Histórico! Zé Rafael foi o autor do primeiro gol de falta do Palmeiras em uma decisão desde 1959

Meio-campista abriu o placar na conquista da Recopa Sul-Americana e conseguiu um feito inédito nos últimos 62 anos

Zé Rafael comemora gol de falta na decisão ao lado dos companheiros
Zé Rafael comemora gol de falta na decisão ao lado dos companheiros (Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras)

Escrito por

Na noite desta quarta-feira (02), o Palmeiras venceu o Athletico-PR por 2 a 0 e se sagrou campeão da Recopa Sul-Americana de 2022. Além de Danilo, Zé Rafael foi um dos autores dos gols do título do Verdão. O tento do camisa 8 foi histórico por ter sido o primeiro tento de falta marcado em uma decisão oficial desde o Paulistão de 1959.

Na partida em questão, o Palmeiras conquistou o título do estadual diante do Santos de Pelé com gols de Juninho Botelho e Romeiro, de falta. Portanto, o meia palmeirense conseguiu um feito inédito nos últimos 62 anos.

Além disso, este também foi o primeiro gol de falta do Verdão no ano e na atual temporada. Em 2021, a equipe balançou as redes desta forma em quatro oportunidades. Duas foram com Gustavo Scarpa, uma com Patrick de Paula e outra com o próprio Zé Rafael, na vitória por 2 a 1 contra o Ceará, no Brasileirão.

GALERIA

> ATUAÇÕES: Zé Rafael faz belo gol e Danilo garante o título inédito da Recopa

> Veja quanto o Palmeiras faturou em premiação com Abel Ferreira

Inclusive, nesta final da Recopa Sul-Americana, o camisa 8 foi o terceiro jogador que mais finalizou, totalizando três chutes a gol, atrás de Veiga e Rony, com quatro e cinco, respectivamente.

Contratado em 2019 pelo Verdão, o meio-campista chegou com muita expectativa pelo seu desempenho no Bahia, mas deslanchou apenas com o treinador português em 2020/2021.

Aos 28 anos, o jogador tem a confiança da torcida e da comissão técnica por ser um dos jogadores mais antigos do atual elenco alviverde. Com 16 assistências desde que chegou a equipe, Zé Rafael é o quarto colocado na lista de maiores garçons da história do clube, atrás apenas de Marcos Rocha (21), Gustavo Scarpa (40) e Dudu (82).

TABELA

> Clique aqui e simule os resultados do Paulistão 2022!

Na última temporada, foi o líder em desarmes, sendo 91 no total, e também em ações defensivas, com 108.

Vale lembrar que, ao ser titular na conquista da Tríplice Coroa (Paulista, Copa do Brasil e Libertadores) do Palmeiras em 2020, Zé Rafael se tornou um dos seis jogadores que estavam entre os 11 iniciais nas três partidas decisivas da temporada em questão, ao lado de Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Matías Viña e Luiz Adriano.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter