Jair explica opção tática e diz que Palmeiras fez gol no erro do Santos

Técnico do Peixe optou por quatro atacantes para, segundo ele, "ganhar o lado" do campo já rival tem "três meias que todo mundo gostaria de ter". Estratégia terminou em empate

Santos x Palmeiras
Jair Ventura acredita que Palmeiras tenha jogado no erro do Santos para fazer gol (Foto: Antônio Cícero/Photopress)

Escrito por

O técnico Jair Ventura explicou a opção por quatro atacantes no clássico do Santos contra o Palmeiras, nesta quinta-feira, no Pacaembu. Para o treinador, o rival alviverde começou a partida pressionado pelo Peixe e acabou acertando um contra-ataque, após um erro da defesa santista. O time da Baixada Santista tentou ganhar os lados do campo, já que o rival fechou o meio com "jogadores que todo mundo gostaria de ter". 

- O Palmeiras que vinha jogando com Dudu e Keno, passou a jogar com três meias. E entramos com quatro atacantes, com objetivo de explorar a situação. Eles ganham o meio com Felipe (Melo) e Bruno (Henrique) e abrem espaço pelos dois corredores laterais, por isso os quatro atacantes. São laterais ofensivos os dois deles, Diogo Barbosa conheço bem. Foi um jogo onde o Palmeiras juntou três meias que todos querem, eles têm três. Ganhando o corredor. Nós ganhamos o lado do campo. Esperávamos a intensidade deles no começo do jogo, Roger fala isso. Eles marcaram o gol no nosso erro, mas começamos em cima - explicou o treinador, durante entrevista coletiva. 

O treinador,  embora não tenha ganhado o jogo, ficou extremamente satisfeito com a postura de seu time que, segundo ele, foi aguerrido e buscou o resultado a todo momento. 

- Santos lutou, criou, foi corajoso e como um time assim, com essa postura, correu riscos no na transição, mas faz parte do jogo. Quero parabenizar os jogadores - completou. 

Substituição de Alison foi "obrigatória" 
Chamado de burro ao tirar o volante Alison de campo para a entrada do meia Léo Citadini, o treinador fez questão de explicar que o camisa 5 estava extenuado e, assim, não conseguiu continuar em campo. A alteração, portanto, foi obrigatória. 

- Alison pediu para sair. Torcida não sabia disso, mas agora estou explicando. Estava acabado, voltando de lesão, extremamente desgastado. Não aguentou. Eu vi que ele estava bem, mas não tinha como - explicou. 

Confira outros pontos da entrevista coletiva: 
Comportamento da torcida

Normal o comportamento. Não querem ver o Santos onde está. Ficaram chateados com a saída do Alison, mas saída foi porque ele pediu. Torcida é o patrimônio do clube. Fazemos de tudo para dar o melhor para eles, às vezes, eles não entendem. Se 110% não está sendo suficiente, vamos fazer 140%, 150%. Entendo com naturalidade as críticas. Quando vencermos, vão estar nos aplaudindo.

Titularidade de Gustavo Henrique
Titularidade sempre joga para cima o outro. Temos grandes jogadores. Luiz Felipe também. A titularidade vai depender dele. Do desempenho. Estamos bem servidos na posição.

Desempenho 
 Nunca vou estar satisfeito, nunca vou estar preparado. Vou sempre aprender. Não aprendo só em cursos, aprendo nas coisas simples. Busco a excelência, mas é difícil alcançá-la. Nem quando estiver na ponta das competições, vou achar que está ótimo.

Centroavante
Eu tenho um menino, que é o Yuri Alberto. Santos é um dos maiores formadores do mundo, mas não é todo menino que está pronto para jogar. Rodrygo joga, Mbappé joga, mas de repente Yuri não está nessa maturação ainda. Eu gosto muito do Yuri. Fomos colocando o Rodrygo, faremos o mesmo com o Yuri. Giroud foi um dos piores centroavantes da Copa, não fez gol, mas foi campeão do Mundo. Se tivéssemos outro 9, talvez estivéssemos fazendo gol. Sasha é muito importante para nós, para o time, tem sua função. Temos que adaptar a situação.

Bryan Ruiz  
Eu fico à vontade de falar sobre reforços hoje, porque o grupo entende que precisamos de reforços. Quando você ganha, fica um pouco mais fácil falar. Mas temos que vencer enquanto eles não chegam. Buscar o topo da tabela. Último passe, bola parada boa. Férias justas. Vai voltar recuperado. Desgaste mental é grande. Em breve se apresenta.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter