Perto de deixar o Palmeiras, Gustavo Scarpa iguala quantidade de gols da última temporada: veja números

Meia trocará o Verdão pelo Nottingham Forest, da Inglaterra, e pode superar melhor ano com a camisa Alviverde

Palmeiras x Deportivo Táchira - Scarpa
Gustavo Scarpa faz temporada quase tão boa quanto a anterior pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras)

Escrito por

Gustavo Scarpa, que tem seu vínculo com o Palmeiras encerrando no fim deste ano, assinou pré-contrato com o Nottingham Forest, da Inglaterra, e deixará o Verdão sem custos. O clube prefere perder o jogador de graça a se desfazer dele agora e há explicação para isso: o meia já faz uma de suas melhores temporadas com a camisa alviverde.


GALERIA
> Rony passa Pelé e Zico: veja o top 10 brasileiros artilheiros da Libertadores

Em menos de sete meses e 34 jogos disputados, o atleta de 28 anos marcou oito gols, igualando o número de bolas na rede de toda a temporada anterior — que também conta com o Mundial de Clubes, disputado em 2022, mas válido por 2021.

'Scarpinha' precisou de menos partidas para marcar os mesmos oito gols, pois na temporada 2021 ele entrou em campo 57 vezes, 23 a mais do que na atual.

Entretanto, o número de assistências ainda está abaixo: são oito em 2022, diante de impressionantes 20 da última temporada. Em média, Gustavo Scarpa deu 0,35 passes para gol por jogo em 2021, contra 0,23 atualmente.

No último Brasileirão, o meia palmeirense foi o líder no quesito, com 13 em 31 partidas, e ficou bem a frente de Artur, atacante do Red Bull Bragantino, e Vitinho, do Flamengo, empatados na segunda posição no ranking. Ambos somaram oito assistências, cinco a menos que o atleta do Verdão. 

Apesar de ainda estar aquém nas assistências neste ano, os números são bons. O camisa 14 do Alviverde está empatado com Arrascaeta na liderança de passes para gols no Campeonato Brasileiro, por exemplo, com cinco cada um. Scarpa precisou de 15 partidas para chegar ao número, enquanto o uruguaio do Flamengo entrou em campo 12 vezes.

+ Confira a tabela e simule os próximos jogos do Brasileirão

Somando bolas na rede e passes para gol de Gustavo Scarpa na última temporada, que foi até então a melhor dele pelo Palmeiras, e tendo como referência seus 57 jogos, ele fechou 2021 com uma média de 0,49 gol/assistência por partida. Em 2022, o jogador já se aproxima de tal marca, pois a média é de 0,47.

Os números apresentados são superiores aos dos anos anteriores. Em 2020, a média foi 0,27 e, na temporada anterior (2019), de 0,40. 

A pior média de gols e assistências de Scarpa foi em 2018, quando acertou sua ida ao Palmeiras. No ano em questão, ele perdeu muitos jogos pela batalha judicial com o Fluminense e por lesões. Sua média, na ocasião, foi de 0,20.

Ou seja, faz sentido o Verdão optar por perdê-lo de graça no fim do ano e descartar uma venda agora, já que Scarpa faz uma temporada praticamente tão boa quanto a última. 

Além disso, o Palmeiras conta com apenas Raphael Veiga e ele para a posição de meia. Gustavo Scarpa seria um grande desfalque para o técnico Abel Ferreira, já que o Verdão, inclusive, não deve fazer mais grandes investimentos em reforços nesta janela.

Confira abaixo todos os números de Gustavo Scarpa com a camisa do Palmeiras em jogos oficiais:

2018: 22 jogos, 4 gols e 1 assistência
​2019: 47 jogos, 13 gols e 3 assistências
2020: 47 jogos, 4 gols e 9 assistências
​2021: 57 jogos, 8 gols e 20 assistências
2022 (em andamento): 34 jogos, 8 gols e 8 assistências 

TOTAL: 207 jogos, 37 gols e 41 assistências

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter