Diego Aguirre

Treinador chegou em março ao São Paulo e conquistou a confiança do elenco, diretoria e torcida (Foto: Luis Moura/WPP)

Yago Rudá
01/08/2018
05:05
São Paulo (SP)

Vice-líder do Brasileirão e vivo na briga pelo bicampeonato da Copa Sul-Americana, o São Paulo vive seu melhor momento na temporada. No clube do Morumbi, o trabalho feito pelo técnico Diego Aguirre é considerado como vital para a boa fase da equipe. Por isto, o Tricolor estuda uma proposta de renovação com seu treinador, que pode receber um convite formal para treinar a seleção uruguaia nos próximos dias.

Com apenas quatro meses de trabalho, Aguirre conseguiu reconstruir o São Paulo e tornar o time competitivo. Apesar das mudanças no elenco, a equipe mantém o padrão de jogo e tem conquistado bons resultados, como as vitórias contra o Flamengo e Cruzeiro, fora de casa, e a convincente atuação no último Majestoso, disputado no Morumbi.

Uma possível renovação de Aguirre com o São Paulo, no entanto, passa pelo conturbado processo eleitoral que vive a AUF (Associação Uruguaia de Futebol). Por lá, os clubes, jogadores e árbitros pedem mais participação nas decisões referentes ao futebol, além de uma mudança de estatuto, que passa por uma atenção maior às categorias de base, futebol feminino e às equipes de menor expressão, das divisões inferiores. 

Depois de um bom trabalho exercido por Óscar Tabárez na última década, discute-se a renovação do comando da Celeste e o nome do treinador tricolor é sempre cotado por lá. Uma posição oficial, no entanto, apenas será tomada após a nomeação de um novo presidente, que estava marcada para ocorrer nesta última terça-feira. Porém, a eleição foi adiada para o próximo dia 21 de agosto. 

O próprio Aguirre, no entanto, já afirmou diversas vezes que não sairia do São Paulo antes do fim de seu contrato, em dezembro deste ano. Na última semana, em entrevista ao jornal Ovación, do Uruguai, o comandante afirmou acreditar que um dia assumirá a seleção de seu país, mas que talvez o momento não seja agora.

- Acho que algum dia isso vai acontecer, embora seja capaz que meu destino esteja nesses lados (referindo-se ao futebol brasileiro).

Diante de toda esta situação, o São Paulo passa a adotar uma conduta de respeito ao seu treinador e, em breve, pretende chamar o uruguaio para uma conversa sobre uma possível renovação contratual.