Disputa maior? Dorival Júnior aposta em 'esquecidos' do São Paulo
O treinador está adotando uma certa postura com alguns jogadores diferente da vista com Ceni, optando por atletas que não tinham tanto espaço no elenco

A chegada de Dorival Júnior ao cargo de treinador do São Paulo já rendeu dois resultados positivos em jogos - contando com uma classificação na Copa do Brasil, conquistada na última terça-feira (25) diante ao Ituano. No entanto, o novo técnico mostra que a equipe terá grandes mudanças para a sequência da temporada com a utilização de 'casos perdidos' do elenco.
Contra o Ituano, muito se observa sobre as alterações na escalação. Apenas quatro atletas titulares do jogo de ida, no Morumbi e sob o comando de Rogério Ceni, foram novamente escalados no time inicial em Itu: Rafael, Arboleda, Beraldo e Rodrigo Nestor. Entre os 'novos titulares' do São Paulo, alguns chamam a atenção pelo recente histórico de perda de espaço.
Veja tabela do Campeonato Brasileiro
É o caso de Gabriel Neves, que passou a somar poucos minutos na equipe de Rogério Ceni após voltar de lesão ainda na temporada passada, padrão que se manteve em 2023.
O atleta parece ter despertado o interesse de Dorival Júnior para compor um trio no meio de campo com Pablo Maia e Rodrigo Nestor - se tornando responsável pela saída de bola. Durante a partida anterior, contra o América-MG (estreia do treinador), o camisa 20 já havia entrado em campo, saindo do banco e sinalizando a recuperação de seu espaço na equipe.
Um nome que tem dado o que falar é o de Marcos Paulo, que marcou em duas das últimas três partidas em que entrou em campo. Pouco utilizado por Ceni, o jogador chegou a ser o pivô de um episódio tumultuado nos bastidores do clube. Após manifestações nas redes sociais, o camisa 32 foi repreendido pelo técnico, reação que causou insatisfação de parte do elenco na época.
Curiosamente, foi dele o primeiro gol na vitória por 2 a 0 contra o Puerto Cabello, da Venezuela, jogo que parecia um 'ultimato' para Ceni - que mesmo apesar da vitória, no dia seguinte sua saída foi anunciada.
Contra o América-MG, saiu do banco para marcar o último dos três gols são-paulinos na vitória por 3 a 0. Já na noite desta terça-feira (25), o jogador foi 'premiado' com a titularidade - influenciada pela ausência de Calleri, com dengue.
Renovação à vista?
Além dos aspectos táticos das mudanças de Dorival Júnior, alguns dos atletas que vem passando a ganhar mais minutos em campo podem trazer impactos fora das quatro linhas. É o caso de Luan, volante que foi pouco utilizado por Ceni após se recuperar de grave lesão na coxa e que vive negociação longa para renovar seu contrato com o São Paulo - vínculo que termina ao final de 2023. Ao que tudo indica, como o LANCE! adiantou, uma nova proposta foi feita e parece caminhar bem, mas ainda não foi anunciada. Caso concretizada, deverá ter vínculo com a equipe até 2026.
Perda de espaço
Seguindo a lógica, para que jogadores menos utilizados ganhem mais minutos, titulares passaram a ir pro banco e, por incrível que pareça, um dos nomes que atendem a essa situação marcou o gol da vitória - e da classificação - contra o Ituano: Wellington Rato.
Titular absoluto de Ceni pela sua capacidade de qualidade nas bolas paradas e cruzamentos, o camisa 27 foi titular no jogo de ida da Copa do Brasil, mas escalado como reserva nas duas partidas de Dorival Júnior até agora.
Entrando durante o segundo tempo nas duas ocasiões, o atacante mostrou seu impacto na última terça-feira (25) ao balançar as redes e ser o grande herói da partida.
Em apenas dois jogos, Dorival já parece colocar suas próprias características e fazer mudanças no time do São Paulo. Com o novo comandante dando espaço a mais atletas, a disputa por minutos no titular deve ganhar cada vez mais competidores. Para isso, o Tricolor terá um novo capítulo desta nova fase no próximo sábado (25), às 16h30 (de Brasília), contra o Coritiba. O duelo será disputado no Couto Pereira e é válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Fora de Campo
Técnico do Boca detona torcida do São Paulo em decisão
Há 9 horas
São Paulo
Rafinha reconhece possível erro do São Paulo na demissão de Crespo
Há 10 horas
São Paulo
Luciano nunca recebeu em dia? Entenda os atrasos no São Paulo
Há 12 horas
Fora de Campo
Jornais argentinos comentam sobre polêmico gol anulado do São Paulo: 'Boca se salvou'
Há 12 horas
São Paulo
Marcos Antônio dispara sobre arbitragem após São Paulo x Boca
Há 17 horas
São Paulo
Rafinha admite momento difícil no São Paulo e defende trabalho
Há 20 horasMais LANCE!

Dorival admite culpa e descarta atrasos como justificativa no São Paulo

Dorival Júnior detona arbitragem de São Paulo e Boca após eliminação

Luciano dispara após eliminação do São Paulo: 'Nunca recebi em dia'

Atuação de Arboleda em São Paulo x Boca repercute: 'Não era'

São Paulo deixa de arrecadar premiação milionária na Sul-Americana

Torcida do São Paulo manda recado a Dorival Júnior após eliminação

São Paulo empata com o Boca e se despede da Copa Sul-Americana

Gol anulado em São Paulo x Boca Juniors vira assunto: 'Assalto'

Veja gols em São Paulo x Boca Juniors: Lozano e Domingos Duarte marcam

São Paulo tem Luciano e força máxima contra o Boca Juniors; veja escalação

São Paulo x Boca Juniors: 'freguesia' de argentinos é bom sinal

Nova contratação do São Paulo, Pedro Lima revela expectativas

Histórico em viradas anima o São Paulo, mas placar contra Boca alerta



