalo, o gol de pênalti parece ter motivado muito o América, que abandonou de vez a postura calculista para se lançar ao ataque. E aí as deficiências do Tricolor ficaram evidentes.
Aos 10', Matheusinho recebeu na entrada da área, driblou Léo no mano a mano e chutou forte de perna esquerda. Quatro minutos depois, foi a vez de Danilo Avelar subir sozinho dentro da área e cabecear com perigo um cruzamento.
Mas o pior veio para os paulistas. Aos 12', Miranda fez falta boba em Everaldo e acabou recebendo o segundo cartão amarelo, sendo expulso e expondo o Tricolor a mais de 30 minutos de partida com um a menos.
O São Paulo chegou a reagir em alguns lances seguidos. Aos 18', Nestor encontrou Pablo maia e o volante finalizou de fora da área para boa defesa de Cavichioli.
Mas foi só. Logo no minuto seguinte, o América conseguiu parte de seu objetivo. Pedrinho fez excelente cruzamento para Everaldo, que se antecipou à marcação e desviou com o pé para empatar.
Aí começou o drama tricolor, que se fechou de vez na defesa e viveu mais alguns momentos de drama em um mata-mata. Para começar, aos 29' Juninho recebeu de Wellington Paulista e finalizou duas vezes levando perigo.
Parecia que ia se iniciar um bombardeio americano sobre os paulistas, mas os brios são-paulinos em mata-mata se mostram eficazes em situações como essas e o bloqueio montado por Ceni - além da experiência são-paulina em amarrar o jogo em momentos cruciais - barrou as tentativas dos mandantes de pelo menos levar a disputa para os pênaltis.
PRÓXIMOS JOGOS
São Paulo e América voltam a campo já neste final de semana, pelo Campeonato Brasileiro, competição onde ambos ocupam o chamado 'meio de tabela'. O Tricolor faz o clássico com o Santos, às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro. Uma hora antes no mesmo dia, o Coelho enfrenta o Athletico, em Curitiba (PR).
Pela Copa do Brasil, o Tricolor volta a campo já na próxima quarta-feira (24) pelo primeiro jogo da semifinal ante o Flamengo. O local do jogo ainda será sorteado pela CBF. A volta é só na semana do dia 14 de setembro.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 x 2 SÃO PAULO
COPA DO BRASIL - QUARTAS DE FINAL - JOGO DE VOLTA
Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
Data e hora: 18/08/2022 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
Árbitro de vídeo: Adriano Milczvski (PR)
Público e renda: não informado
Cartões amarelos: Everaldo, Matheusinho, Danilo Avelar, Éder, Alê e Índio Ramirez (América-MG); Luciano e Igor Vinícius (São Paulo)
Cartões vermelhos: Miranda ais 13min do 2ºT (São Paulo)
GOLS
Luciano aos 22min do 1ºT (0-1), Luciano aos 28min do 1ºT (1-1), Wellington Paulista (pênalti) aos 42min do 2ºT (1-2) e Everaldo aos 19min do 2ºT (2-2)
AMÉRICA-MG
Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Patric 35/2), Iago Maidana (Matheuzinho, intervalo), Éder e Danilo Avelar; Ricardo Silva, Juninho e Alê (Henrique Almeida 21/2); Everaldo, Pedrinho (Felipe Azevedo 27/2) e Wellington Paulista (Aloísio 35/2)
Técnico: Vagner Mancini.
SÃO PAULO
Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius (Rafinha 37/2), Pablo Maia, Igor Gomes (Alisson 26/2), Rodrigo Nestor e Reinaldo (Welington 16/2); Luciano (Nikão 16/2) e Calleri (Patrick 37/2)
Técnico: Rogério Ceni

São Paulo
Possível candidatura de Rogério Caboclo causa incômodo nos bastidores do São Paulo
Há 1 dia
São Paulo
São Paulo faz proposta por Mikael, do CRB
Há 2 dias
São Paulo
Reforço e preparação: como o São Paulo chega para o retorno do Brasileirão
Há 2 dias
São Paulo
São Paulo adia pela segunda vez reunião com oposição e lideranças
Há 2 dias
São Paulo
Comissão de Ética do São Paulo rejeita expulsão de Dedé e propõe suspensão
Há 2 dias
São Paulo
São Paulo anuncia contratação do atacante Victor Sá
Há 2 diasMais LANCE!

São Paulo segue preparação para retorno do Brasileirão; veja programação

Calleri torce pelo Brasil caso Argentina não conquiste a Copa: 'Gostaria que fosse com Neymar'

Ex-São Paulo acerta com time da Turquia

São Paulo conta com evolução de lesionados antes da volta aos jogos

Primeiro japonês a jogar no Brasil, ex-São Paulo inspirou Supercampeões

Do Japão para o Brasil: relembre os japoneses que atuaram no país do futebol

MP rejeita recurso do São Paulo e mantém investigação sobre possível gestão temerária

CBF cria nova janela de transferências após antecipação do Brasileirão

São Paulo terá reuniões com lideranças para debater futuro após saída de Rui Costa

Empresário que fala em SAF do São Paulo entrega camisa a astro de Hollywood

São Paulo e Arboleda: como a história mudou e o zagueiro foi reintegrado

A menos de um mês da volta do Brasileirão, veja a situação de cada clube no mercado

São Paulo toma decisão e oficializa reintegração de Arboleda






