Rei Léo! Lateral do Santos iguala Pelé e se despede do palco onde virou ídolo

No dia de seu ‘adeus’ oficial aos gramados, jogador iguala número de jogos de Pelé na Vila Belmiro em amistoso que reúne justamente os dois times onde se tornou ídolo no futebol

Léo, lateral-esquerdo do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação)
Léo, lateral-esquerdo do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação)

Escrito por

Um ídolo para sempre será lembrado. Não é preciso esforço para que recordações de jogadas, jogos e títulos sejam mantidas vivas na memória de um torcedor.

Mas justo também é agradecer por essas mesmas jogadas, jogos e títulos. E é essa atmosfera que receberá o lateral Léo na Vila Belmiro, neste sábado, às 16h05, em amistoso com o Benfica para celebração dos cem anos da inauguração do estádio.

Aposentado no início de 2014, Léo nunca escondeu a mágoa da antiga diretoria por não ter recebido um jogo de despedida pelo clube onde foi campeão paulista, da Copa do Brasil, Brasileiro, Recopa e da Libertadores e, por isso tudo, apelidado de "Guerreiro da Vila". Ele agora atinge a última marca histórica antes do adeus oficial dos gramados.

Se Léo é o jogador com mais títulos pelo Santos após a gloriosa Era Pelé, o "atual-ex-jogador" alcançará outro recorde que pertence ao Rei: 210 partidas na Vila Belmiro e o posto de segundo jogador que mais atuou no Alçapão, atrás apenas do "gerente" Zito, com 222. 

zito e leo, santos
Zito é o jogador que mais atuou na Vila, com 222 jogos no currículo (foto:Ivan Storti/Lancepress)

- Realmente não fazia ideia disso. Fiquei sabendo nesta semana. Saber que nesses 100 anos apenas o Zito e o Pelé jogaram mais do que eu na Vila Belmiro é uma coisa maravilhosa. Mais um grande orgulho para mim - celebrou Léo, ao LANCE!.

Se a marca por si só já seria emblemática para um dos maiores jogadores em 104 anos de história do Santos, o 210 jogo virá justamente diante do Benfica, único clube pelo qual o Guerreiro da Vila, ou "Reizinho" como era conhecido em Portugal, tornou-se ídolo além da Vila Belmiro em 19 anos de carreira. 

'Estou ansioso, é uma mistura de sentimento. Estou procurando curtir cada momento até a hora do jogo', Léo

Ignorando os incontáveis títulos conquistados pelo esquadrão de Pelé e Cia., não é exagero classificar o lateral como o maior jogador da história recente do clube, ao menos nos números. Se a modéstia nunca fez parte do Léo jogador, o Reizinho aposentado nem ousa se comparar ao Rei.

- Para com isso! De jeito nenhum! Fiz minha parte, dei minha contribuição, mas não dá para chegar nem perto do que é o Pelé!


Vila Belmiro e Léo foram combinação perfeita durante anos e encerram a parceria com oito títulos conquistados. Nada mais justo do que um palco que respira história encerrar mais um capítulo vencedor.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter