Santos: escola em homenagem ao Rei Pelé é inaugurada em São Vicente

AMEI Rei Pelé é decorada com fotos do ídolo e comporta mais de 600 crianças; Mauro Silva e Torcida Jovem comparecem ao evento de lançamento

AMEI Rei Pelé
Escola que homenageia Pelé foi inaugurada em São Vicente (Foto: Fábio Lázaro / LANCE!)

Escrito por

A primeira escola em homenagem ao Rei Pelé foi inaugurada nesta segunda-feira (30), em São Vicente (SP). A AMEI (Ambiente Municipal de Educação Integral) Rei Pelé, localizada no bairro Samaritá, comporta até 640 crianças de 1º ao 5º ano e é decorada com imagens do ídolo eterno do Santos e do futebol mundial. 

A escola possui ensino em período integral e todas as crianças matriculadas ganharão uniformes e materiais de maneira gratuita. O local conta com elevadores, ar condicionado nas salas de aula, salas de músicas e de teatro. A Torcida Jovem, maior organizada do Santos, o tetracampeão mundial Mauro Silva e pessoas do governo de São Paulo compareceram ao evento de lançamento da entidade de ensino. Nenhum representante oficial do Santos esteve na inauguração.

FACHADA AMEI Rei Pelé
Fachada da AMEI Rei Pelé (Foto: Reprodução / Prefeitura de São Vicente)


> Veja as mascotes dos clubes brasileiros feitas com Inteligência Artificial

- É uma emoção enorme ver mais essa homanegem ao Rei Pelé. O legado dele para o futebol brasileiro é incomensurável. Você homenagear o Pelé e ainda ter uma escola de ensino integral... Espero que no futuro todas as escolas no Brasil sejam de ensino integral. Que tenham esporte, quatro refeições ao dia, são inúmeros benefícios. São Vicente está de parabéns - disse Mauro Silva, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), à reportagem.

Diversas fotos do Rei — com a camisa do Santos e da Seleção Brasileira — estão estampadas na escola, assim como animações. De acordo com Kayo Amado, prefeito de São Vicente, os alunos contarão com atividades Culturais e Esportivas dentro da grade de ensino integral.

Rei Pelé Escola
Elevador da escola com foto do Pelé (Foto: Fábio Lázaro / LANCE!)

- No dia seguinte do falecimento do Pelé, a gente já pensava em uma série de iniciativas para eternizar a história e o legado do Rei na nossa cidade. A gente tava às vésperas de inaugurar uma escola. Não tinha como ter outro nome, então se transformou em AMEI Rei Pelé. A escola está personalizada com a trajetória dele. As 640 crianças terão acesso à cultura, esporte, merenda de qualidade. E jamais deixarão de saber e levarão adiante o legado do Rei - afirmou o prefeito da cidade.

- Superou minhas expectativas (a escola). Conversei com o prefeito, pude comprovar a preocupação com a educação. Conversei também com a Secretária de Educação, perfil técnico. Para mim, o que pode transformar o Brasil é a eduação e o esporte. Se a gente une esses dois pilares, transforma a vida dos jovens - concluiu Mauro Silva.

Kayo Amado e Mauro Silva
Prefeito Kayo Amado e Mauro Silva (Foto: Fábio Lázaro / LANCE!)
Animação Pelé
Animação de Pelé nas paredes da escola (Foto: Fábio Lázaro / LANCE!)
Sala de aula escola Pelé
Sala de aula (Foto: Fábio Lázaro / LANCE!)

Pelé faleceu há exatamente um mês, em 28 de dezembro de 2022. O Rei estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para realizar reavaliações de seu tratamento quimioterápico. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, a morte aconteceu às 15h47 do dia em questão "em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia".

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter