Peixe termina o ano sem vaga na Libertadores, mas podia ser pior
Apesar do baque de ser vice-campeão da Copa do Brasil e perder a vaga na competição internacional, time fecha ano melhor do que se pintava em janeiro: duas finais e um título<br>

Modesto Roma Júnior, presidente do Santos, foi até ironizado ao dizer, no mês de janeiro, que estava em um "time para ser campeão". Naquele momento, o Peixe havia perdido 14 jogadores que terminaram a temporada anterior e precisava de uma reformulação intensa por causa do desmanche decorrido da crise financeira. O Santos devia salários, tinha elenco enfraquecido e poucos nomes de destaque. Quem diria que este mesmo elenco chegaria à duas finais na temporada?
Apesar do baque de terminar 2015 fora do G4 do Brasileirão e com o vice da Copa do Brasil, a impressão geral é de que o ano podia ser bem pior no Alvinegro.
Para começar, o Santos demitiu o técnico escolhido para iniciar 2015 logo em março. Sem Enderson Moreira, o auxiliar Marcelo Fernandes foi efetivado e alcançou o título paulista no maior estilo "contra tudo e contra todos". Só isso já era surpreendente em uma temporada fadada ao fracasso. Mas no Brasileirão o Peixe começou a desandar sob o comando do ex-auxiliar, e a goleada por 4 a 1 sofrida diante do Goiás foi suficiente para o clube apostar em Dorival Júnior, técnico da Copa do Brasil de 2010.
A reação empregada pelo comandante foi impecável, com aproveitamento de 70% dos pontos, desempenho que tirou o Santos da zona de rebaixamento e levou à final da Copa do Brasil. Nas últimas semanas, a equipe que beliscou o G4 perdeu essa condição, e chega à ultima rodada do Brasileirão já sem chances. Para piorar, o título da Copa do Brasil foi perdido para o Palmeiras, nos pênaltis.
E agora? Sem a vitrine da Libertadores, o Peixe sofrerá para manter seus principais craques, como Lucas Lima e Gabigol. Sem a grana da Libertadores, o planejamento financeiro será mais complicado. Mas no geral, poderia ser bem pior.

Futebol Nacional
Giuliano, ex-Corinthians e Santos, anuncia aposentadoria do futebol
Há 1 hora
Santos
Santos é condenado a pagar dívida milionária ao Cuiabá por Joaquim
Há 1 hora
Futebol Nacional
Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes
Há 2 horas
Seleção Brasileira
Seleção Brasileira: o que esperar das novidades da lista de Ancelotti após a Copa do Mundo
Há 3 horas
Santos
Jair ou Murillo? Números são parecidos; veja o que pode ter pesado na convocação do ex-Santos
Há 4 horas
Futebol Nacional
Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão
Há 4 horasMais LANCE!

Goleiro do Santos, Gabriel Brazão publica foto após passar por cirurgia: 'Logo mais estou de volta'

Presidente do Santos abre o jogo sobre futuro de Gabigol, emprestado pelo Cruzeiro

Santos aproveita pausa no calendário para acelerar preparação de Philippe Coutinho

Gabriel Brazão passa por cirurgia e deve perder o restante da temporada do Santos

Santos dá folga ao elenco na Data Fifa e define dia de reapresentação

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório

Guilherme comenta movimentações de Santos e Grêmio: 'Interessantíssima'

Marcelo Teixeira admite que pode haver atraso no pagamento a jogadores do Santos

No Santos, Gabigol chega à 20ª vítima na Série A e provoca: 'Procure seu time'

Segundo revista, mensagens obtidas pela PF citam Neymar Pai e Flávio Bolsonaro em cobranças a Vorcaro

Santos perde titular para confronto contra o São Paulo

Declaração de Gabigol após Remo x Santos viraliza: 'Quero ver'


