menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Santos reencontra rival que ‘garantiu’ título brasileiro de 2002

Na última rodada da primeira fase do Brasileirão de 2002, Peixe perdeu para o São Caetano e só avançou às quartas pela vitória do rebaixado Gama. Times se reencontram nesta noite

Gama 0 x 0 Santos - Brasileiro 2002
imagem cameraÚltima vez que Santos e Gama se enfrentaram foi justamente em 2002 (Foto: Tony Winston)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 19/07/2016
20:33
Atualizado em 20/07/2016
09:05

  • Matéria
  • Mais Notícias

Se em 2002 o Santos montou um time que encantou os olhos do torcedor e terminou na conquista do Brasileirão daquele ano sobre o arquirrival Corinthians, tudo isso poderia não ter acontecido sem a contribuição de um time "discreto", pouco comentado na história do futebol nacional, mas merecidamente lembrado com carinho pelo santista.

Esse time é justamente o adversário do Peixe na noite desta quarta-feira, às 21h45, pela terceira fase da Copa do Brasil: o Gama, que atualmente não disputa nenhuma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro e precisa da vitória a todo custo para seguir com calendário oficial aos jogadores. Em caso de eliminação, o clube volta a disputar torneios apenas no Estadual de 2017.

Em 2002, quando o Brasileirão ainda era disputado no formato mata-mata, o Santos estava próximo de classificação à segunda fase até a penúltima rodada, quando tropeçou em casa e saiu derrotado por 3 a 1 para a Ponte Preta. A próxima e última rodada seria decisiva para o time de Emerson Leão. 

Precisando da vitória para se garantir, o Peixe perdeu fora de casa para o São Caetano, por 3 a 2, e corria o risco de não avançar às quartas de final se o Coritiba derrotasse o já rebaixado Gama. O meia Elano, ainda jovem à época, deixou o gramado do Anacleto Campanella aos prantos acreditando na eliminação. Mas a história foi escrita na sequência e o final é inesquecível para o torcedor alvinegro.

O Gama goleou o Coxa por 4 a 0 e garantiu a classificação do Peixe em oitavo lugar. O Gama, então, indiretamente garantiu o título nacional do time comandado por Diego, Elano, Renato e Robinho, que ainda bateu São Paulo, Grêmio e Corinthians para erguer o troféu.

Historicamente grato ao Gama pelo título que tirou o clube da fila em 2002, o Peixe não pretende devolver a gentileza e "dar" calendário ao rival, tanto é que o técnico Dorival Júnior escalará todos os titulares que tem à disposição.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias