Abel Ferreira Palmeirsa

Abel Ferreira comandando um treino do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

LANCE!/NOSSO PALESTRA
17/12/2020
16:00
São Paulo (SP)

O Palmeiras vive um grande momento e um dos responsáveis por isso é o treinador Abel Ferreira, que conquistou o elenco alviverde e deu minutos para atletas outrora esquecidos. Um dos jogadores que cada vez mais ganha chances com o treinador é Breno Lopes, atacante recém-chegado ao Verdão.

O camisa 39, que foi contratado pelo maior campeão nacional após se destacar pelo Juventude, falou recentemente, em entrevista à ESPN, sobre o relacionamento com o técnico português, que, segundo ele, tem uma ótima relação com todo o elenco.

– Ele é um professor muito bacana. Quando eu cheguei (do Juventude), ele me chamou na sala e disse que o Palmeiras tinha interesse na minha contratação depois que Wesley machucou. Eles precisavam urgente de um atacante. O Abel está sempre rindo e brincando, e, por isso, os jogadores se sentem muito à vontade com ele – e completou – ele é muito brincalhão, toda hora está brincando com a gente. Teve um lance em um jogo que o Alan (Empereur) deu um carrinho, e o Abel virou para o banco. Todo mundo estava focado no jogo e achou que ele ia dar alguma instrução. Mas aí ele disse: ‘Esse aí vai ficar ralado uns três dias…’. Todo mundo caiu na risada.

Breno Lopes Palmeiras
Breno em campo contra o Bahia, no último sábado (12) (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O jogador comentou também sobre o método de trabalho de Abel, que propõe treinos mais intensos e mudou o cronograma de atividades do time.

– A gente agora está até treinando nos dias de jogo, fazendo um bobinho. É parte da cultura deles lá fora de fazer isso, e estamos nos adaptando. Está abrindo nosso olhos. Os treinos são intensos, com muita prioridade em posse de bola, jogadas ensaiadas e contra-ataque. Muito do momento que estamos passando é parte dele – e continuou – sempre vemos o Abel na Academia estudando e tendo ideias novas. A cada jogo a gente tem um estilo de jogo diferente, e ele sempre faz um plano para o jogo.

O atacante contou, além disso, como o treinador prepara a equipe para os confrontos, destacando a versatilidade nos esquemas de jogo propostos.

– Ele estava estudando com a gente, dizendo que íamos atacar por um lado e, quando não desse, teríamos uma segunda opção. Ele tem diversas variações de esquema, porque isso é muito importante. Quando você joga contra times fechados, precisa ter várias ideias. Se você tentar por dentro e estiver fechado, tem que ter outras opções. Ele dá liberdade para os jogadores criarem, ele tem várias opções. Para cada jogo, bota um plano e dá certo. A gente vê que o que ele fala sempre acontece no jogo. As ideias dele no futebol são fantásticas.

Abel
Abel Ferreira em ação (Foto: César Greco/Palmeiras)


>> 20 reforços que o seu clube contratou na década e você nem lembra
>> Confira a tabela atualizada do Brasileirão 2020 e faça sua simulação

Por fim, Breno destacou o relacionamento de Abel com os atletas, que, segundo ele, é baseado na conversa.

– Ele sempre conversa individualmente com os jogadores. Ele falou para mim: ‘Breno, eu acompanhei seus jogos na Série B e sei que você tem muita intensidade. Gosta de ir para cima, não quero que perca isso. Faça isso, desde que tenha compromisso com a equipe na marcação para ser solidário.

Abel Ferreira foi contratado pelo Palmeiras no fim de outubro, substituindo Vanderlei Luxemburgo. Desde a sua chegada, a equipe disputou treze partidas, venceu nove, empatou três e perdeu apenas uma. Com isso, o Verdão chegou ao G4 do Brasileirão e à semifinal da Libertadores e da Copa do Brasil.