Emerson Ballio - Santos

Emerson Ballio é o técnico do Santos sub-15 neste ano (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Arthur Faria
13/04/2019
08:00
Santos (SP)

Três categorias de base do Santos estreiam neste sábado pelo Campeonato Paulista. As equipes sub-15 e 17 visitam o EC São Bernardo, às 9h e 11h, respectivamente, no ABCD paulista. O sub-20, por sua vez, recebe o Taboão da Serra, às 15h, no CT Rei Pelé. 

O sub-15 é comandado por Emerson Ballio. Pelas mãos do treinador, já passaram Neymar e Gabigol. Em 2019, Ballio foi o técnico do Peixe na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Porém, com campanha irregular, o Alvinegro foi eliminado precocemente na primeira fase, com quatro pontos.

- A expectativa em disputar o Paulista sempre é grande. A gente esperava ansiosamente para o início da competição para sabermos se estamos no caminho certo. A preparação é muito diferente, treinos, amistosos, tudo isso é diferente de uma competição. O Paulista é uma competição longa que encerra só em novembro. Então, a gente precisa manter uma campanha em linha ascendente, começar bem e terminar melhor ainda - disse Ballio.

Um provável Santos é: Vitor Santos; Kauan, Jefferson, João Pedro e Gerson; Pedro Henrique, Yan Carvalho e Kaique Rosário (Xing); Alison Camargo, Pedro Palhares e Ângelo Damaceno.

Além de Santos e EC São Bernardo, Grêmio Mauaense, Jabaquara, Mauá Futebol, Portuguesa Santista e São Bernardo FC completam o Grupo 10.

O técnico Márcio Griggio fará sua estreia pelo sub-17 do Santos. O ex-meia foi atleta do Peixe em 1993, onde disputou 41 partidas e marcou dois gols. 

Um dos destaques da equipe, Ivonei Jr será responsável por comandar o meio-campo do Alvinegro. O volante de 17 anos é constantemente convocado pela Seleção Brasileira da categoria e assinou seu primeiro contrato profissional com o Santos, em 2018.

- A expectativa de retornar a jogar é muito boa, amo fazer isso. Estou preparado e confiante para a estreia e espero que seja um ano de vitórias - falou Ivonei Jr ao LANCE!

O Santos deve ir a campo com: Enzo Gil; Matheus Nunes, André Braga, Kaiky Melo e Pedro Scaramussa; Rafael Moreira, Kelvin Malthus e Gabriel Pirani; Fernandinho Paiva, Ivonei Júnior e David Apolinário.

Santos e Taboão estão ao lado de EC São Bernardo, Grêmio Mauaense, Jabaquara, Mauá Futebol, Portuguesa Santista e São Bernardo FC no Grupo 10.

Ivonei Jr - Santos sub-17
Ivonei Jr, sub-17 do Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos)

Por fim, o sub-20 do Santos espera acabar com a sina de eliminações nas últimas competições que disputou. No último Paulistão da categoria, por exemplo, o Peixe foi eliminado na primeira fase.

- A preparação foi muito boa, pois fizemos quatro jogos e vencemos todos eles. Consegui dar rodagem nos atletas. O grupo está muito forte na parte física, tática e mental. Estou muito feliz e sei que o grupo pode evoluir ainda. Vamos trabalhar forte para corrigir as situações e crescer jogo a jogo - citou o técnico Maurício Zanardi. 

Na equipe titular, o Santos conta com o zagueiro Jackson Porozo, campeão com o Equador no Sul-Americano sub-20 deste ano, e o meia Lucas Lourenço, que já disputou uma partida pelo profissional do Peixe no ano passado, com o então técnico Cuca.

O Santos deve ir a campo com: Paulo Mazoti; Lucas Minele, Jackson Porozo, Gabriel Oliveira e Rhuan; Victor Yan, Lucas Lourenço e Tailson; Vinícius Balieiro, Weslley Santos e Nicolas Bernardo.

Além de Santos e Taboão da Serra, Água Santa, Corinthians, EC São Bernardo, Santo André, São Caetano e São Bernardo FC completam o grupo. Vale lembrar que os quatro primeiros e os quatro melhores 5º colocados avançam de fase.